terça-feira, 28 de maio de 2013

Ministério da Saúde deve abrir 12 mil vagas de residência para médicos brasileiros

mônica Bergamo

28/05/2013 - 03h04

Ministério da Saúde deve abrir 12 mil vagas de residência para médicos brasileiros

O Ministério da Saúde deve anunciar nas próximas semanas a abertura de 12 mil novas vagas de residência para a formação de médicos brasileiros. O anúncio será feito junto com a finalização do programa de "importação" de estrangeiros para trabalharem em regiões carentes do país. O projeto tem sido bombardeado por entidades que representam os profissionais nascidos aqui.
EM FALTA
As duas medidas serão embaladas em números que reafirmam a carência de médicos no país. Apesar de formar cerca de 16 mil doutores por ano, o Brasil tem 1,9 médicos por mil habitantes, contra 3,2 da Argentina, 4 da Espanha e 6,3 de Cuba.
PASSEATA
E nesta terça-feira (28) um grupo de secretários estaduais e municipais de saúde do Norte e do Nordeste devem se manifestar em favor do programa de "importação". O encontro será no Maranhão, que tem 0,6 médicos por mil habitantes.
BOA HORA
"A pressão deles é muito grande", diz o ministro Alexandre Padilha, da Saúde, reafirmando que o projeto caminhará mesmo sob críticas. E mais: a demanda seria por 9.000 médicos estrangeiros, e não 6.000, como anunciou o Itamaraty. "O mercado nos grandes centros está aquecido e é difícil atrair médicos brasileiros para regiões remotas", afirma ele.

Nenhum comentário: