quarta-feira, 8 de outubro de 2025

A formação da língua portuguesa brasileira .

 

Umas palavras sobre a cultura e a formação da língua portuguesa.

 




 Umas palavras sobre a cultura e a formação da língua portuguesa.

A c0mplexidade de uma língua com muitos regeramentos, é uma das medidas usadas para a exclusão cultural.

Os povos dominantes dificultam a tradução de suas obras para os povos  dominados, precisamente obras literárias importantes.  

Ao escrever ou fazer o uso da palavra, depara-se  com ditames para o entendimento e direcionamento do que está produzindo, o que induz  saber  qual público atingirá.

A língua portuguesa  chegou ao Brasil com os colonizadores da península ibérica, notadamente  pelos portugueses e intercalada  pelos espanhóis, como também pelos países baixos, os  holandeses no século XVII, pontualmente  no nordeste, entre 1630 a 1654, na produção do açúcar e no século XIX no Rio Grande do Sul e Paraná quando trouxeram técnicas agrícolas, tradições culinárias e arquitetura. 

Balsa, Boia,   Bússola, Iate, Arcabuz, Dique,  Biscoito,  Waffle, "Batavo",  Holambra, Carambei e  Gouda têm origem holandesa.

"Guerrilha", "hombridade", "moreno", "novilho" , "palmilha",   mulata, periquito, chifre, mosquito e galpão têm origem espanhola. 

No decorrer dos anos de colonização, foi ricamente mesclada com as línguas dos indígenas e dos africanos. 

Abacaxi, Açaí, Capim, Jabuticaba, Mandioca, Aipim, Macaxeira, Paca, Pitanga, Pipoca, Piranha, Urubu, Tucano e Tamanduá de origem indígena. 

Moqueca,  Dendê, Quitute, Quiabo, Caçamba,   Cafuné, Dengo, Xodó, Acarajé, Abará, Moleque, Muvuca e Banzo são africanas.

No  Brasil colônia, a soma   das  populações negras e indígenas era maior do que a branca, que era constituída dos  colonizadores oficiais e os  agregados, os serviçais e os degradados.  

No decorrer dos anos, com a falta proposital  de cuidado, o abandono das outras etnias;  a política  de branqueamento, com a imigração europeia; e  a miscigenação entre os povos,  levaram as populações negras e indígenas a perderem força e  serem desprezadas. 

Frisa-se           que tantos os indígenas como os negros não eram considerados seres humanos, recebiam a alcunha de gados ou selvagens,  não possuíam línguas e sim dialetos, o que apontavam para milhares, uma vez que cada tribo e cada povo possuía o seu.

Estes tratamentos eram os adotados pelos  europeus nas suas colônias americanas, africanas e da  Oceania, o que se justificam os termos: 1)"Caça de indígenas" no Brasil colonial, 2)  "Genocídio dos povos indígenas" nos Estados Unidos(século XVIII) e 3) a "desagregação das famílias   australianas, os aborígenes" pela Inglaterra, quando destruíram as  famílias nativas. Todas as crianças abaixo de 14 anos foram apartadas dos pais e submetidas a uma nova civilização, com costumes,   culturas, língua  e  religião  inglesa. Os pais e os demais  familiares foram isolados e abandonados em terras inférteis e distantes, que aos poucos foram sucumbindo pela fome ou caçados, como também perseguidos pelos marginais ingleses   deportados  por crimes na Inglaterra e   soltos na vasta colônia nas mesmas regiões dos desprezados aborígenes. 

No século XVIII, o Marques de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo),  a maior autoridade portuguesa à época, enxergando falta de clareza  na comunicação entre os povos, proibiu quaisquer  outros tipos de línguas  no Brasil, oficializando o Português.  

Proibiu o Espanhol, as línguas indígenas e africanas, consideradas dialetos, e outros idiomas de povos, que por acaso tivessem invadido ou oficialmente atracados  no território nacional.

Esta medida foi tomada para homogeneizar a comunicação entre os que habitavam  o país. Argumentava o  português Marques de Pombal, o responsável  pelo "Período Pombalino",  que daria fim a torre de babel na língua de sua principal  colônia,  ao mesmo tempo quebraria o espírito de cidadania e de pertencimento de cada povo, tendo todos que adotar o idioma português.  Matou a língua nativa, o Tupi Guarani; as importadas  africanas e  as contaminantes europeias; uma vez  que,  "A língua é a alma de um povo, um povo sem língua, não é um povo, é um aglomerado " 

Esta medida  deu origem a uma série  de línguas portuguesas no Brasil, estas mantinham o esqueleto principal e eram mescladas pelas  resistências regionais. Enquanto mais distante das metrópoles, enquanto maior    a predominância de um povo e o alto   grau de miscigenação, mais mescladas iam ficando. Até  mesmo dentro das metrópoles, as diferenças continuaram, pois só os que tinham direito a escolarização, que eram poucos; os apaniguados, sabiam como escrever,  falar e acompanhar as mudanças no idioma oficial.  
 
Ainda hoje, em pleno século XXI, devido a sua grande área e  a chegada de palavras dos   idiomas   estrangeiros hegemônicos, sem traduções,  existem diversas línguas portuguesas no Brasil. 

As palavras e as novas expressões  vão sendo incorporadas ao idioma oficial, e que  para a homogeneização, são necessárias mudanças por decretos federais.
 
                                 Iderval Reginaldo Tenório 
 
                                Salvador, 30 de Agosto de 2025
 
Este é o prólogo de uma pequena obra que estou escrevendo.  
 Iderval Reginaldo Tenório

                             ADENDOS PERTINENTES

"Estudem, pois  no futuro nem os irracionais pegarão peso nas costas. No futuro, a enxada será a caneta, o solo será o papel e  o tinteiro o cérebro, este ser sedento pelo saber. Estudem e abasteçam o seu tinteiro. Numa única vida, ninguém consegue enchê-lo e nunca se esvazia."

                                 José Miguel da Silva( Meu pai).

 

1-  "Numa verdadeira democracia, cada cidadão deve ter o direito de ter direito" 

 Hannah Arendt

2-  " É melhor escrever certo com palavras erradas"

Patativa do Assaré

3- "Educar a mente sem educar os valores é criar uma ameaça à sociedade." 

Theodore Roosevelt

4- "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

 Nelson Mandela

5-"Estudem, pois  no futuro nem os irracionais pegarão peso nas costas. No futuro, a enxada será a caneta, o solo será o papel e  o tinteiro o cérebro, este ser sedento pelo saber. Estudem e abasteçam o seu tinteiro. Numa única vida, ninguém consegue enchê-lo e nunca se esvazia."

                                 José Miguel da Silva( Meu pai).

Salvador, 30 de agosto de 2025

Iderval Reginaldo Tenório

GONZAGÃO & FAGNER BMG - 1987 ABC DO SERTÃO (Zé Dantas e Luiz Gonzaga)  no meu sertão pros caboclo lê Têm que aprender um outro ABC O jota ...

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Tempos modernos e as neuras da vida.

 

Neura Club 

Fitness, ginástico, musculação, halterofilismo silhueta desportiva.  pinturas para a parede • quadros weightlift, barbell, haltere |  myloview.com.br

 Especial Regionalidades: comidas típicas do Brasil - Sabores Ajinomoto

Pudim de Leite Condensado – Boca do Forno 

O OVO, ONTEM UM VILÃO, HOJE ESSENCIAL, ACESSÍVEL E NUTRITIVO.  

Ovo: tudo o que você precisa saber sobre esse alimento completo 

De acordo com dados da Embrapa, o tradicional prato de arroz com feijão  está cada vez menos presente na mesa dos brasileiros. O consumo anual médio  caiu para 34 kg de arroz 

  

 Alimentos industrializados: você sabe o que está comendo?

ONTEM UM VILÃO, HOJE ESSENCIAL E ACESSÍVEL. 

Viva a natureza  

Tempos modernos e as neuras da vida.

A neura na alimentação é pior do que  o que se come. 

Cada pessoa pertence a uma  classe na pirâmide social e a alimentação é atrelada ao nível social de cada uma. 

Não gaste em produtos milagrosos caros, procure se adequar ao seu nível e em toda a trajetória de vida, respeite a sua ancestralidade, feche os olhos, viva a suas memórias: Memória gustativa, regional e familiar. 

Os produtos regionais e do país cobrem 100% das necessidades nutricionais. 

A sua avó e a sua mãe sabem de tudo.

Cuide do seu esqueleto, músculos, ligamentos e dos seus 80 órgãos, principalmente os essenciais. Danificá-los na juventude, é perdê-los na fase adulta e na senilidade, priorise todos os tipos de  cognição.

   

SSA, 07.10.2025 

Iderval Reginaldo Tenório

 

.UM DIETA DIETA .  

É POSSÍVEL E ACESSÍVEL? 

Dieta Ortomolecular | PDF | Milho | Chá

 

 

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

NOVAS REGRAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL .

 

 

"Ai que saudade que tenho do tempo de criança"

"Meus Oito Anos" de Casimiro de Abreu.

A professora/                       Aluno

Um B com A  /                         BeaBÁ.

Um B com E  /                          Beebé

Um B com I   /                          Beibí

UM B com O /                          Beobó

UMB com U /                           Beubú

                Assoletre a palavra Banana

BANANA- Beabaneananeaná.BANANA

TATÚ       -Teatateutú................TATÚ

                   Lá em dona Toinha

                  Juazeiro do Norte-Ceará 1962

                        Iderval Reginaldo Tenório

 

 

O BOM ADENDO E UMA AULA MODERNA.

As "novas regras" de alfabetização nos anos 60 surgiram com a Lei nº 5.379 de 1967, que estabeleceu a alfabetização funcional e a educação continuada para adolescentes e adultos, com o objetivo de integrá-los ao meio social e ao trabalho por meio de leitura, escrita, cálculo e desenvolvimento de habilidades. Para isso, foi criado o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização), ligado à Ditadura Civil-Militar, que utilizou materiais didáticos e cartazes para ensinar os seis princípios da alfabetização funcional. 

10:35
ACESSE O LINK ABAIXO: https://www.danielaolivi.com.br/material/ ➮ ALFABETIZE SEUS ALUNOS EM 60 ... LETRA "T" - MÉTODO FÔNICO + SILÁBICO. Daniela ...


sábado, 4 de outubro de 2025

Cinco fatos sobre direitos das mulheres no Brasil

 

Cinco fatos sobre direitos das mulheres no Brasil

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Aos Fatos preparou uma história em quadrinhos com cinco fatos sobre os direitos das mulheres no Brasil. Confira abaixo.

1. O código eleitoral promulgado em 1932 concedeu o direito ao voto às mulheres. As casadas, no entanto, continuavam dependendo da autorização do marido. Essa restrição só foi derrubada em 1934.

Anos antes, em 1927, aconteceu a primeira concessão de voto a uma mulher no Brasil. Foi em Mossoró (RN) que a professora Celina Guimarães Viana conseguiu o reconhecimento do direito por meio de uma lei estadual, na qual constava a possibilidade do voto feminino.

2. Até 1962, as mulheres casadas só podiam trabalhar fora se o marido permitisse. E a autorização poderia ser revogada a qualquer momento, de acordo com o que previa o Código Civil de 1916. Nele, as mulheres casadas eram consideradas "incapazes".

3. O Código Civil de 1916 também impedia mulheres casadas de abrir conta no banco, ter estabelecimento comercial ou mesmo viajar sem a autorização dos maridos.

A promulgação do Estatuto das Mulheres Casadas, em 1962, ampliou os direitos das mulheres, ao abolir tais proibições. Porém, foi só com a Constituição de 1988 que ficou expressa a igualdade de direitos e deveres entre mulheres e homens.


4. O decreto-lei 3.199 de 1941, a chamada Lei do Esporte, promulgada durante a ditadura do Estado Novo, de Getúlio Vargas, proibiu mulheres de praticar profissionalmente esportes "incompatíveis com as condições de sua natureza", incluindo o futebol.

O decreto vigorou por 40 anos, até 1983, e dificultou a organização do futebol feminino e a criação de competições regulares, segundo a historiadora Giovana Capucim e Silva no livro "Mulheres Impedidas: A proibição do futebol feminino na imprensa de São Paulo". Saiba mais: https://goo.gl/BuRKb9

5. O artigo 390 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) veda ao empregador a contratação de mulheres para serviços que necessitem de força muscular superior a 20 kg para o trabalho contínuo ou 25 kg para o trabalho ocasional.

Tal proibição põe o Brasil entre as 104 economias do mundo que ainda impedem mulheres de atuar em determinadas atividades simplesmente por serem mulheres, segundo levantamento do Banco Mundial de 2018.

Laqueadura das trompas. Um método contraceptivo de alta eficácia.