domingo, 14 de julho de 2013

PRESSIONADO, GOVERNO JÁ SIMULA CORTE DE MINISTÉRIOS

PRESSIONADO, GOVERNO JÁ SIMULA CORTE DE MINISTÉRIOS
Simulações feitas pelo Planalto incluem fusões de pastas e revisão de status de secretarias. Cenário mais 'factível' prevê redução de 39 para 33 ministérios; impacto sobre contas públicas seria pequeno
Com críticas ao inchaço da administração federal vindas da oposição e, agora, do próprio PT, o governo Dilma Rousseff começou a fazer simulações para enxugar o número de ministérios. Hoje há 39 órgãos com esse status.
O desenho de uma Esplanada mais enxuta vem de avaliações segundo as quais é preciso emitir um sinal de austeridade fiscal, ainda que o impacto real nas contas públicas seja pequeno.
Segundo a Folha apurou junto a interlocutores da área econômica, há ao menos duas projeções para desidratar o número de pastas. Os desenhos foram tabulados há duas semanas.
A presidente Dilma Rousseff ainda não decidiu se fará os cortes, mas diversos interlocutores defendem a ideia. O próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dado conselhos com esse objetivo, e muitos ministros apoiam essa iniciativa. (Folha de S. Paulo – Natuza Nery e Andréia Sadi) 

Nenhum comentário: