terça-feira, 13 de junho de 2017

MORRE GRANDE CIRURGIÃO NA BAHIA- O JOVEM JOÃO ETTINGER


JOÃO ALÉM DE UM MESTRE NA MEDICINA, ERA UM GRANDE ARTISTA PLÁSTICO. GRANDE PINTOR,  UM SER HUMANO DO MAIOR VALOR.
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Adicionar legenda
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-up

Morre mais um baluarte da medicina da Bahia, meu amigo João Ettinger, jovem médico, viveu um pouco mais de quatro décadas fazendo apenas o bem. 

Tinha como principais destaques,  a capacidade profissional , a ética, o alto grau de humanidade,   a belevolência , a beneficência  e a vontade de praticar o bem para os colegas, os pacientes, os amigos, os alunos, para a verdadeira ciência  e para a medicina, tudo que queira falar do amigo João é pouco. Perde a Bahia uma das suas forças na medicina. 

Siga em paz e que o Criador lhe receba de braços abertos  para compensar a tristeza que hoje abala todos os seus familiares,  amigos, colegas e pacientes.

João meu amigo, você fará muita falta para todos nós, o Brasil chora por sua morte, o seu alto grau cultural , a sua sensibilidade pelas artes será multiplacada por todos nós.  Os seus pacientes quando voltavam para o meu consultório sempre me diziam:

  "DR IDERVAL, MUITO OBRIGADO POR ME INDICAR O DR JOÃO ETTINGER"

 E O JOÃO ME DIZIA  

"TENÓRIO , SÓ FIZ O QUE TODOS OS SERES HUMANOS DEVERIAM FAZER, RESPEITAR O PRÓXIMO  SEM RESTRIÇÕES"

Iderval Reginaldo Tenório

Alguns depoimentos de colegas.



1-


Meu coração, chora por tamanha perda 😢😢😢 Quê falar desta pessoa? Palavras me faltam 😢😢 Doutor , amigo, ser humano ímpar. ..Obrigada por tudo que fizeste, para cuidar de minha saúde, minhas cirurgias, por mim, fazer sorrir quando eu estava triste em preparo para o centro cirúrgico. ..Profissional, homem de tamanho coração. Que Deus te receba no glória Dr. João Ettinger Meus sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos, e pacientes assim como eu fui 😢😢😢





2-


E é assim que quero tê-lo na minha lembrança, nunca esquecerei dos seus ensinamentos profissionais e de vida, das nossas "cantigas", das brincadeiras, seu bom humor e de todo seu positivismo. Por onde passou deixou sua luz, que ela brilhe no céu e que o senhor faça muitos rirem como nos fez aqui na terra. Nos encontraremos na "rodagem" de outras vidas. O meu filho João Augusto honrará teu nome.
Descanse em Paz! #luto


3-
Uma homenagem da LAC ao nosso eterno orientador João Ettinger que nos deixou no dia de hoje. Seus ensinamentos estão eternizados em todos nós e no futuro próximo faremos de tudo para que nossas incisões, manobras e suturas tenham a sua marca, com o seu dom! Obrigado por tudo, mestre! Descanse em paz e que Deus conforte a sua família 🙏🏼




4-
Juliana Verde Fornos Konen está se sentindo triste.
25 min ·
Valéria Ettinger Edilda Ettinger tia e Lela. Sentimos muito, muito, muito pela perda de vocês. João Ettinger foi um dos seres mais íntegros e bondosos que conheci. Um cirurgião extraordinario, um pintor maravilhoso, filho e irmão amoroso. Nunca me esquecerei o que ele fez por tantos da nossa família, mas em especial a minha mãe. Minha última lembrança com ele foi em Buenos Aires... Deixo aqui o meu abraço apertado e todos vocês e que Deus, em sua divina misericórdia o receba com muito amor e que conforte os corações de vocês.

5-
Hj tem festa no ceu...
Para receber Joao... João Ettinger
Cara decente , gente do bem, guerreiro... enfrentou a doença com uma impar dignidade, com amor a vida e sem apego as coisa pequenas...
Tive a benção de acompanhar ele em uma das suas uma das suas últimas apresentações em Frankfurt no ano passado... ele com a humildade dos grandes me pediu para revisar os slides para ver se o ingles estava bom e os mesmos estavam coerentes....
Assisti na primeira fila, gravando a sua aula que esteve (como sempre primorosa), nessa época, ja sabíamos da doença e do seu prognóstico fatal.. mas a leveza com que ele levava a situação me tocou mto e ao final fomos ao jantar do congresso onde junto sentamos a mesa e celebramos a vida...
Hj é dia de festa no céu... descanse em paz "Big Kahuna Jhon"


6-


É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu primo João Ettinger. Médico, professor, mestre, primo e filho exemplar que sempre prezou pela união e felicidade da família. Hoje se vai e deixa muita saudade a todos que aqui ficam... Agradeço imensamente pelas oportunidades, pela inserção no mundo da cirurgia e pelos ensinamentos que foram passados. Obrigado demais primo, vc agora é um anjo que com crtz protege a nossa família! Abraço John


Vitor Gibara com João Etting

8 comentários:

Ana Patty Braz disse...

Tudo que se colocar aqui será pouco diante da grandeza desse ser humano. A delicadeza da voz a paciência com que responndia as minhas ( e penso que se todos os pacientes dele) dúvidas eram divinas. O CRIADOR precisou de ti para outra missão. Operar lá no céu ajudando os irmão que precisarem.Abaixo de Deus agradeço por ter me proporcionado renascer e ser feliz de novo. Muita força a família, muita energia positiva e na minha memória sempre recordarei dele entrando no consultório de jaleco e o brilho no olhar de quem amava o que fazia. Chegue em paz doutorJonh e boa obra aí em cima. Meus agradecimentos e orações serão eternas em sua memória.

maria jose disse...

É muito triste saber que não vou vê-lo mais quando chegava na COREME e me pedia pra conseguir uma sala pra ele dá aula aos Médicos Residentes, sempre com um sorriso e uma educação britânica. Saudades eternas de Dr.João Ettinger

www.eduardoleite.blogspot.com disse...

O que mais ouvia falar a respeito do Dr. João Ettinger , além da sua capacidade profissional era a sua importância a Ética e a sua preocupação em repassar esses preceitos aos seus alunos. Grande perda precocemente acontecida.

iderval.blogspot.com disse...

Amigo Eduardo, tudo isto passado pelos mestres de ontem, como o Augusto Teixeira, pelos de hoje como a sua própria pessoa, meu preclaro e professor Eduardo leite , e com os do agora como o amigo João Ettinger.
A medicina precisa de homens deste quilates , tenho lhe acompanhado e tenho orgulho dos seus ensinamentos, obrigado e continue a nos ensinar. . Iderval.

Anônimo disse...

Que Deus o tenha em sua Glória.

Anônimo disse...

Pessoas como DR;João são anjos que vem aqui para elevar nossa fé e trazer aprendizado.O anjo foi solicitado porque a missão dele continuará em um plano maior ,Para que outros seres recebam tãnta luz emanada de um só ser.Obrigada anjo por sua breve passagem e grande presença.

Anônimo disse...

Pessoas como DR;João são anjos que vem aqui para elevar nossa fé e trazer aprendizado.O anjo foi solicitado porque a missão dele continuará em um plano maior ,Para que outros seres recebam tãnta luz emanada de um só ser.Obrigada anjo por sua breve passagem e grande presença.

Anônimo disse...

Em 2008 tive o prazer de conhecer o Dr.João e em 2009 ele mudou a minha vida após uma cirurgia de redução de estômago,descanse em paz!!