segunda-feira, 22 de julho de 2013

A BARRAGEM ZABUMBÃO EM PARAMIRIM


        A BARRAGEM  ZABUMBÃO EM PARAMIRIM BAHIA
A Barragem Zabumbão, uma das belezas da nossa Paramirim, encontra-se entre a Serra da Estrelinha e da Torre, faz parte da bacia do Rio Paramirim. Possui 58 metros de altura, 340 de extensão, represa águas numa faixa de 5 km, com um volume médio de 76.000.000 metros cúbico.

Em homenagem aos meus amigos:Dr Eutimio Brasil grande médico angiologista da Bahia meu irmão, Dra Edza Brasil grande farmacêutica, Euripedes Brasil, Edesio Brasil, Gilberto Brito, Orlandinho meu grande Juíz, Osvaldo Brasil, Augusto Brasil pessoa inesquecível e mais um cem número de baluartes nascidos e criados naquele torrão, viva CANABRAVINHA.


Paramirim


  1. Paramirim –

    Município de Paramirim ... Paramirim é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2007 era de 26.732 habitantes.
  2. O município de Paramirim está localizado na Chapada Diamantina Meridional e seu território integralmente abrangido pelo Polígono das Secas. Está situado na parte Sudoeste do estado da Bahia, e faz parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco, sendo o Rio Paramirim um dos maiores e mais importantes afluentes da margem direita do Nilo Brasileiro (Rio São Francisco).
    Limita-se:
    Ao Norte: Rio do Pires e Caturama.
    Ao Sul: Caetité e Livramento de Nossa Senhora.
    Ao Leste: Érico Cardoso (Água Quente).
    Ao Oeste: Botuporã e Tanque Novo

Em conseqüência da colonização e exploração das Minas do Rio de Contas, portugueses e brasileiros contornaram os rios da região e acabaram se fixando no Vale do Paramirim, onde se encontra localizada hoje a cidade deste nome. O município é rico em atrações turísticas e festejos populares tradicionais, como a Trezena de Santo Antônio, padroeiro do Município, treze dias de muita fé, devoção e forró no período de 1.º a 13 de junho. Logo em seguida acontecem os festejos de São João com forte expressão cultural. Também são festejados o Dia dos Vaqueiros, Dia dos Motoristas e o Encontro dos Santos.
As principais atrações turísticas são: Barragem do Zabumbão; Represa do Rio da Rua e as piscinas naturais; os açudes da Arraial de Baixo, da Baixinha, do Bebedouro, do Pageú, do Periperi; as lagoas da Tabúa, da Av. César Borges, de Caraíbas e Várzea Redonda, dentre outras; Morro do Cruzeiro, com as torres de transmissão; a cachoeira dos Balaios; a Vila de Canabravinha, com suas tradicionais festas e romaria.
No patrimônio natural destacam-se as inscrições e pinturas rupestres da Serra da Pedra Branca, da Loca dos Tapuios, da Serra da Gamileira, do Mucambo, do Sangue dos Morotós, dentre outros; as Grutas do Menino Jesus de Pirajá, na Pedra do Mocó, do Morro Preto, do Sobrado de Santana, entre outros; os Morros da Via Sacra; a Pedra da Bandeira; a Igreja Matriz de Santo Antônio, as do Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Rosário da Cidade; a Capela do Bom Jesus e Santa Rita, em Pau de Colher, entre outras.





                  Hino do Município de Paramirim:
*
Linda serra te contorna,
Rio pequeno te corta inteiro
Dando nome a tu que és forte,
Terra minha, amor primeiro.
*
Teu solo diverso em formação,
Cobre-se em relva aquarela.
Refletindo a cor do povo,
Mestiço, matiz mais bela.
*
Paramirim, amada terra,
Hei de lutar, lutar vencer,
És forte de força viva,
Por ti eu hei de ser.
*
Teus filhos sempre a lutar
Para o bem, por teu crescer
Sem tréguas, unindo as forças
Buscam a glória, o saber.
*
Oh! Senhor, protetor universal,
Abençoa este pedaço de chão.
Dá força, paz, conforto.
Inspira a todos, traze união.
*
Composição: Gilberto Martins Brito.
Musica: Ito Moreno Filho.
Texto retirado da Lei Orgânica do Município de Paramirim.
                               http://www.iderval.blogspot.com




Festejos em Canabrvinha em 2012 




















VISITE O BLOG   
http://www.iderval.blogspot.com










Nenhum comentário: