A “Síndrome da Bunda Morta” é uma nova preocupação entre os médicos
Parece piada mas é sério. Saiba se tua bunda já morreu e como ressuscitá-la.
Na disputa para saber qual era o mais prejudicial, trabalhar sentado se mostrou muito pior à nossa saúde que trabalhar em pé o dia todo.
E para não restar dúvidas desse fato, um novo problema relacionado à
sentadinha nossa de cada dia (no sentindo puritano) ganha destaque entre
os especialistas: a “síndrome da bunda morta”.
Também conhecida como “amnésia do glúteo”, a síndrome se dá quando o
músculo mediano, um dos três músculos mais importantes da região dos
glúteos, para de “funcionar” corretamente.Com um músculo a menos para ajudar no esforço que nosso corpo faz para estabilizar a pelve, outros músculos tentam compensar esse desequilíbrio, o que provoca dores nas costas, no quadril e problemas nos joelhos e tornozelos, revelou Kristen Schuyten, fisioterapeuta da Michigan Medicine em entrevista à CNN.
E sabe o que faz teu músculo mediano não funcionar corretamente e dar início à essas complicações? Ficar muito tempo sentado ou não “malhar” o bumbum. Se safou dessa, hein, Gracyanne?
Andrew Bang, quiroprático no Cleveland Clinic’s Wellness Institute, afirma, também à CNN, que apesar de parecer piada, casos de pacientes com dores causadas pela “síndrome da bunda morta” são bastante comuns.
Segundo Bang, ao contrair um músculo, um sinal é enviado para que outro automaticamente relaxe. Quando estamos sentados, os músculos dos glúteos permanecem relaxados, inativos e com o passar do tempo, estamos quase que treinando-os para serem cada vez mais fracos, estimulando o aparecimento dos sintomas da síndrome.
O profissional ainda alerta que a “amnésia dos glúteos” também pode ocorrer em pessoas ativas, mas que não desenvolvem os músculos do bumbum corretamente. Como exemplo, ele cita os corredores de maratona que, apesar de praticarem o esporte, costumam desenvolver a síndrome.
Será que minha bunda está morta?
Andrew Bang ainda revela duas formas de descobrir se as dores que você possivelmente vem sentindo são provenientes dessa síndrome.A primeira delas é um exercício realizado pelos especialistas, onde o paciente, em pé, levanta uma das pernas para frente. Se o quadril inclinar um pouco para o lado da perna que foi levantada, é sinal de fraqueza nos músculos do glúteo.
A outra maneira é observar a curvatura da lombar (parte inferior das costas). Segundo o profissional, é normal que a coluna forme um “S”, mas se for acentuada demais é sinal de que a falta do músculo mediano no glúteo sobrecarregou os músculos do quadril, que empurram a pelve para frente, causando a lordose.
Como evitar a morte da bunda
A fisioterapueta Kristen Schuyten indica às pessoas que trabalham sentadas a fazerem pequenos intervalos durante todo o expediente. Levante, se alongue, caminhe um pouco, nem que seja em volta de sua mesa.A profissional aconselha fazer essas atividades com regularidades, usar aplicativos ou até o alarme do celular para te lembrar de levantar um pouquinho.
E para quem treina, Bang indica que não esquecer de focar o bumbum. Junto com agachamento e pontes, abdução do quadril no solo é um bom exercício para somar a rotina de exercícios, explica o especialista.
– Vamos todos cuidar da nossa saúde e começar essa linda campanha: #NaoDeixeSuaBundaMorrer.
Fonte(s):
Nameless TV - Facebook,
CNN
Imagem de capa:
Study Blue
Nenhum comentário:
Postar um comentário