quinta-feira, 5 de outubro de 2017

JOÃO SILVA- LUIZ GONZAGA E TRIO JURITI

LUIZ GONZAGA- JOÃO SILVA , TRIO JURITI- O NORDESTE.

MAIS UM CAPITULO DA MUSICA NORDESTINA-O GÊNIO JOÃO SILVA - RIO DE JANEIRO-ARACAJU TRIO JURITI E O CASAMENTO

TRIO JURITI
SCURINHO-THAIS E MESTRINHO


A trajetória do maior compositor do Nordeste ou do Brasil e maior parceiro do Rei Luiz Gonzaga é cheia de novidades, autor de músicas como Danado de Bom, Pagode Russo, Sanfoninha Choradeira, Uma pra mim  Uma pra tu, Pra ti Matar de Cheiro, Viva Meu Padim, do samba Apracatado  “PRA NÃO MORRER DE TRISTEZA” que alavancaram o Rei do Baião de 1970 a 1986,que andava esquecido lá pelas bandas do Exu e do Juazeiro do Norte e mais de 2000 mil músicas de sucessos cantadas por Trio Nordestino, Elba Ramalho, Marinez, Abdias Fagner , Dominguinhos e mais uma centena  de artistas por este mundão afora.


Hoje contarei um fato inusitado, narrado pelo próprio João Silva ao seu maior biografo, o meu amigo Jose Maria Almeida Marques, homem  de conhecimento amplo,pernambucano da cidade Bodocó, hoje radicado na capital Recife, grande na musica, na poesia, nas artes e na escrita.


Este fato foi   pesquisado do seu livro- Mestre João Silva- Pra Não Morrer de Tristeza- Editora Bagaço.
                  
                                   João Silva e o Trio Juriti

Nos idos de 1991 com a morte do Luiz Gonzaga o João entrou numa situação difícil, a parceria lhe deixava numa situação privilegiada, passou a viver apenas dos direitos autorais, pois muitos são os artistas que vivem das suas musicas.  Para complicar o mestre, a sua esposa de há  muitos anos, Dona Tania, uma líder comunitária em Belfort Roxo, na baixada Fluminense  morre e deixa o João sem força , o mestre desarmou, caiu no mundo da tristeza e do desânimo, achou que não mais seria lembrado, abraçou o banzo de corpo e alma.


                                             O Capricho do Mestre

O João Silva era muito caprichoso, exigente e até meio abusado, liberava as suas músicas para quem a cantasse bem, não queria cantores despreparados cantando as suas pérolas, era exigente, também pudera , o maior compositor e parceiro do Rei do baião não poderia ser de outra maneira , pois, exigente mesmo era o Luiz Gonzaga que também conheci, eles se completavam, dois gênios a favor do Brasil.


                                                    O Telefonema, ano  2005

João Silva estava no Rio meio desanimando quando atendeu o telefone na cabeceira da cama, era a sua tia Angelina  que morava em Aracaju que assim se pronunciou.


___” Ah, Joãozinho, tem um trio aqui que gravou um CD com muitas músicas suas”


João tomou um avião para Aracajú , se inteirou do assunto e de posse do CD, descobriu o endereço do Trio e  foi até eles, lá chegando encontrou uma casa humilde, morava uma senhora de 40 anos de idade, ex esposa de um famoso sanfoneiro sergipano- Erivaldo  , era simples , porém muito bonita para aos padrões nordestinos , trabalhadeira, inteligente e com muita disposição, era a mãe de um jovem de 17 anos, o Mestrinho,  um jovem sanfoneiro, e de uma jovem de 15 anos, a Thais,  uma promissora  cantora e na zabumba o Scurinho , da mesma idade do Mestrinho, este era filho de outro sanfoneiro chamado Ararão do Nordeste.


O João foi procurou saber o nome da mãe dos meninos- Dona Dina  e assim falou


__”Olhe Dona Dina, isso não se faz. Eu vivo dos meus direitos.Quero oito mil pelas oitos músicas  gravadas. Se não , eu boto na justiça.


Dona Dina não sustentou o choro e se apavorou.

__”Seu João não faça isso com a gente. O senhor não sabe a dificuldade nossa.Não tivemos má intenção. A gente lhe paga. Só não deve ser assim . Poderemos pagar a prestação.Nós botamos suas músicas porque são bem aceitas.Não faça isso com nós, viu? Meu marido me largou e eu sou eu sozinha, lutando com esses meninos. Eu tenho quatro filhos.”


O João amoleceu, pediu que ela botasse os meninos para cantar, a sanfona comeu solta, a menina abriu a garganta e o  zabumba no compasso certo encantou o mestre, este chorou de emoção,abraço os meninos, abraçou dona Dina e disse em voz alta que achava que tinha morrido, em vez de briga, ali nascia o segundo amor do mestre João, se aproximou de Dona Dina, convidou para tomar algumas cervejas na praia e ela se tornou  a esposa atual. Organizou o Trio, deu o nome de Trio Juriti, levou para São Paulo e hoje os meninos voam sós, este foi mais um episódio do Mestre, sempre uma luz para quem precisa e presença marcada em todo o Brasil. Foi assim que nasceu o TRIO JURITI-  MESTRINHO- THAIS E SCURINHO mais um grupo a viver da lavra deste gênio.


Fiquei muito triste quando no dia 09 de dez de 2013 foi encontrado sem vida no seu apartamento , na cidade do Recife na Praia de Boa Viagem e  numa mega manchete do Diário de Pernambuco-     
 MORRE JOÃO SILVA O MAIOR PARCEIRO DE LUIZ GONZAGA e eu acrescento- Viva Meu Padim e nem Se Despediu de Mim.

Iderval Reginaldo Tenório

10 Cara a cara (João Silva) Trio Juriti - YouTube

www.youtube.com/watch?v=vNFa7B2yAPo
17 de set de 2010 - Vídeo enviado por Forró em Vinil
Trio Juriti cantando "Cara a cara" de João Silva, para o DVD Festival Rootstock 2009.


Trio Juriti - Te faço um cafuné - YouTube

www.youtube.com/watch?v=wUneVAcfVwI
27 de abr de 2009 - Vídeo enviado por landoborges27
Trio Juriti - Te faço um cafuné. landoborges27 ... Trio Juriti - Música Nova - " Quanto Custa ? " - Ao ...


DVD Festival Rootstock 2010 - Trio Juriti - Terminou ...

www.youtube.com/watch?v=prVCz0WQUIs
9 de fev de 2011 - Vídeo enviado por Festival Rootstock
Para mais informações sobre o Festival Rootstock acesse www.festivalrootstock.com.


Trio Juriti - Te faço um Cafuné - YouTube

www.youtube.com/watch?v=VWgzEGcyCzo
11 de out de 2011 - Vídeo enviado por Aquarius Zaira
Se eu soubesse que tu me "quiria" Tudo faria para te amar Amor eu tenho para te dar... Já não consigo ...

Nenhum comentário: