sábado, 3 de novembro de 2012

COTAS PARA NEGROS NO CURSO SUPERIOR



Uns nascem ricos, outros, pobres; uns nascem com saúde, enquanto outros vêm ao mundo com doenças ou deficiências... Se Deus é justo e faz tudo por amor a nós, por que Ele não criou todos com as mesmas condições? Como aceitar com serenidade a diversidade em que vivemos, sendo que muitas vezes essas diferenças nos parecem tão injustas?

Confira a resposta no site da Aleteia: http://www.aleteia.org/pt/questions/entry/se-deus-e-justo-por-que-naeo-partimos-todos-das-mesmas-condicoes


                        















Negros no Brasil

No Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Data Popular, os negros movimentam R$ 764 bilhões por ano.
Dados do estudo “Vozes da classe média” mostram que 28,5 milhões de negros passaram para a classe média na última década.


COTAS PARA NEGROS NO CURSO SUPERIOR

O PAÍS PARA REFORÇAR A PRESENÇA DO NEGRO , DO ÍNDIO E DOS POBRES NOS DIVERSOS SEGMENTOS ,TEVE QUE APROVAR O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL DO SENADOR GAÚCHO  PAULO PAIM  . 
EM RELAÇÃO AO CURSO SUPERIOR NO QUAL EXISTE UMA DÍVIDA E UMA LACUNA DE 500 ANOS, UMA MINORIA QUE PENSA QUE É BRANCA E RICA, NÃO ACEITA O SISTEMA DE  COTAS   E NÃO ENTENDE QUE ESTA LEI TEM GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO DO PAÍS, ESTÁ NESTE ATO  O SEGREDO PARA O JOVEM  POBRE, ÍNDIO, NEGRO OU AFRO DESCENDENTE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL.

      COTAS PARA NEGROS E DESCENDENTES
Iderval Reginaldo Tenório

              Parece que estamos noutro Mundo, tudo indica que o povo brasileiro anestesiado pelo poderio econômico das castas dominantes esqueceu a sua origem.

              Será que existem negros  e brancos puros nesta nação, não seria melhor raciocinarmos na hipótese de que  durante cinco séculos existiu a supremacia da raça branca e latifundiária sobre as demais , domínio necessário na época para o crescimento da nação e que  perdura equivocado até a data atual aonde os que têm menos genes pretos imaginam que são superiores, pois ao dominarem o país durante todo este tempo não permitiram que,  a cozinha  e a senzala viessem até à sala e aos salões  e que os mestiços da atualidade, tão brasileiros como os dominantes,  e por possuírem mais genes indígenas e negros deveriam ficar nos arredores do consumo , margeando a  cidadania. 

                Durante  500 anos de miscigenação racial, a diversidade de  genes conseguiu  mesclar as raças dando origem aos brasileiros, alguns com predominância de genes indígenas, outros  negros e uma gama com predominância branca, porém todos da mesma raça  , a diferença é o poderio econômico.

               Os índios  eliminados aos milhões(calcula-se 6 milhões) em nome do progresso e  da incansável ocupação territorial, os negros consumidos como máquinas em turnos nunca inferiores a 18 horas de labuta e   três séculos depois,j á em 1890   os imigrantes , principalmente  italianos, alemães, espanhóis e depois os japoneses, tão sofridos como os índios e como  os negros foram maltratados pelos brancos autóctones nas lavouras do café , na abertura de estradas  e na construção dos diversos municípios por este Brasil afora, porém não aceitaram  no seu total a lei da chibata e exigiram respeito, conquistaram direitos e cidadania  dando  origem a este país alegre , plural e heterogêneo.

               Como  estão vendo, o  brasileiro é um só, vindo da mesma linhagem , o que existe é a predominância de características do tronco  dominante que o originou. O que existiu foi um embate Europa, África e Brasil  com predominância dos primeiros devido os conhecimentos tecnológicos, basta atentar para os   impérios econômicos do sul em detrimentos dos arcaicos e  lutadores caucasoides ou caucasianos que invadiram as terras devolutas do polígono das secas , dos 
alforriados e dos  escondidos   negros quilombolas nas suas comunidades íngremes e distantes , dos perdidos , longínquos e sofridos  indígenas que fugiram para o interior  dos sertões nordestinos, todos juntos ,  dando origem a este povo forte , honesto, pícnico, resistente , religioso e com uma grande herança :como gado pé duro, a subserviência. 

Isto com  a educação  está  paulatinamente mudando, está aí a importância do Estatuto Senador    Paulo Paim.

               Com este comentário ,  lembremos que a raça branca durante todo o período de domínio foi incapaz de enxergar o equívoco , cabe ao mundo atual que conseguiu dar direito sexual ,direito ao voto, direito à ascensão profissional, política e social às mulheres de uma maneira em geral,  permitir , proporcionar e trabalhar para que os negros, os caucasianos e índios tenham a mesma chance que os brancos tiveram   durante cinco séculos na conquista da independência , da cidadania e da dignidade, isto é inclusão.

                 Chegou o momento do sacrifício, não é mais permissível o continuísmo arcaico de uma raça dominante em um país democrático, num país laico, num país continental e com as suas diversidades, chegou o momento e acredito que por pouco tempo, pois este povo vilipendiado ,povo possuidor de uma inteligência invejável, de uma criatividade nata e de uma história milenar, não precisarão de muito  tempo para se recuperar .

Todo este tempo perdido imposto pelos donos do poder e perpetrado na mente dos que se acham diferentes,  será recuperado nas três primeiras gerações pós lei , diferente dos quinhentos anos de abandono e esquecimento.

                O país tem que entender que a educação é para todos, que o acesso ao conhecimento é um direito conquistado  e que todos  possam fazer usufruto, todos sem exceção tem que lutar pela inclusão e banir  a famigerada exclusão  sócio-cultural em todos os níveis, principalmente no topo da pirâmide educacional que é o curso superior, que  até esta data é elitista e discriminatória , criadora de barreiras  intransponíveis para a  classe  dominada e sem  recursos. Heranças do Brasil colônia, do Brasil escravo, do Brasil dos dominantes.

    Iderval Reginaldo Tenório
Janeiro de 2008

FAÇO UM APELO:

PELO O AMOR A DEUS E ÀS SUAS FAMILIAS DIVULGUEM ESTE BLOG, ELE É MUITO IMPORTANTE PARA OS JOVENS, PARA OS JOVENS. EU DISSE , PARA OS JOVENS. DIGAM SIM A INCLUSÃO AOS HUMANOS.

http://www.iderval.blogspot.com



  1. Sorriso Negro - Dona Ivone Lara - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=xrYakOd9AYA10 fev. 2007 - 3 min - Vídeo enviado por sambadobau
    Show do Projeto Samba do Baú - Gravado Ao vivo na Chopperia do Sesc Pompéia/SP em Nov/2006.
  2. DONA IVONE LARA SORRISO NEGRO - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=Xt-0ntQCZaU12 jun. 2010 - 3 min - Vídeo enviado por joseangoro
    Dona Ivone Lara e Vera da Matta | "Sorriso Negro"by geraldopimentel4,928 views · Tiê-Alguém me ...

Negros no Brasil

No Brasil, de acordo com estimativas do Instituto Data Popular, os negros movimentam R$ 764 bilhões por ano.
Dados do estudo “Vozes da classe média” mostram que 28,5 milhões de negros passaram para a classe média na última década.




Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto. A classe branca acha que eles exercem poder e domínio sobre tudo, mas na verdade independente da nossa cor, todos somos iguais e tem que existir o direito igual para todos e dizer não à separação racial.

Um acbraço Dr. Iderval
Marcus Vinícius