segunda-feira, 27 de maio de 2013

Amigos do Blog Cultural, conheçam mais um Nordestino de fibra que ficará na história, o mestre Chico Bezerra.

 
 
Amigos do Blog Cultural, conheçam mais um Nordestino de fibra que ficará na história, o mestre Chico Bezerra.
 
Xico BezerraFrancisco Bezerra
Crato, PE
Compositor. Poeta.
Nasceu na serra do Crato, na fronteiro entre Ceará e Pernambuco. Foi influenciado pela natureza agreste do sertão e pela obra de Luiz Gonzaga. Foi funcionário público, tendo assim se aposentado.
Dados Artísticos
A partir de 2000, passou a gravar discos independentes com o ritmo do forroboxote, que é como intitulou suas obras. Em 2001, no CD "Forroboxote 1", suas músicas foram interpretadas por Nico de Pádua e Serginho Luiz. No ano seguinte, lançou o "Forroboxote 2", com suas composições sendo interpretadas por Cléo Dantas, com participações especiais de Maciel Melo, Arlindo dos 8 Baixos e Irah Caldeira.
Em 2004, teve a composição "Tangendo a dor", gravada por Aldemário Coelho no CD "Povo brasileiro", e o aboio "Se tu quiser", lançado por Alcymar Monteiro, no CD "Aboios e vaqueiros". Teve, ainda, a composição "Medo Da Solidão" gravada pelo grupo Fulorando no CD "Sinfoneia desvairada". Ainda em 2004, na terceira edição do projeto "Forroboxote", escolheu apenas mulheres para interpretar composições suas no CD lançado pelo projeto, que se chamou "Mulheres cantadeiras de uma nação chamada Nordeste", entre as quais, Marinês, Amelinha, Chiquinha Gonzaga, Bia Marinho, Maria Dapaz e Irah Caldeira. Irah contou na sua faixa com a participação do sanfoneiro Dominguinhos.
Em 2005, foi convidado a participar da gravação do DVD "5 Peba na Pimenta", lançado pelo Quinteto Violado, no Sesc Mariana, em São Paulo, fazendo a abertura do espetáculo, com seis poemas de sua autoria falando do grupo e de cada um dos componentes.
 
"Desembuchei no mundo numa cidade cearense chamada Crato, nos calcanhares da Serra do Araripe, avizinhada, parede-e-meia, com o Pernambuco. Por aquelas bandas, se nasce sentindo as baforadas do baião, se toma mingau com gosto de xote, a chupeta já vem melada com o açúcar do xaxado. Além do mais, ao sair do bucho da mãe, já bate nas oiça da gente um violeiro, um cantador ou um cego de feira, do outro lado da calçada, cantarolando Gonzagão. Como não se apaixonar pelo rei Lua? Assim, fui balançado na rede ouvindo o acalanto Gonzagueante e sentindo no pau da venta o cheirinho bom da terra do sertão. Para completar, minha mãe tocava bandolim, quando não tava namorando com meu pai. Daí, o gosto pela música, conseqüência de uma relação quase umbilical."
O INÍCIO    
Assim, Xico se descreve. Lembra que desde os 14, 15 anos já compunha umas besteirinhas. Meio por timidez, meio por falta de tempo para dedicação integral (um dos seus defeitos, segundo ele, é a utopia de querer fazer as coisas sempre bem feitas) foi embauzando as composições, guardando-as só para si. Até que, com a proximidade da aposentadoria e percebendo o processo pinelizante dos colegas que se aposentavam, resolveu que, no período de vagabundagem que se avizinhava, valeria a pena fazer algo prazeroso, que lhe afagasse a alma ... afinal, 28 anos cumprindo obrigações burocráticas atrás de um birô e em viagens por esse Brasilzão - vivia à cata de picaretas do setor financeiro, era Inspetor do Banco Central - mereciam uma recompensa do ponto de vista da satisfação pessoal.
  1. Miniatura 0:43
  2. JOAO LACERDA DEPOIMENTO DVD- CHICO BEZERRA

Nenhum comentário: