quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AOS ATLETAS AMADORES O que é? Fasceíte plantar

Adicionar legenda

















O que é? Fasceíte plantar



A fascite plantar é o nome cietífico que se dá a dor na sola do pé, que pode ser causada por inúmeros fatores como por exemplo longas caminhadas, com sapato inadequado, a forma do pé e a forma de pisar do indivíduo.

A lesão aparece porque o pé tem uma curva natural e precisa se acomodar 

ao solo, que é reto, tensionando e sobrecarregando as estruturas

Por Rio de Janeiro





COMO ACONTECE

Corredor, enquanto dava aquele trote, sentiu uma fisgada na planta do pé? Então é melhor suspender os treinos e ir ao médico para que o a dor não aumente. A lesão na fáscia (veja no infográfico abaixo) aparece porque o pé tem uma curva natural e precisa se acomodar ao solo,
 que é reto, tensionando e sobrecarregando as estruturas.
info Fáscia Plantar  (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)












O QUE É A FÁSCIA


A fáscia plantar é uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do pé) que se estende do calcâneo, osso que forma o calcanhar, aos dedos. Ela ajuda a manter o arco longitudinal do pé. A corrida e caminhada aumentam a força exercida sobre o pé, ainda mais quando a sobrecarga ultrapassa a capacidade do pé de absorver o trauma, por isso a dor. A fraqueza dos músculos, para absorver esse impacto, influencia. 
QUEM CAUSA


* Alterações na formação do arco dos pés;
* Pisada errada;
* Encurtamento do tendão de Aquiles e da musculatura posterior da perna;
* Esforço excessivo.
COMO EVITAR 

*Correr em terrenos macios;
* Fortalecimento muscular;
* Alongar sempre antes e depois de correr;
* Perda de peso excessivo;
* Palmilhas com acolchoamento do calcanhar para minimizar o estiramento da fáscia e reduzir a absorção do impacto.
Inicialmente, a forma de se tratar a lesão é sempre conservadora, sendo feita com antiinflamatórios e analgésicos. Também é importante fisioterapia com exercícios para alongamento da fáscia plantar e do tendão de Aquiles (tendão da perna posterior). 
O TRATAMENTO 


"Tratei quase um ano e hoje estou curado. Comecei sentindo uma forte queimação no fundo do pé, somente o direito, que subia até a canela, quando corria mais que 30 minutos. O tratamento foi corrida na areia, antiinflamatorios,fisoterapia e massagens com bola. Talvez, o uso de um tênis com pisada errada tenha contribuído para minha lesão". Jairo Santana (Rio de Janeiro, RJ)
"Dói muito quando você pisa pela manhã ao acordar. Fiz fisioterapia, coloquei gelo, passei antiinflamatório, pomada local, fazia alongamento e massagem com bola tipo mamona. Como o gelo não surtia resultado em mim, o médico mudou para água quente, foi o que melhorou. Colocava o pé três vêzes ao dia de molho numa bacia de água quente. Fiquei três meses afastada das corridas, repouso total. Só assim melhorou". Dori Lemos (Rio de Janeiro, RJ)
 ACONSELHAMENTO

"É fundamental suspender as atividades de corrida ou longas caminhadas para o problema não ficar ainda mais sério. Assim como para a prevenção, as palmilhas também são utilizadas para o tratamento". - Ana Paula Simões, ortopedista especialista em medicina de pé e tornozelo, e colunista do 'Eu Atleta'

Um comentário:

Jossara Bes disse...

Boa tarde, Dr. Iderval!

Ótimas dicas!
Vou lembrar!
Beijos!