ESTE TEXTO É UM DOS MEUS DIVERSOS MANUAIS PARA OS JOVENS CRESCEREM
I CAPITULO
DO MÉRITO
I CAPITULO
DO MÉRITO
AO JOVEM BATALHADOR, LUTADOR E FUTURISTA.
A LUZ DO SOL REVERBERA PARA O UNIVERSO
Tenho me deparado com uma plêiade de jovens de rendas baixas , principalmente mulheres.
Jovens deliberadamente esforçados, jovens trabalhadores , que sustentam uma família e que apesar de todos os sacrifícios não estão atingindo os seus sonhos, a escolaridade na Universidade Pública, principalmente a Federal .
Eu como um eterno lutador por dias melhores e o não condutor da caneta para a assinatura de ditames que melhorem a inclusão social, regras que propiciem condições para que estes jovens consigam os seus intentos, me esforço em incentivar, ajudar e aconselhar.
Resta a este mortal mostrar algumas condutas que os conduzirão ao sucesso.
Jovens deliberadamente esforçados, jovens trabalhadores , que sustentam uma família e que apesar de todos os sacrifícios não estão atingindo os seus sonhos, a escolaridade na Universidade Pública, principalmente a Federal .
Eu como um eterno lutador por dias melhores e o não condutor da caneta para a assinatura de ditames que melhorem a inclusão social, regras que propiciem condições para que estes jovens consigam os seus intentos, me esforço em incentivar, ajudar e aconselhar.
Resta a este mortal mostrar algumas condutas que os conduzirão ao sucesso.
Explano que uma boa fatia dos jovens de classe privilegiada se
bestializam , sorvem os dejetos culturais dos povos dominantes em puro
entretenimento , abrem os flancos para os menos favorecidos e deixam
escapar algumas vagas nas grandes escolas e os jovens de baixa renda não
podem titubear, não podem perder tempo, devem avançar nos estudos
vencendo todas e possíveis dificuldades criadas pelos dominantes.
Estas escolas funcionam no horário comercial, foram criadas para as elites , para os jovens que não precisam vender o seu precioso tempo para as suas sobrevivências ou dentro de conduções para os seus deslocamentos à procura do saber, os megas engarrafamentos propositadamente criados para coibi-los.
Não esqueçam que, estas Escolas foram criadas para os que conseguem frequentar as boas escolas particulares . Restam aos trabalhadores esperarem pelos incautos da classe média , que deixam muitas Vagas na Universidade Publica ou ingressarem nas Escolas privadas no curso que lhes forem oferecidos, na maioria das vezes não o da sua preferencia.
Estas escolas funcionam no horário comercial, foram criadas para as elites , para os jovens que não precisam vender o seu precioso tempo para as suas sobrevivências ou dentro de conduções para os seus deslocamentos à procura do saber, os megas engarrafamentos propositadamente criados para coibi-los.
Não esqueçam que, estas Escolas foram criadas para os que conseguem frequentar as boas escolas particulares . Restam aos trabalhadores esperarem pelos incautos da classe média , que deixam muitas Vagas na Universidade Publica ou ingressarem nas Escolas privadas no curso que lhes forem oferecidos, na maioria das vezes não o da sua preferencia.
Sou categórico em informar , filhas de pobres e mulheres
pobres que tiram o seu sustento e o sustento das suas famílias na labuta
diária, não podem e nem devem permanecer bonitas, têm que procurarem
uma maneira de se enfear mesmo que sejam lindas, têm que se comportarem
como pessoas diferentes, não obedecerem aos ditames do consumismo atual
e muitas vezes, voltarem ao padrão de higiene e padrão social
praticados do século XIX.
Durante todo o período crítico do ano de preparação para ingressarem na tão sonhada Escola Pública, devem usar sabão de côco ou sabão massa , cortes de cabelos simples, roupas compostas e limpas . Isto com o intuito de não desviarem as suas capacidades e com o objetivo de minarem os entraves colocados pela sociedade dominante, fazendo tudo e de tudo para dificultarem os tentadores convites para passeios de escunas, jantares, viagens, despedidas, comemorações e baladas noturnas, uma vez que parte do seu tempo é vendida por preços vil nos balcões do comercio varejista e só lhes restam este turno noturno e deve ser totalmente aproveitado para alimentar o cérebro para a conquista da cidadania através do saber.
Se enfeiando propositadamente , estas jovens estarão fora da lista das vulneráveis, ficando o trabalho e a escola como os seus passaportes para um futuro melhor, com dignidade , respeito e sem subserviência, não sendo presas fáceis para os aproveitadores que estão sempre jogando as suas íscas.
Durante todo o período crítico do ano de preparação para ingressarem na tão sonhada Escola Pública, devem usar sabão de côco ou sabão massa , cortes de cabelos simples, roupas compostas e limpas . Isto com o intuito de não desviarem as suas capacidades e com o objetivo de minarem os entraves colocados pela sociedade dominante, fazendo tudo e de tudo para dificultarem os tentadores convites para passeios de escunas, jantares, viagens, despedidas, comemorações e baladas noturnas, uma vez que parte do seu tempo é vendida por preços vil nos balcões do comercio varejista e só lhes restam este turno noturno e deve ser totalmente aproveitado para alimentar o cérebro para a conquista da cidadania através do saber.
Se enfeiando propositadamente , estas jovens estarão fora da lista das vulneráveis, ficando o trabalho e a escola como os seus passaportes para um futuro melhor, com dignidade , respeito e sem subserviência, não sendo presas fáceis para os aproveitadores que estão sempre jogando as suas íscas.
Esta orientação é para não gastarem o seu pouco rendimento em
produtos ou eventos supérfluos , é para não serem convidadas a
participarem de encontros, jantares ou passeios de barcos, escunas ou
fins de semanas em paraísos com aproveitadores, estas não terão um bom
futuro, serão mulheres descartáveis.
Chamo bem a atenção para que: o ano de preparo seja puramente dedicado à alimentar o cérebro, dedicado a recuperar o tempo que não foi utilizado para este intento por vários motivos:
1-Pais com pouca formação cultural e uma boa bagagem moral.
2-Bairros populosos e distantes , que desviam a atenção destes jovens até mesmo no ir e vir nas barrigas , nos buchos sujos das conduções envelhecidas e de motoristas desumanos e irresponsáveis que não se preocupam com o jovem que quer vencer, não param nos pontos e puxam os ônibus deixando o estudante na rua.
3-Pais de rendas baixas, famílias inteiras que se conformam com o regrado pão de cada dia , sem voz e subservientes . Deveriam lê Fernão Capelo Gaivota.
4- Pais que não priorizam a escola.
5- Governos crônicos que seguiram ao pé da letra, para o povo:pão e circo.
6-Governos elitistas e muitas vezes irresponsáveis que em nenhum momento atentaram para estes sofridos, esforçados e maltratados jovens.
7- Governos que deveriam investir as riquezas da nação em escolas e não em penitenciárias, dando a entender que o futuro do jovem de baixa renda em vez da caneta deveria ser a arma de fogo, muitos jovens recusam esta orientação e insistem em progredir educacionalmente, quer Escola e Respeito .
Atentem para estas prerrogativas , acordem e lutem por dias melhores, não caiam nas iscas como caem os peixes.
II CAPÍTULO
OS MANDAMENTOS
Chamo bem a atenção para que: o ano de preparo seja puramente dedicado à alimentar o cérebro, dedicado a recuperar o tempo que não foi utilizado para este intento por vários motivos:
1-Pais com pouca formação cultural e uma boa bagagem moral.
2-Bairros populosos e distantes , que desviam a atenção destes jovens até mesmo no ir e vir nas barrigas , nos buchos sujos das conduções envelhecidas e de motoristas desumanos e irresponsáveis que não se preocupam com o jovem que quer vencer, não param nos pontos e puxam os ônibus deixando o estudante na rua.
3-Pais de rendas baixas, famílias inteiras que se conformam com o regrado pão de cada dia , sem voz e subservientes . Deveriam lê Fernão Capelo Gaivota.
4- Pais que não priorizam a escola.
5- Governos crônicos que seguiram ao pé da letra, para o povo:pão e circo.
6-Governos elitistas e muitas vezes irresponsáveis que em nenhum momento atentaram para estes sofridos, esforçados e maltratados jovens.
7- Governos que deveriam investir as riquezas da nação em escolas e não em penitenciárias, dando a entender que o futuro do jovem de baixa renda em vez da caneta deveria ser a arma de fogo, muitos jovens recusam esta orientação e insistem em progredir educacionalmente, quer Escola e Respeito .
Atentem para estas prerrogativas , acordem e lutem por dias melhores, não caiam nas iscas como caem os peixes.
II CAPÍTULO
OS MANDAMENTOS
Dos mais de 100 mandamentos coloco neste texto alguns.
1-Todos os seres humanos sadios são capazes de serem educados e atingirem qualquer posto na Sociedade em que vivem.
2-A diferença entre as pessoas se encontra no viés Ético.
3-O equilíbrio
financeiro e cultural da família são grandes facilitadores, as
suas ausências não são entraves para os menos favorecidos esforçados.
4-Os jovens que
trabalham e são provedores financeiros de suas vidas ou dos seus
familiares encontrarão dificuldades, apenas dificuldades , mas não
estarão impedidos de crescerem.
5-As Escolas Públicas
em sua maioria funcionam com a luz do sol, enquanto as particulares, até
com a luz da lua que não é própria.
6-Muitas vezes os
jovens ganham durante o dia e repassam à noite os seus ganhos para as
escolas privadas, muitas destas escolas são literalmente ao pé da
letra , o que se denominam, verdadeiras privadas, não sendo necessário
vestibulares.
Às vezes exigem apenas a realização de uma simples prova para cadastro e conhecer a vida financeira do estudante, nada que fundamente aquele curso , funcionando como uma verdadeira armadilha: fácil de entrar, difícil de pagar, fácil de cursar e depois muito difícil de se colocarem no mercado devido a pouca bagagem de conhecimentos adquiridos .
As autoridades com a desenfreada justificativa governamental , massificam a Universidade Privada, financiam fábricas, induzem a produção de diplomas como se produzissem sandálias ou biscoitos , verdadeiros produtos de qualidades duvidosas incapazes de abastecer um mercado exigente , condição mais do que visível hoje , com este apagão de mão de obra qualificada , mão de obra eficaz e de boa procedência.
7-Procurem nesta fase alimentar o cérebro, procurem sorver todos os possíveis conhecimentos, abdiquem peremptoriamente de todas as tentações impostas pelos produtores do entretenimentos. Muitos, bons naquele momento, mas roubam o que o jovem de baixa renda tem de mais precioso , que é o seu tempo, tempo este que deveria ser utilizado no preparo para o futuro. Vejam que são muitas as tentações: shows, cinemas, carnaval, bebidas, praias, passeios, barzinhos e etc.
8-Não esqueçam : são dois ou três anos de sacrifícios para serem usufruídos para o resto da vida.
9-Informo que, para cada jovem de baixa renda que vence social, politica e financeiramente, significa a repescagem e a recuperação de todo um núcleo familiar com diversas vidas, este jovem é o mentor intelectual daquele núcleo, é espelho para todos da família.
III CAPÍTULO
OS ENSINAMENTOS
Às vezes exigem apenas a realização de uma simples prova para cadastro e conhecer a vida financeira do estudante, nada que fundamente aquele curso , funcionando como uma verdadeira armadilha: fácil de entrar, difícil de pagar, fácil de cursar e depois muito difícil de se colocarem no mercado devido a pouca bagagem de conhecimentos adquiridos .
As autoridades com a desenfreada justificativa governamental , massificam a Universidade Privada, financiam fábricas, induzem a produção de diplomas como se produzissem sandálias ou biscoitos , verdadeiros produtos de qualidades duvidosas incapazes de abastecer um mercado exigente , condição mais do que visível hoje , com este apagão de mão de obra qualificada , mão de obra eficaz e de boa procedência.
7-Procurem nesta fase alimentar o cérebro, procurem sorver todos os possíveis conhecimentos, abdiquem peremptoriamente de todas as tentações impostas pelos produtores do entretenimentos. Muitos, bons naquele momento, mas roubam o que o jovem de baixa renda tem de mais precioso , que é o seu tempo, tempo este que deveria ser utilizado no preparo para o futuro. Vejam que são muitas as tentações: shows, cinemas, carnaval, bebidas, praias, passeios, barzinhos e etc.
8-Não esqueçam : são dois ou três anos de sacrifícios para serem usufruídos para o resto da vida.
9-Informo que, para cada jovem de baixa renda que vence social, politica e financeiramente, significa a repescagem e a recuperação de todo um núcleo familiar com diversas vidas, este jovem é o mentor intelectual daquele núcleo, é espelho para todos da família.
III CAPÍTULO
OS ENSINAMENTOS
Aos ensinamentos.
1-Durante o ano de
preparação escolar, façam uso de apenas 02 calças, sempre da mesma cor,
aliás, tenham apenas duas ou três roupas, deixem pensar que você só tem
estas roupas e aquele sapato ou sandália, guardem as outras, no trabalho
surrem as fardas , não coloquem defeitos , elas servem apenas para
cobrir o corpo .
2-Invistam todo o seu capital em dois tipos de munição:
A)Munição para o cérebro(Escola, livros, jornais, revistas, jornalismo Televisivo, Rádios, Literatura e músicas.
B)Munição de
boca-munição, para o estômago: Alimentação básica e depois os
supérfluo, no inicio do mês comprem os mantimentos básicos e baratos:
1-Feijão, Arroz, Café, Farinha, Açúcar, Sabão, Sal, Toucinho de porco, carne seca e farinha de milho para cuscuz, estes produtos não custarão mais de que 250 reais para uma família de três pessoas para todo o mês, com esta atitude não haverá fome. Quinzenalmente intercalar com- Bananas maduras e verdes, laranjas de fim de feira, batatas doce.
1-Feijão, Arroz, Café, Farinha, Açúcar, Sabão, Sal, Toucinho de porco, carne seca e farinha de milho para cuscuz, estes produtos não custarão mais de que 250 reais para uma família de três pessoas para todo o mês, com esta atitude não haverá fome. Quinzenalmente intercalar com- Bananas maduras e verdes, laranjas de fim de feira, batatas doce.
3-Tomem banho com sabão de côco e não comprem shampoo, evite sabonetes.
4-Esqueçam cinemas, praias, festas ou quaisquer desvios do domicilio
5-Façam amizades só com os que gostam de estudar, se afastem dos que bebem e gostam de baladas.
6-Sejam amigos de suas casas, mesmo que não sejam boas.
7-Procurem fazer de
tudo para freqüentar uma escola noturna e ao termino da aula procurar
abrigo em casa. Na escola sentem-se nas cadeiras da frente, perguntem
tudo aos professores e direto para o ponto de ônibus ao tocar o sino.
Andem sempre com um doce na bolsa para não merendar na rua, comam bem em
casa, para os que trabalham utilizem os vales compras para abastecer a
despensa, não gastem em restaurantes, são dez vezes mais caros.
8-Não existem domingos e nem feriados
9-Não aceitem nada que seja fácil, procurem saborear o suor do seu próprio rosto.
IV CAPÍTULO
DOS FATOS REAIS
IV CAPÍTULO
DOS FATOS REAIS
Queridos jovens , os
grandes homens seguiram este ritual, salvo os que nasceram em berço de
prata ou de ouro, agora os que vieram do zero, assinam este documento.
Agora sabe o porque de tudo isso ?:
É para quando você como
advogado, industrial, comerciante, artista, medico, engenheiro ou
qualquer outra profissão de igual valor, se encontrar com um colega de
turma que não obedeceu ou seguiu estes ensinamentos e ele fizer este
monólogo abaixo, você olhar para trás e dizer: VALEU, VALEU APENAS O
SACRIFÍCIO.
O Monólogo:
Você chega no táxi, no
balcão de uma loja na porta do seu Escritório, na porta do Fórum, de uma
Construtora, de um balcão de uma aérea , de uma repartição pública, na
recepção de uma Clínica e o colega que ali se encontra no seu posto de
trabalho ganhando dignamente o seu salário e que não cobre plenamente a
sua vontade pergunta:
__Doutora eu conheço a
senhora de onde? Onde a senhora estudou, será que a senhora é
aquela moça feia, suada, mal vestida que ficava sentada na frente e
tudo perguntava ao professor e de imediato corria para o ponto de
ônibus e ia logo para casa? Aquela moça que nunca participou das festas e
nem de passeios de escunas com os colegas do curso noturno? será que é
a senhora mesmo? Hoje uma doutora bonita, elegante, educada,
respeitada e que com certeza ajudou toda a sua família a melhorar de
vida.
Dá uma pausa, pensa e depois continua.
___ Prazer doutora , fui um dos colegas da senhora em tal escola, eu brinquei muito, eu ia para escola era para brincar, ninguém me orientou doutora e hoje estou neste trabalho que só Deus sabe o sacolejo que recebo, é digno doutora ,é digno , más é muito difícil, o dinheiro é curto e o mês é muito grande.
Dá uma pausa, pensa e depois continua.
___ Prazer doutora , fui um dos colegas da senhora em tal escola, eu brinquei muito, eu ia para escola era para brincar, ninguém me orientou doutora e hoje estou neste trabalho que só Deus sabe o sacolejo que recebo, é digno doutora ,é digno , más é muito difícil, o dinheiro é curto e o mês é muito grande.
Pára um pouco, olha
para a doutora, abaixa a cabeça, pega na suas mãos com muita atenção,
fala para os colegas com muita orgulho e satisfação que foi colega de
turma 20 anos atrás e acanhadamente termina o monólogo.
__É doutora a senhora
não era feia coisa nenhuma, a senhora estava era disfarçada, a senhora
estava era concentrando as suas energias para dias melhores e para não
deixar nada desviar a sua força de vontade e nada atrapalhasse o seu
sonho, parabéns doutora, valeu. Passarei para as minhas filhas os seus
ensinamentos, Valeu.
Iderval Reginaldo Tenório
18 de Janeiro de 2011ACESSEM O BLOG E DIVULGUEM
http://www.iderval.blogspot.com/
OBS. NA BAHIA O GRANDE REITOR PROFESSOR NAOMAR ALMEIDA REINVENTOU A ESCOLA PUBLICA FEDERAL, IMPLANTOU DIVERSOS CURSOS NOTURNOS PARA OS JOVENS QUE TRABALHAM E IMPLANTOU O SISTEMA DE COTAS. O PROFESSOR ABRIU AS PORTAS DA UNIVERSIDADE PARA OS MENOS PROTEGIDOS. FOI UMA ATITUDE QUE HONROU A SUA ADMINISTRAÇÃO , FOI UMA VIRTUDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário