domingo, 15 de setembro de 2013

O QUE É O PIB

O que é um PIB:

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.
O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região.
 Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.
O PIB pode ser calculado a partir de três óticas: a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento.
1- Na ótica da despesa, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efectuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos.
2-Na ótica da oferta, o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia.
 3-Já na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, ou seja, a soma dos rendimentos do fator trabalho com os rendimentos de outros fatores produtivos.

Porque o Brasil não vai bem? Vejam este pequeno resumo.

No ítem 1- O país é um grande consumidor,  um grande gastador, como   não tem patentes  registradas  ,  não  tem tecnologia para agrega-las aos produtos,  não produz riquezas , e tem que consumir, é obrigado compra-los,  enviando divisas para o exterior. Tudo que se consome tem que ser comprado e de fora do país :carros, aviões, relógios, computadores, telefones, televisores, maquinas de precisão, bebidas, perfumes, manufaturas de pequenos  portes, tecidos, roupas e etcs/etcs.

No ítem2- As empresas brasileiras que operam e geram economia são poucas, uma vez que as maiores da indústria são apenas montadoras, importam 90% dos ítens e montam no Brasil, gerando empregos em serviços,  e as empresas que mais crescem são nos serviços, estas não produzem riquezas e sim aumentam as despesas , incrementam o consumo(Empresas Aéreas, Comércios, Beleza  , Vestuário , Entretenimentos e  ETC), consequentemente  enviando divisas para o exterior, uma vez que   o país nada produz  ou produz muito pouco. O consumo está no sonho de cada cidadão, o sonho é consumir tudo de bom que se vê , que se lança no mercado e a produção está na razão , na força e na realidade.

No ítem 3-O fator produtivo que gera riquezas, que produz divisas, que gera a independência está muito apagado no país, este segmento é quem proporciona a entrada do dinheiro por intermédio da exportação. Como país não tem tecnologia, não tem patentes e nem indústria própria não pode exportar produtos totalmente acabados, não agregando tecnologias, a maior fonte de exportação são as matérias primas, as suas commodities, as matérias brutas: FERRO E MINERAIS. Até mesmo as commodities como carnes e sojas para serem produzidas consomem tecnologias importadas como: Remédios, rações, adubos, defensivos agrícolas e muitas máquinas.   
O PIB DO PAÍS TEM QUE CRESCER.
CRESCER NO ÍTEM 03- PRODUÇÃO.

EXEMPLO: QUANDO SE COMPRA UM TELFONE DE ÚLTIMA GERAÇÃO , ESTÁ SE COMPRANDO AGREGADO AO PRODUTO VÁRIOS ÍTENS.
1-Um computador
2-Uma máquina fotográfica
3-Um Rádio
4-Uma filmadora
5-Um GPS
6-Gravador,Jogos, calendários, dicionários, calculadora e mais uma grande variedade de produtos acoplados ao pequeno aparelho, resumindo, está aumento o envio de divisas para as industrias dos países que fabricam os equipamentos.
ENQUANTO MAIOR O CONSUMO DAS TENOLOGIAS PELO CIDADÃO COMUM, MAIS POBRE FICA O PAÍS. ESTAS TECNOLOGIAS DEVERIAM SER UTILIZADAS NAS INDUSTRIAS QUE PRODUZEM  RIQUEZAS E NÃO NO SETOR QUE PRODUZ  DESPESAS, O SETOR DO CONSUMO.

OS DOIS SETORES SÃO PRIMORDIAIS- AS INDÚSTRIAS E AS COMMODITIES GERAM E TRAZEM AS RIQUEZAS ENQUANTO OS SERVIÇOS E O COMÉRCIO  AS DISTRIBUEM.
EM.Miniatura 3:31

    Nenhum comentário: