domingo, 11 de novembro de 2012

LUIZ GONZAGA E JOÃO SILVA

















O Brasil cresce,cresce mas, em alguns setores da vida  não muda.

Aconteceu um fato inusitado que o povo precisa saber:

O Grande Luiz Lua Gonzaga o Rei do Baião e o meu querido amigo João Silva , o maior compositor do rei do baião  nos últimos 20 anos , foram quase que proibidos de cantar no Canecão,  Rio de Janeiro, no primeiro show de retorno do Luiz Gonzaga lá pelos anos de  80, (só cantaram pela coragem e valentia do João e do Luiz) ,a platéia foi ao delírio, no outro dia depois o estouro e do grande sucesso,estavam lá os dirigentes que botaram gosto ruim e o Luiz pediu que os mesmos se ausentassem e parou o show, o seu pedido foi atendido,o Rei continuou, no outro dia desculpas e mais desculpas,como o João e o Luiz são do bem,tudo foi sanado).

Neste Show  o Rei foi ressuscitado pelo meu amigo João Silva. Amigos  o Luiz  são dois ,explico:
O Luiz  antes do João Silva, um  Luiz bucólico,triste como um  Assum Preto ,um Luiz dos 400 mil Disco LP e um Luiz depois  do João Leocádio  Silva, um Luiz Alegre,Um Luiz do Zé Matuto,do  Foi à Praia,Um Luiz da Tanga ,do Danado de Bom,um Luiz da Juventude, um Luiz Urbano, um Luiz dos 6 milhões de CDS.

Nesta época dirigia o Teatro Canecão, a maior casa de espetáculo do Rio de Janeiro o grande e intelectual Sergio Cabral, pai do atual Governador , os motivos com certeza ficaram sem esclarecimentos. O Teatro abrigava grandes Espetáculos de Óperas,Eruditas,Danças Internacionais e outras baboseiras internacionais,acho que a proibição vinha deste perfil ,acredito que foi devido as propriedades  do Baião e  do Paraíba que tentaram proibir o Rei Ressuscitar. 

Cito estas propriedades abaixo.
A  NORDESTINES, A NORDESTINIDADE, A SERTANILIZAÇÃO DA MÚSICA ,A FORROZIÇÃO DO BRASIL ENFIM –A NORDESTINAÇÃO DO CENÁRIO ,O ESTOURO DA CIDADANIA DE E UM POVO SOFRIDO,POBRE,DE TRABALHO BRAÇAL ONDE TUDO É MUSICAL ATÉ NA VOZ. O CRESCIMENTO DE UM POVO ALEGRE.  O NORDESTE ALI PLANATARIA A SUA SEMENTE,ALI O  NORDESTE NAS PESSOAS DO JOÃO SILVA E DO LUIZ GONZAGA  PLANTAVA A  SEMENTE DA CIDADANIA.

Nesta época, o Rei sem gravadora,sem repertório e sem nenhum apoio morava na minha querida cidade do  EXU na Serra do Araripe no Estado de Pernambuco,vivia  passeando pelos municípios do Crato e do Juazeiro do Norte terra do Padre Cícero no Estado do Ceará que fazem divisa com o EXU Pe , foi neste período que me deparei várias vezes na companhia do Rei Luiz Gonzaga,no Crato,no Juazeiro e no Exu, nas grandes vaquejadas da  região, foi ali onde proseei várias vezes que esta estrela ,Estrela Mor da Música do Brasil.

Nesta época o Rei foi visitado pelo grande João Silva que lhes presenteou com um belo repertório que  vendeu na primeira gravação- 1.6milhões de cópias, tirando  Luiz daquele repertório do sofrimento,da tristeza ,do êxodo rural.    

Dizia o João Silva que o Brasil de 1970 para cá era um país da Copa,da Alegria ,da Juventude e da Universidade. 

Os hinos  Asa branca,Assum Preto,A Volta da  Asa Branca, A Triste Partida do grande Patativa do Assaré e outras pérolas são de suma importância mas,  são tristes,penosas e melancólicas, o Brasil precisava  de alegria. Dizia João Silva:" o Brasil hoje é urbano,é praieiro é do UNIVERSITÁRIO, é o país da  Juventude " e mostrou as seguintes músicas:

VIVA MEU PADIM,Pagode Russo,Ta Danado de Bom, Uma Pra eu outra Pra Tu ,Forró do Bom,Morena Bela,Amei à toa,a Puxada,A mulher do Sanfoneiro e outras tão importantes como estas ,foi o maior estouro da Discografia Brasileira ,1,6 milhões de cópias vendias em 06 meses e o renascimento do Luiz Lua Gonzaga para o mundo, foi deste período em diante que todas as estrelas brasileiras foram ao encontro do Rei do Baião o consagrando como a maior expressão da música brasileiras de todos os tempos, o Luiz é unanimidade em todas as faixas etárias e em todas  as classe sociais, de Norte a Sul, de Leste a Oeste e quem sabe lá pelo faroeste. 
Não direi os  nomes destas grandes estrelas,todos já sabem.

O que quero lembrar é que no Senado do Brasil na semana passada  o Xambinho ,o sanfoneiro que  faz Luiz Gonzaga na primeira etapa no filme  da vida do  Luiz foi barrado ,foi proibido  tocar a sua sanfona para os Senadores do Brasil na TV SENADO: 

 O EDUARDO SUPLICY SOLICITOU E O PRESIDENTE MOZARILDO CAVALCANTE NÃO PERMITIU. NEGOU E O XAMBINHO SAIU EM SILÊNCIO,  TRISTE, NÃO TINHA A FORÇA DO REI, FAZIA APENAS O PAPEL, E QUEM FAZ O PAPEL NÃO É O REI, FAZ APENAS O PAPEL DO REI.  SE POR ACASO FOSSE O REI LUZ LUA GONZAGA , A SESSÃO TERIA O SEU FIM E SERIA INICIADO O MAIOR FORRÓ DO SENADO BRASILEIRO, COM MORENAS BELAS, CANJICAS, MILHO COZIDO E TUDO QUE O BRASIL TEM DIREITO..

 O LUIZ NÃO MORREU CONTINUA VIVO , O REI LUIZ LUA GONZAGA É IMORTAL.

O  tempo passou mas as elites continuam  no mesmo pensamento.

Iderval Reginaldo Tenório


Miniatura

Viva Meu Padim (Luiz Gonzaga/João Silva)

de FolhadePernambuco  1 mês atrás  68 views
HD



Miniatura

Luiz Gonzaga e Benito di Paula - Viva meu padim (João Silva, Luiz Gonzaga)

de vitrolanoberro  1 ano atrás  7595 views
Luiz Gonzaga - Disco "Forró de cab





Miniatura

Danado de Bom - LUIZ GONZAGA - Monumento Nordestino ( AO VIVO )

de Forrobodó Puxa o fole  5 meses atrás  2041 views
Centenário Luiz Gonzaga - Rei do Baião Em 2012, co

3 comentários:

Almira Reuter de Miranda disse...

Fantástico,único,deixou uma riqueza para o povo brasileiro.Hoje 24/11/2012 fiquei muito emocionada aqui em Cuiabá MT,quando fui ao antigo cine que foi restaurado e hj temos um ótimo teatro,tive o prazer de ouvir tocar o grande compositor e violonista o Cearense Nonato Luíz dono de uma obra cerca de 540 composições e de uma simpatia sem igual.E tocou com nossa orquestra Matagrossense que é fantástica,músicas do rei do baião Luiz Gonzaga,foi maravilhoso,a música de Luiz Gonzaga é do povo é cantada pelo povo,e ela orquestrada é maravilhosa.O estado do Ceará não é brincadeira só dá gente assim parabéns Ceará.

Abílio Neto disse...

Entendo você ao defender seu amigo João Silva, mas não se pode compará-lo a Humberto Teixeira e Zé Dantas quanto ao item qualidade da composição musical.

iderval.blogspot.com disse...

Meu preclaro e aqmigo Abilio, jamais na cultura devem ser comparados artistas de estilos diferentes, notadamente o Humberto Teixeira, meu conterraneo, Zé Dantas meu conterraneo também, pois ao mesmo tempo sou Cearense e Pernambucano, naasci na serra do araripe, divisa dos dois estados , e o João Silva outro mostr. Os dois porimeiros eram intelectuais , um advogado e ex-deputado e o outro o Medico culto e inteligente. Os dois deram imortalidade ao Rei Luiz na prirmeira fase da vida arística, a fase do exodo e o ultumos, o João, colocou Luiz realmente no entretenimento, ceja que as fases são outraqs, o Brasil é outro e o contexto é outro, não comparo os três , os coloco no mesmso patamar. O João mais humldide e mais sagaz , o JHoão foi muito mais completo, ele alimentou todos os artistas do nordeste, do Trio Nordestino , Marines e os proiprio Luiz Gonzaga.