ROBERTO SANTOS |
Cláudio Rogério Alves de Lima
Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1982) e
graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1980).
Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Sociedade Brasileira de
Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Coordenador do serviço de Cabeça e Pescoço
do Hospital São Rafael e atua como Cirurgião no Hospital Aliança,
Hospital Cardio Pulmonar, Hospital Português, Hospital Santo Amaro e
outros. Membro da Câmara Técnica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e da
Câmara Técnica de Otorrinolaringologia do Conselho Regional de Medicina
da Bahia. Membro da Academia Baiana de Odontologia. Secretario da
Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Depoimento sobre o Dr Roberto Santos
ROBERTO SANTOS
Por
Por
Dr. Cláudio Rogério Alves de Lima
Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço
A cirurgia de cabeça e pescoço da Bahia está de luto, perdemos nosso colega Roberto Santos!
Nāo perdemos somente um colega cirurgião, mas um grande amigo!
Posso dizer, com certeza, que a perda é irreparável. Convivi com Roberto desde os tempos de estudante, éramos estagiários no Hospital Aristides Maltez, berço de todo o nosso aprendizado. Lembro-me, muito bem, daquele estudante incansável, fazendo dois cursos ao mesmo tempo (medicina e odontologia).
Como estudante, naquela época, já se desenhava o perfil do profissional que futuramente se tornaria: estudioso, com espírito curioso, dedicado, humano, e muito competente.
Trabalhamos juntos muito tempo, aprendemos juntos, desbravamos uma nova época da cirurgia de cabeça e pescoço, éramos conhecidos como “os meninos da cabeça e pescoço”, e chegamos a assustar alguns colegas com as novas técnicas e cirurgias inovadoras.
Fomos amigos, sócios no nosso primeiro consultório e ficamos como uma equipe por muito tempo, até que nossos caminhos, como era de se esperar, tomou rumos diferentes; passamos a trabalhar em hospitais diferentes e horários diferentes, mas mesmo assim, continuamos amigos. As notícias que tinha de sua vida privada confirmavam o homem bom que era. Bom caráter, construiu uma família maravilhosa, um pai exemplar, espelhou para seu filhos as belezas da medicina, e eles seguiram os seus caminhos e, com certeza, herdaram do pai suas melhores qualidades, e hoje têm a difícil tarefa de perpetuar o seu legado.
Roberto sempre foi um profissional admirável, especializou-se em cabeça e pescoço no IASERJ, onde foi discípulo de Dr. Mario Jorge, um dos ícones da cabeça e pescoço da época, aplicou seus conhecimentos em pró da medicina baiana e da odontologia, passando a ser formador e orientador de vários colegas cirurgiões de cabeça e pescoço na Bahia, e que estão em atividade na nossa terra.
Roberto sempre foi um lutador em todos os sentidos. Brigou com sua doença, sem nunca perder a esperança e lutou até o final, como sempre o fez. Infelizmente, perdemos um grande profissional, uma referência na especialidade, mas sobretudo, perdemos um grande amigo!
A lembrança de Roberto se perpetuará em nossos corações, e oramos para que sua família tenha muita fé e equilíbrio, para diante desta perda precoce, seguir em frente, transformando esse sofrimento em força.
Claudio Rogerio
Um comentário:
O que falar de Dr Roberto Santos Silva: Excelente profissional, amigo, humano, prestativo, carismático e sobretudo um médico de coração imenso. Iniciei minha vida de enfermeira no Centro Cirúrgico com ele , como instrumentadora da equipe de cirurgia de cabeça e pescoço, éramos no total 4 amigos, sim amigos, pois ele nos tratava como pessoas da família dele.Instrumentei com ele durante 5 anos sté concluir o curso de enfermagem na UCSal. Foi um excelente professor. Meu primeiro emprego no Jorge Valente foi através dele, daí em diante tudo foi nova vida. Admiro este homem, foi um choque imenso para mim, até agora estou sem aceitar esta perda. Roberto Santos, você desencarnou porém sempre estará no meu coração.
Sei que você está ao lado de DEUS PAI, OLHANDO POR SEUS FILHOS, SUA ESPOSA E SEUS AMIGOS.
DESCANSE EM PAZ.
Postar um comentário