domingo, 10 de setembro de 2017

Censo: Em dez anos, matrículas do ensino básico caem 18%




Sociedade

Censo: Em dez anos, matrículas do ensino básico caem 18%

Dados ainda são preliminares e mostram que EJA foi o que teve maior qued
 
 

Resultado de imagem para jovens estudantes desenho

Resultado de imagem para jovens estudantes png

A Classe média baixa, a falta do ensino fundamental de qualidade  e  o seu cotidiano.

UMA JUVENTUDE ROUBADA

                                              A JOVEM
Mariazinha tem 16 anos de idade, estuda numa escola estadual e cursa o segundo ano científico ou colegial, está a beira de se transformar numa adulta e quer entrar no mercado de trabalho, as despesas pessoais lhe exigem uma renda.

Roupas, calçados, alimentação, produtos de higiene, de beleza e para uma vida social ao seu gosto fogem do orçamento familiar, os pais não conseguem mantê-la na sua totalidade das necessidades, muitas são as alternativas para esta neófita cidadã, porém o único e salutar caminho é viver dos seus próprios esforços , Mariazinha é uma adolescente do bem.

O sonho de Mariazinha é ter uma profissão, um bom curso técnico para de imediato ganhar a vida e depois cursar um curso superior que guarde relação com o técnico profissional, assim a menina terá um belo e promissor futuro.

                                             A SEMANA
É o início da segunda feira , a noite vai se aproximando do dia, é madrugada, o sol já esboça no horizonte a  claridade, ainda não botou a sua cara do lado de cá, é quase noite, o relógio bate cinco e trinta da matina, Mariazinha desperta, levanta da cama e ainda dormindo vai ao banheiro, toma um banho, na maioria da vezes frio para economizar energia ou por falta de uma ducha quente, na sua pequena casa só ela está de pé, vai até a cozinha e quando encontra, come uma banana, uma banda de pão e um copo de suco de caixa, bota a mochila nas costas e parte para o ponto de ônibus, nunca encontra vagas nas escolas do bairro, a condução passa as seis horas, sempre cheia, chega na escola as sete horas, nas carreiras entra e tem inicio o dia letivo.

                                                   A ESCOLA
As duas primeiras aulas não serão ministradas, o Estado não contratou os professores, diz o gestor escolar que professores de Português e Matemática  são poucos e querem ganhar muito,  como não existe concurso público e são terceirizados desde 2003  o Estado não os enviou para a sua escola, os alunos ficarão provisoriamente sem estas disciplinas  até o bel prazer dos gestores mor, isto é, dos políticos que dirigem o Estado e cujos filhos estudam nas melhores escolas particulares do município, que se dane estes garotos das periferias, mesmo porque ainda faltam alguns reparos nas instalações da escola, a empresa contratada postergou os reparos invadindo o ano letivo, diz que foi por falta de planejamento da Secretaria do Estado, bate o sino, são doze horas, terminam as aulas .


                                               O ESTÁGIO
A Mariazinha para se manter  , por necessidade, foi  pescada pelo programa do governo central, MENOR APRENDIZ, no passado estágio era um local para se aprender alguma profissão ou se tornar um cidadão de bem. Da escola  a menina vai para o ponto do ônibus ou primeiro passa na casa da avó ou de uma tia que mora perto da sua escola, toma outro suco de caixa, deglute apressadamente  uma banana ou um prato de macarrão ao óleo, toma a condução para o estágio alçapão,  a Mariazinha perde quatro horas do seu preciso  tempo , das catorze às dezoitos horas, perde uma importante tarde estudantil . 

No tenebroso estágio é contratada para juntar papeis, carimbar documentos e arquivar pastas, por ser jovem fica a caminhar de carteira em carteira no leva e traz de documentos e a desfilar pela repartição a  distribuir  beleza , sendo paparicada pelos adultos, principalmente os homens. Neste estágio não tem alimentação e nada aprende, recebe meio salário mínimo como recompensa, numa verdadeira exploração juvenil, perde-se tempo e nada se aproveita para o seu futuro.


                                        O RETORNO AO LAR
São dezoito horas, termina o falso estágio, cansada, com fome e com dor de cabeça vai ao ponto do ônibus, o medo de ser abordada por um marginal a acompanha, o seu maior patrimônio material é o seu moderno celular, geralmente é utilizado para tudo, é usado como telefone,  agenda,  computador e a única maneira de se comunicar eletronicamente com o mundo, muitas vezes é guardado e escondido até nas suas peças íntimas. 

Chega ao ponto de ônibus , geralmente cheio, são os trabalhadores do comércio, as auxiliares do lar de volta para as suas casas e  os estudantes noturnos em busca da sonhada educação para dias melhores no futuro, depois de um cansativo dia de trabalho, pega a condução e num sacolejo interminável faz um longo passeio pela cidade até chegar ao seu distante bairro, desce do ônibus quase que as vinte e uma horas, toma o caminho de casa, com mais medo, cuidado e mais pressa, já é tarde e os amigos do alheio rondam a área em busca dos incautos, enfim, chega em casa. 


                                             NO LAR
Adentra sorrateiramente, a mãe de olho na novela ou nos programas evangélicos a pedir proteção a Deus e a Jesus na condução da família, o pai , quando mora na mesma casa, a papear com os amigos ou num divertido jogo de dominó,  enquanto os cachorros correm, pulam ,  latem , choramingam  de alegria aos seus pés comemorando a sua chegada.

 Vai até a cozinha e encontra um feijão frio, um macarrão mexido, um arroz feio ,  um pão com margarina ,  uma garrafa de café quase choco e uma pia a pingar repleta de pratos, xícaras, pires, copos e caçarolas  a lavar.

 Deita por alguns minutos na sua cama devido o cansaço, demora a tomar mais um banho, busca qualquer coisa para comer e vai dormir,  porém  antes  bisbilhota as redes sociais em busca de amenizar as agruras do dia. 

Liga quando possui um ventilador para afastar as muriçocas e cai nos braços de Morfeu, adormece para acordar no outro dia e recomeçar tudo outra vez, é a vida de uma vencedora.

 Não é preciso lembrar que muitas destas Mariazinhas  são assaltadas, bolinadas, estupradas ou correm este risco cotidianamente , estas meninas são verdadeiras presas numa floresta com todo os tipos de predadores, elas requerem proteção, cuidado, zelo   e respeito.


                                        QUESTIONAMENTOS
1-Esta jovem que pensa num bom futuro será que não mereceria um tratamento melhor por parte da sociedade?

2-Será que a sua Escola ainda em reforma e com a falta de professores, que é de responsabilidade governamental, cumprirá com a sua função? O  dever de  oferecer um ensino básico e fundamental de qualidade a todas as classes sociais e com isonomia?

3-Será que este tipo de alimentação dará segurança para a saúde futura desta jovem?

4-Será que esta jovem que acorda às cinco e trinta da manhã e chega em casa exausta as vinte e uma horas, que não se alimenta bem, que não descansa e que vive intoxicada com os hormônios do medo, com os hormônios do susto terá  um bom rendimento escolar e uma conservação cerebral salutar?

5-É justo esta jovem vender todas as sua tardes e parte das suas noites, que deveriam ser usados para os estudos,  por  preço vil num estágio enganador, mentiroso e falso?

6-Será que esta jovem vai ter energia, coragem , força e condições de concorrer por uma vaga num curso superior ou técnico de qualidade com os jovens de classes superiores, uma vez que o ingresso nas grandes e importantes  escolas publicas é realizada por uma seleção Universal ? O Famigerado ENEM , no qual  são as maiores notas que conquistam estas vagas, notas estas só atingidas por estudantes das melhores escolas fundamentais de qualquer recanto do país, geramente caras e elitistas.

7-Será que esta jovem não é levada a ser  despreparada propositadamente pelos dominantes , apenas com o intuito de frear a ascensão social, dizem-se uma coisa na televisão e na prática os gestores fazem outra. Isto é  muito grave, é um crime .

8-Será que é justo esta jovem sem uma profissão definida, ter que trabalhar provisoriamente e depois este emprego  tornar-se definitivo, levando esta jovem  a trabalhar durante todo o dia  para que possa cursar um ensino superior a noite e ter que despejar todo o seu salário nas contas de uma FACULDADE PARTICULAR OPORTUNISTA,  noturna , de péssima  qualidade , de futuro impreciso , de ensino duvidoso e propriedade dos  padrinhos ou dos afilhados dos gestores?


                                                    FECHAMENTO
Amigos , o governo teve quinze anos para amenizar ou resolver esta desigualdade e acabar com este criminoso modelo, nada foi feito de concreto, o que se viu foi o abandono dos jovens da faixa que vai dos oito aos dezoitos anos de idade, o que visivelmente fez proliferar a marginalidade , a prostituição, os assaltos, os roubos, o sumiço da ética, a ojeriza  ao trabalho , o desejo do consumo sem lastro financeiro, a vontade de possuir  e comer tudo do melhor sem base econômica, tendo como exemplos os homens que fazem  política, os eleitos e nomeados para cargos importantes na nação e que vivem mergulhados  neste mar de corrupção e falta de caráter. 

Observações
Friso que o curso superior não é prioridade para um país em desenvolvimento, para um país pobre, a prioridade destas nações  é um curso fundamental de excelência  para o preparo dos jovens, é um curso técnico de qualidade para se adquirir uma profissão e entrar no mercado de trabalho, para que  a posteriori , vencida esta fase da vida, estes jovens  procurem por mérito um curso superior, de preferência Público  , uma vez que estão preparados a concorrer par-a-par , pau a pau com os demais jovens das classes privilegiadas, uma vez que são possuidores de conhecimentos devido a sonhada isonomia no ensino fundamental e não sejam pescados pelo desespero por escolas fábricas espalhadas por todo o território nacional e que funcionam primordialmente com o dinheiro publico, fruto do modelo educacional equivocado dos gestores em todo o território nacional.  

Salve esta sofrida juventude brasileira , que mesmo assim enfrentam estes desafios e muitos conseguem vencer, eu sou muito por estes jovens e luto por um Brasil mais igual, abaixo os corruptos que sugaram  e sugam o sangue dos brasileiros.

Iderval Reginaldo Tenório

SALVADOR, ABRIL DE 2017 

dnardo - longarinas - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=FMmL5rb4VsE
5 de mar de 2012 - Vídeo enviado por claraandrade86
4:34. Ednardo - BEIRA MAR - Ednardo - Ano de 1973 - Duration: 5:49. luciano hortencio 17,638 views ...

Ednardo - Artigo 26 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=fyhbVzqaNQY
12 de jul de 2010 - Vídeo enviado por carvalhotiao
Ednardo - Artigo 26. Álbum Berro 1976. ... Ednardo - Enquanto Engoma a Calça - Gravação Original ...

EDNARDO - PAVÃO MISTERIOSO - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=p5rsMmgivAQ
15 de mai de 2009 - Vídeo enviado por Rocir Santiago
De autoria não bem conhecida, Pavão misterioso é com uma destas sagas de amor similares a Romeu e ...

Ednardo - BEIRA MAR - Ednardo - Ano de 1973 - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=3HpUpTKZWO0
21 de jun de 2013 - Vídeo enviado por luciano hortencio
Ednardo - BEIRA MAR - Ednardo. Álbum: Álbum: Ednardo - Pessoal do Ceará(Meu corpo minha ...

Ednardo e o Pessoal do Ceará - Terral - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=G-XoN4nWrts
20 de abr de 2012 - Vídeo enviado por juremasong
Ednardo e o Pessoal do Ceará - Terral (Original Version) - Duration: 2:18. Wilson Webster 11,909 views ..

Ednardo - Água Grande - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=PdDs5sbL7z4
26 de set de 2008 - Vídeo enviado por ZecaZines
Vídeo-Foto Ednardo - Água Grande de Ednardo e Augusto Pontes. Gravação disco O Romance do Pavão ..
 

Nenhum comentário: