segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Prevenção do AVC

Saiba como se prevenir, compartilhe:
http://www.buscasaude.com.br/cirurgiao-vascular/prevencao-do-avc/


















O Sal  ( O cloreto de Sódio) , a Pressão  Arterial e o AVC.

  ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL  É A RUTURA DE UM VASO DENTRO DO CÉREBRO(AVC HEMORRÁGICO) OU O NÃO FORNECIMENTO DE SANGUE PARA O CÉREBRO DEVIDO O ESPASMO DE UM  VASO COMO DEFESA(AVC ISQUÊMICO) . 

 TEM ORIGEM NA HIPERTENSÃO E NA  HIPOTENSÃO  ARTERIAL OU POR  TRAUMA QUE LEVE O EXTRAVASAMENTO DE SANGUE INUNDANDO O   CÉREBRO. 


RESUMINDO:
 É O NÃO FORNECIMENTO DE SANGUE PARA AS CÉLULAS CEREBRAIS, ESTAS CÉLULAS SÓ AGUENTAM 4 MINUTOS SEM OXIGÊNIO. 

SE A PRESSÃO CAIR O SANGUE NÃO CHEGA AO CÉREBRO, SE A PRESSÃO SUBIR POUCO , OS VASOS SE FECHAM PARA PROTEGER O CÉREBRO, SE A PRESSÃO  SUBIR DEMAIS ROMPE OS VASOS. 

VEJAM A IMPORTÂNCIA DESTA TAL DE PRESSÃO , ENTÃO CUIDAR  É A MELHOR PROFILAXIA, ISTO É , A MELHOR MANEIRA DE EVITAR O AVC.

Data de 5mil anos o uso do sal, o sal é um produto conservante, ele impede que alimentos perecíveis se deteriorem com rapidez.

Quando não existia refrigeração artificial era o sal quem dava vida longa às carnes, aos peixes e a todas as conservas.

Este camarada é propiciador do sabor aos alimentos, ele é indispensável à vida, mesmo sem colocar uma única pitada de sal nos alimentos ele  já vem embutido naturalmente, quando o animal se alimenta repassa para os seus tecidos o saboroso sal, quando um vegetal cresce  retira da terra o abençoado cloreto de sódio e repassa para as folhas, para  os frutos e para o seu caule, então,  tudo que o homem come já vem  delicadamente salgado. Mesmo assim o homem aprendeu a usar o sal como tempero e necessita diariamente de uma média de 06 gramas , o brasileiro  consome duas vezes mais, 12  gramas.

O que o sal faz no organismo .

Existe uma propriedade na natureza chamada de osmose, explico primariamente:  osmose é um processo de movimento pertinente à água entre dois ambientes com  concentrações diferentes de solutos(neste caso o sal), estes ambientes são  separados por uma parede que só deixa passar a água, ficando o soluto(o  sal) preso na cavidade , neste caso, a água migra, corre, procura, vai para o ambiente que tem mais sal. 

Enquanto mais salgado for o ambiente mais água puxa para si, por isso  é que, quando o ser humano come comida salgada tem depois muita sede.  Entenda :tenho um tanque cheio  d´agua,coloco uma parede permeável à água dividindo em dois ambientes,depois coloco sal de um lado e deixo o outro lado do tanque sem sal, no outro dia parte da água  do lado sem sal migra para o lado que tem o sal,o sal puxa a água para si ou traduzindo, a águia é atraída pelo sal.Acho que ficou claro. 

O Corpo humano é constituído de 70 a 80% de água, eu disse 70 a 80% , pegue um litro dágua,retire 200ml e coloque no seu lugar 200gramas de uma farinha feita de tudo que existe de diferente no universo, eu disse de tudo,de todos os elementos(Ferro,Zinco,Cobre,Ouro,Oxigenio,Nitrogenio,Carbono, sódio,potássio ,enfim todos os elementos,até o ouro). Esta água não fica solta, fica dentro das células misturadas com os sais(neste caso o sal) presa ,cercada por uma capa,por uma casca,por um invólucro,uma embalagem chamada membrana que deixa passar muita água e pouco sal,então,uma parede semi permeável,é ou não é?.     

A água entra no corpo pela boca e uma pequena parcela é produzida pelo próprio organismo quando quebra os alimentos e produz a energia para a vida.

Grande parte da água se encontra no sangue ,uma média de 05 litros,nesta água se encontra  a maior concentração de sal, então o sangue é muito salgado, acontece que o sangue é transportado para todo o corpo através dos vasos sanguíneos, informo que estes vasos formam um ambiente fechado, um ambiente sem vazamentos , o sangue circula neste recipiente, para poder correr tem que ser impulsionado por uma bomba , o Coração,  um aparelho feito de músculos,bate 80 vezes por minuto, 3600 por hora, 100mil vezes por dia, 3 milhões por mês, 36 milhões por ano,400 milhões em 10 anos e 2 bilhões de vezes em 50 anos de vida, isto é: 400 milhões para cada 10 anos de vida, veja quantas vezes o seu coração já bateu.

Quando o coração bate e impulsiona o sangue nestes vasos, produz uma pressão que é a máxima(Sistólica), para o vaso não romper ,a espessura de sua parede se dilata e depois se contrai, é a pressão mínima (Diastólica), quando se diz pressão 120 por 80 ou 12 por 08, 12 é a força do coração e 08 a reação dos vasos.

O vaso principal começa no coração,chama-se aorta, é uma vaso calibroso e de paredes espessas, esta é praticamente impermeável, como uma tubulação de uma cidade, à proporção que vai se distanciando da bomba (o coração)ela vai distribuindo sangue para os  órgãos, vão saindo da aorta vasos mais finos e com paredes menos espessas até chegar a vasos tão finos que só passa uma célula de sangue, elas  passam entre os tecidos em filas indianas, se  o sangue tiver muito sal, mais sal do que o tecido, a água migra para dentro dos vasos aumentando a quantidade de água dos vasos, igual a uma câmara de ar ou o pneu de um carro ,a pressão vai subindo, até virar uma doença chamada hipertensão arterial, entendeu, acho que ficou explicado.

Veja o detalhe, se os vasos vão ficando menores e menos resistentes, com o aumento da pressão eles podem romper, não é verdade? E os vasos mais finos estão no cérebro , nos rins e nas glândulas, conseqüentemente pode acontecer:Derrame  cerebral (o famoso AVC), derrame cardíaco, rompimento ou o entupimento dos vasos nos rins,insuficiência renal.

Outro fato importante, o coração é uma  bomba que empurra o sangue, se tiver  muito sangue, fica pesado e ele começa a  fazer mais força, igual a uma pessoa que em vez de carregar 20 quilogramas carrega 50, faz mais força, pode adoecer.

Resumindo ,quando se come muito sal,este vai para o  sangue ,por onde o sangue passa  retira  a água das células e aumenta a sede, bebe-se mais água e fecha-se o círculo. A pressão sobe, gera a hipertensão,o coração se estraga porque faz mais força para bombear o sangue,os rins  trabalham mais para poder eliminar a água e o sal, a pressão alta do sangue  força todos os órgãos e pode romper os vasos causando patologias sérias ao organismo.  Como conseqüências: consultas,remédios,internamentos,derrames,infartos , cirurgias,diversas doenças ,prostração no leito e morte. Todo o organismo fica doente.

A maior parte do sal é consumida nos molhos, nos enlatados, nos salgados,nas carnes , nos embutidos e em todos os comestíveis industrializados, até nos doces .

Então desenvolva uma campanha própria e difunda,divulgue,compartilhe com todos os humanos, a campanha do menos sal, não espere pelo governo.

O maior contribuinte para o aumento do consumo do sal no mundo moderno é a industria de alimento, então diminua o consumo de produtos industrializados, preferencialmente prepare os alimentos em casa.Outro fato importante é que tudo isto tem ligação com a  genética , com a idade e com o peso do corpo.


 Uma bomba que foi projeta e colocada num prédio de 05 andares e bombeia 1000 litros d água por hora pode queimar se tiver que bombear a água para um prédio de 10 andares,muito mais do que a sua capacidade e se não tiver repouso com certeza  vai estourar.

É a minha contribuição em palavras simples e até mesmo primárias,acho que assim fica mais fácil para os  menos estudados entenderem, você que é o bam bam bam  e já sabe deste itinerário apenas deu uma repassada no assunto,acredito,isto é muito bom,parabéns..

Fique tranqüilo, coma pouco,diminua o sal, não seja guloso, não seja uma pessoa preocupada, não  antecipe os fatos da vida, apenas seja cauteloso e exigente com o que come,seja sorridente,alegre e não esquente a cabeça.

Fui chato, assumo, mas por uma boa causa.Não proíba  as  suas crianças de viver bem,apenas dê exemplo em casa, seja exemplar.

Iderval Reginaldo Tenório
Crm-Ba- 7038

QUERO A SUA OPINIÃO- ELA É MUIT0 IMPORTANTE,AGORA QUE FUI CHATO FUI. Iderval.



Miniatura

GONZAGUINHA-"viver e não ter a vergonha de ser feliz" ( O QUE É O QUE É . )

de Ismael Quines  2 anos atrás  58291 views
Este vídeo foi carinhosamente recuperado. Com c









Um comentário:

Fernanda Regis disse...

Ótimo post Dr.Iderval, lembrei da minha aula de fisiologia animal e comparada. Fernanda