sábado, 17 de novembro de 2012

MANUAL DO MOTORISTA HUMANO, MUITO IMPORTANTE

     

Este  manual  é registrado , está pronto para sair para a gráfica,  espera por uma roupagem apropriada para edição em brochura, São três capítulos.
Espero a sua opinião
Iderval Reginaldo Tenório

                                             Prefácio e Abertura

Este manual amador foi publicado com tiragem de 50 mil cópias, farei uma atualização e mandarei rodar mais 50 mil cópias em janeiro de 2012, a distribuição é gratuita para  os jovens , para os meus amigos e clientes da clínica São Gabriel e agora no blog.

                                    Como conduzir-se no trânsito  -  é uma contribuição de um cidadão preocupado com o grande índice de mortes de jovens, de pais de famílias e do povo de uma maneira em geral.   Ao dirigir pensem nas suas famílias, nos seus amigos, nas pessoas , nas famílias dos próximos. Quando um  cidadão morre o mundo empobrece um pouco, pois ali  vai um cérebro privilegiado. Quantos destes já se foram devido as imprudências, na maioria das vezes    inocentemente. Quantos filhos, quantos pais, quantos amigos se foram .  Reflitam.

         Queria informar que estes pontos não têm o intuito de ensinar e sim  lembrar ao condutor aquilo que o mesmo já sabe. A mensagem é para todos, principalmente para os jovens.
Também procuro mostrar que o carro é uma bomba carregada de óleo, ar comprimido, corrente elétrica , combustíveis fósseis , vegetais, elétricos ou químicos.  É um projétil com energia própria, muito rápido, tendo como recheio o ser humano , é uma célula que corre nas artérias das cidades , que apesar de ser guiado por indivíduos independentes tem que obedecer ao sistema viário para não acontecer aglomerações indesejáveis ou  choques inter veículos proporcionando danos a ele próprio, ao seu condutor ou aos pedestres. É para incutir na mente da população , que apenas os adultos têm o direito de guiá-lo ,  com treinamento e  aprovação em teste oficial  realizado pelo poder público, quando portarão uma carteira de habilitação.

          Dirigir independe do sexo do condutor. Requer atenção . Os homens são mais afoitos, não significa dizer que dirigem pior ou melhor. Falo do cansaço físico e mental,  das bebidas, dos cigarros e dos afazeres dentro do carro em horas indevida : atender telefones, abrir gavetas e  pastas, abaixar a cabeça, movimentar os bancos, ascender cigarros, pegar pacotes nos bancos de trás, escrever, ler, brigar e reclamar de crianças.



2-  O manual 
com estes comentários assim me pronuncio e farei uma evolução no ato de dirigir :

           o1)Ao chegar até o carro olhe os pneus, os faróis, os limpadores, se a placa está correta, o que se encontra embaixo do carro, se  há  algo na frente ou atrás.

          o2-Ao abrir a porta , não abra sem olhar se não  vem carro na sua pista, veja se não arranha o carro vizinho, não abra a porta para o  lado da rua, observe se existe gente  no trajeto,  principalmente idosos e crianças.

           o3-Ao entrar  aguce as narinas, cheiro de combustíveis e de fios queimados merecem atenção . Observe os retrovisores, os bancos, se tem pacotes ou  elementos cortantes nos bancos, se tem pacotes entre os bancos e o vidro traseiro, pois numa freada brusca a 40 km p/hora um objeto de 6 kg é lançado como se fosse de  100 kg e pode matar  um passageiro. Imagine o que pode acontecer  com um objeto pesado numa  maior velocidade.

             o4-Coloque o cinto , independe do tamanho da viagem , viajar sem cinto é um perigo, o cinto tem que ser de três pontos, nunca no pescoço.

           o5-Nunca coloque crianças no banco dianteiro, sempre no banco traseiro, não carregue crianças entre o motorista e a direção, principalmente simulando que o menor esteja dirigindo com o intuito de se apresentar,  muitos pais  praticam esta bobagem e ainda ficam rindo como se fosse bonito.

         o6-Ao sair , observe  a frente e a traseira , se vem carro ou gente, principalmente crianças, eles são invisíveis ao motorista devido os pontos cegos e a pouca altura do menor, mas existem..

         o7-Cuidado ao sair de garagens e estacionamentos.  Não confie no motorista da frente, confira primeiro a informação recebida. Seja defensivo, seguro.   Omotorista da frente para você é sempre um aprendiz.

         o8-Na via pública mantenha distância  de no mínimo  dois a três carros.  Pode deixar lhe chamar de besta, seja besta se isso é ser besta. Nas freadas bruscas  acontecem a maioria das batidas nos fundos.

         09-Não se faz necessário correr em via  urbana, pois mais na frente existem os sinais, os semáforos  para você parar o carro e esperar a sua vez, pra que correr se será obrigado parar no sinal. 

Repare bem: um carro a 60 km por hora  anda 1000 metros por minuto, isto é,  17 metros por segundo,  17 metros, grave isto, 17 metros a 60 km /hora.

A 100 km, anda 1700 metros por minuto , isto é,  28 metros por segundo. Uma cochilada de 01 segundo o desvio será de 28 metros.  Dirigir requer cuidados. Se um carro vai e outro vem com velocidades parecidas ou semelhantes a aproximação é dobrada, viram o perigo. Viram porque se sai da pista com tanta velocidade?
um espirro leva 0,20 segundos ou mais,  isto é em distancia: 2,8 a 5,0 metros metros ou mais.

         11-Na via urbana procure não mudar de faixas, principalmente bruscamente, motivo de grandes batidas.   Avise com antecedência,  utilize  as sinaleiras .      Abra bem os olhos, aguce os ouvidos.

         12-Dirija na defensiva.  O motorista da frente, do lado e de trás para você , não sabe dirigir.  Dirige  sem atenção, é míope,  tem pouco reflexo e não dirige na defensiva,  ele é sempre um aprendiz.   Respeite o aprendiz. Inclusive pode até ter bebido. Dirige até bem, porém, pode estar apressado e preocupado, faz coisas absurdas.

          13-Cuidado com as paradas de ônibus, imagine sempre uma pessoa saindo na frente do ônibus , ao passar por escola diminua a velocidade.  Tenha cuidado com ônibus . Não é o ônibus  é o  motorista do ônibus e o pedestre.


          14-Ao passar por pontos de ônibus não passe correndo, veja se não existe poça de lama , de água ou qualquer outro material que possa molhar o cidadão, molhar não, melar mesmo. O pedestre merece respeito, encontra-se longe de casa e não pode tomar banho de lama, fezes ou outros elementos, outra coisa : encare todos os pedestres como cegos, surdos , mudos , idosos, crianças e deficientes, sendo assim, eles não escutam, não enxergam, não falam, não correm, não andam e não têm juízo ou estão sem reflexo, faça isso ,  seja defensivo. 

Dirija pelos outros e para os outros, a rua não é só sua , é de todos. Evite a desculpa: eu buzinei, eu não estava correndo, ele deveria ter visto.,pergunto?

 ___ E se for cego, mudo e surdo? e agora amigo?

         15-Num ponto de passagem de pedestres , diminua a velocidade, pare o veículo, facilite a travessia dos transeuntes. Um dia pode ser você ou sua mãe. Controle o transito. Seja cortes com o pedestre.

         16-Cuidado com escolas, hospitais, comércios, lugares que aglomerem gente. Respeite o homem.  Sempre existe uma banca, um vendedor, um cidadão, uma criança na pista.

Se o carro quebrar  na rua,  saia do veículo. Coloque o triangulo bem distante e procure socorro.  Saia mesmo, NÃO FIQUE COM A CARA PARA CIMA, É SUICÍDIO.

          17-Nunca ultrapasse pela direita, freada não pode ser brusca, pare com antecedência , evite batidas e evite  a  ré em lugares movimentados,  ao errar a entrada desejada , siga e mais tarde resolva pois existe um retorno mais na frente, não pense  em frear bruscamente pois no fundo do seu carro vem outro motorista e ele não sabe o que você está pensando, com certeza vai bater no seu veículo.  Imagine:  eu posso ser sempre o culpado.

         18-Olhe para os semáforos de longe, faça os cálculos veja se dá para passar,  respeite o sinal amarelo, diminua a velocidade e pare o veículo. Não seja um elefante nos cruzamentos, procure facilitar, não feche o transito.

         19-Nunca faça tesouras no transito, evite zigue-zague, evite costura, sair e voltar para a  sua faixa. Não queira levar vantagens,  as tesouras são manobras que apaga toda a sua cidadania. Não é possível esta conduta num mundo civilizado.

         20-Sinalize se vai entrar para a direita ou para a esquerda, vá para a sua mão com  antecipadamente . Memorize os seus trajetos, principalmente se for costumeiros, lembre-se que é sempre bom mudar as suas rotinas , para não ficar visado pelos desocupados, todo cidadão tem que se precaver  do perigo.

         21-Ao estacionar procure as vagas mais apertadas, RESPEITE as vagas para os especiais e para os idosos, deixe a boa vaga para os outros, com a sua chegada o espaço para as manobras do outro fica menor,   então, pense sempre no próximo, deixe espaço para o próximo  motorista, nunca ocupe dois espaços, não deixe o carro torto, atravessado, muito para trás ou para frente, imagine e dimensione de imediato o lugar que o carro ficará estacionado.

Faça as seguintes perguntas para você mesmo :

Será que virá outro carro?  será que tranquei alguém?  será que cabe outro veículo?será que afastando mais um pouco cabe mais um veículo? será que sairei primeiro? o próximo  terá dificuldades na manobra?. 

Pode se conhecer a personalidade do ser humano ao observar  a maneira de como se estaciona o carro. O homem deve sempre pensar no outro. Procure facilitar a chegada e a saída do outro.  Sempre cabe mais um veículo.  Só o meu? não é possível.


       22-Cuidado com as luzes.  Luz baixa, luz alta, luz de estacionamento. Não dirija com as luzes internas ligadas. Para que o rádio do carro muito alto, é importante observar o ruído do motor, a zoada dos pneus, os grilos das portas, dos amortecedores e o vento nos retrovisores.

       23-Observe os elementos de segurança- extintores, carteiras, triângulo, chaves, socorros. use pouca buzina. O importante imaginar que todo pedestre é surdo, mudo , cego , usou tranquilizantes ou bebeu,  proteja-o. M
uitas vezes as buzinas são obsoletas.

        24-Aprenda a trocar pneus, mexer com cabos de baterias, cabos de velas, manter os níveis de água,  radiadores, limpadores e etc.

     25-Lembre-se que o pedestre é um humano e  mais importante do que o carro.


       26-Para  o bom  motorista não precisa de sinais de trânsito- não corra,  não fure sinais, não ultrapasse sem saber quem vem do outro lado, na curva, na ladeira, na lombada, nas travessias e em viadutos,
use o bom senso, respeite o outro motorista, não se irrite com  ele, não seja bobo.

       27-Em vias de rolamento a velocidade é maior do que na via comum, siga sempre à direita.

       28-Facilite para o outro motorista em tudo. veja a quantidade de idosos que estão dirigindo, veja quantas mães levam os seus filhos, quantas mães andam com os filhos na rua pegados nas mãos. Veja a quantidade de deficientes nas ruas, deficientes  visuais, auditivos ou motor. Por isso e muito mais que sei que todos sabem, peço mais cuidado,  mais atenção e lembre-se que nós não somos à prova de nada, não somos à prova de bala, nem à prova dágua, nem à prova de choque, nem à prova de fogo, nós somos uns bostas, uns bostas. E
ntão todo cuidado é pouco. 
                                  Iderval Reginaldo Tenório


3-
Cuidados pessoais na vida de um motorista

agora abordarei   sobre a segurança pessoal e dos passageiros na vida diária.



          1-Não ande perto do veículo da frente- no mínimo o espaço de  02 carros, se o carro quebrar na rua, saia imediatamente do carro. Uma batida com o passageiro dentro é fatal, cuidado, cuidado.

         2-Atenção redobrada nas sinaleiras, nunca pare encima do outro veículo, deixe espaço para manobras rápidas e eficazes,
caso seja necessário   manobras , deixe espaço para o outro motorista sair bem, não haverá dificuldades..

         3-Nunca pare sem olhar o local- se tem mato dos lados, se o local é iluminado? se está na frente de uma garagem, de uma saída de carros,  de  um local para descarregar mercadorias
ao praticar este ato, está cometendo uma tremenda  mancada , uma  grande mancada.

          4-Observe atentamente se existem pessoas se aproximando do seu veículo,    seria uma pessoa pedindo ajuda? seria um marginal na espreita? seria um trabalhador pedindo emprego? quem será este sujeito? o que pensa? o que quer?

           5-Nunca pare e fique com a cara para cima olhando para o tempo descontraidamenete, com olhar perdido , pensando que é a única pessoa no mundo, fique atento, olhos abertos  e com uma visão de 360 graus,  isto é,  para todos os lados,  olhe o susto amigo, tenha mais atenção.

           6-Ao parar em escolas, centros comerciais , lojas e etc, nunca fique e nem deixe pessoas dentro do veículo, pois assim serão presas fáceis, principalmente nas portas das escolas.   Veja que tem gente de olho neste  motorista e nos passageiros,
o maior  ou o único valor de uma pessoa é  para os familiares , as vezes só tem valor para o familiar e olhe lá.

           7-À noite , atenção redobrada,  não demore muito nas portas de estabelecimentos  à espera da esposa, de filhos, da namorada, de um amigo ou de uma mercadoria,
nestes momentos o risco é maior.

           8-Ruas que o amigo não conhece, comunidades estranhas ao seu dia a dia merecem mais cuidado.  Cuidado com ruas estreitas, ruas que SE afunilam,  ruaS sem iluminação.,ruas esburacadas.

           9-Nunca deixe mercadorias expostas dentro do veículo, qualquer pacote, pasta, pano, seja o que for , chama a atenção dos que olham para o veículo, mesmo que não tenha valor, o curioso, o amigo do que não é seu tentará possuí-lo , são os desocupados, cuidado com eles.

          10- O porta malas do carro não  é para guardar  objetos de valor, principalmente objetos de terceiros ou confidenciais, são compartimentos visados.  Tem gente lhe olhando, cuidado amigo. Ao parar o seu carro  nunca abra o porta malas e coloque bolsas, caixas ou outros objetos dentro, tem gente de olho, basta o amigo sair e lá vai o malineiro , o buliçoso  mexer no seu veículo

           11- Ao estacionar, não interessa onde se encontra, nunca abra o porta malas  para colocar bolsas, pasta  ou qualquer aparelho, pois  existe gente de olho, apenas esperando o seu distanciamento para o golpe, muitas vezes o golpe é dado no próprio motorista e depois no porta malas. Quando o motorista não vai para o próprio porta malas,   não queira ser o bonitão. Enquanto mais bonito mais besta, não queira ser o sabido,  nunca reagir ao atentado, o importante é ter cuidado...

     12- Nunca deixe o seu carro como se fosse um brilhante , um anel, um brinco, isto é, nos trinques , uma joia, bem limpo e bem polido, pois será mais visado, mantenha limpo, é
melhor cuidar da mente

      13-Bote na cabeça, ninguém dirige com segurança, todos são vulneráveis. Qual a sua experiencia com a aproximação de veículos pequenos, como motos, bicicletas ou um bom par de pernas ligeiras. Fique de olho nestes  veículos, pode ser um mal feitor, pois é fácil  o seu deslocamento, somem num piscar de olhos, somem depois do mal feito. 

 Cuidado com ônibus , caçambas e carretas, cuidado com veículos de cargas,  saia de perto de carros  carregados, olhe as pedras e areia, saia dos fundos de carros carregados e carros grandes, nunca atrapalhe um caminhão descendo uma ladeira, os freios podem não responder, o carro pequeno e o seu recheio viram latas de sardinhas.

      14-Nunca pegue emprestado carro de amigo se não tem condições de pagar qualquer prejuízo. O ideal é não pegar, prefira o seu. Carro não se empresta, ninguém gosta de emprestar o seu carro,  ninguém mesmo, ninguém.

      15-Use o senso e procure aprender resolver os pequenos problemas que surgem.  O carro não pega, não dá sinal de partida , o pneu furou, o carro atolou, a porta não abre,  não chame qualquer pessoa para ajudar e quando chamar,  a sua atuação deve ser de uma pessoa que entenda e que naquela situação é quem vai comandar, seja vigilante.

       16-Dirigir na chuva é diferente de dirigir no seco, principalmente à noite. O
s freios não são os mesmos, as marchas passam com dificuldades, os pneus podem deslizarem, os limpadores podem não funcionar, os vidros ficam foscos devido a evaporação da água, a lâmpada não clareia tanto, cuidado com cigarros. Cuidado com bebidas, não seja afoito., seja prudente. A visão fica mais curta. Não jogue cigarros pelas portas, podem incendiar o veículo que vem atrás ou provocar incêndios ou provocar incêndios locais .

Caro jovem, respeite os seus pais,  principalmente a sua mãe, ela  só vai dormir quando você chega em casa, se você não chega  cedo, ela  não repousa,  se não repousa fica fraca e pode adoecer  e uma vez adoecendo morre cedo, saiba que mais de 80% das doenças são abstratas ou depende da mente, vem do neurológico, vem do emocional, vem do existencial, vem da mente. 

 O homem é mais mente do  que corpo,
 mais uma lembrança, os seus maiores amigos são os seus pais, juntando todos os seus amigos, juntando todas as pessoas do mundo, eu disse todas, não dá uma letra de um pai ou de uma mãe,  parecidos com os pais, só alguns avós,  alguns, veja bem, alguns, que bom que os seus  são assim.


Acho que já falei demais,  sei que sou chato,  mas  estes pontos  deveriam ser mais falados em casa, na escola, no trabalho e  com esta linguagem prática.  Esqueça as palavras difíceis e as concordâncias verbais ou nominais, o importante é compreender a mensagem, entender, não precisa falar bonito, apenas fale certo.

Por favor não faça correções do português,  nem todo mundo teve a chance que você teve de aprender com tanto esmero.  Eu só aprendi  a ler ,  escrever e contar. O português é uma língua em formação e eu venho do sul do ceará , da serra do Araripe , o meu português só dá por gasto.
 
Mais uma vez relembro, nós não somos nada , nós somos vulneráveis. O homem é um ser frágil, peço mais cuidado, devemos deixar de ser bestas.  Para que tanta maluquice, principalmente no transito.
 Um abraço amigo, do amigo

 IDERVAL REGINALDO TENÓRIO 
DIVULGUEM COM OS JOVENS


Miniatura




Miniatura

TERRAL

de edvanbr  4 anos atrás  40869 views
Ednardo, Belchior, Fagner e Amelinha cantam Terral






Miniatura

Belchior - Medo de Avião

de Marcio Moraes  3 anos atrás  108839 views
Clip apresentado no Fantastico d



Miniatura

BELCHIOR - MEDO DE AVIÃO

de Rocir Santiago  3 anos atrás  19368 views
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fer

Nenhum comentário: