terça-feira, 28 de maio de 2013

Amado Batista afirma ter sido torturado pela Ditadura porque "mereceu"

Amado Batista afirma ter sido torturado pela Ditadura porque "mereceu"


                                       
O cantor Amado Batista com a entrevistadora Marília Gabriela
   
 

Em entrevista ao programa De Frente com Gabi, do SBT, que foi ao ar na madrugada de ontem, o cantor Amado Batista revelou ter sido torturado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), mas disse não se sentir vítima do Estado e comparou seus torturadores a “uma mãe que corrige um filho”.

Batista contou à jornalista Marília Gabriela que antes de se tornar músico profissional, quando tinha entre 18 e 19 anos, trabalhava em uma livraria. O emprego facilitou o acesso de intelectuais a livros considerados subversivos na época.

O artista disse também ter aceitado enviar somas de dinheiro a um professor universitário do Maranhão. Mais tarde, Batista descobriu que o professor estava envolvido em ações clandestinas de grupos esquerdistas.

De acordo com o cantor, quando os militares investigaram seus clientes na livraria, acabaram chegando até ele. Batista foi preso por dois meses e torturado. “Me bateram muito. Me deram choques elétricos”, disse.

“Um dia me soltaram. Fiquei tão atordoado. Queria largar tudo, virar andarilho.”

Questionado se teria vontade de confrontar seus torturadores, o cantor foi enfático. “Não. Eu acho que mereci. Acho que eu estava errado por estar contra o governo e ter acobertado pessoas que queriam tomar o país à força”.

O músico revelou, ainda, ter sido procurado pela Comissão da Verdade, que investiga violações de direitos humanos praticados durante a ditadura. Batista recebe uma indenização do governo. “Recebo um salário de cerca de R$1 mil, mas acho desnecessário.” (da Folhapress)
 

2 comentários:

Almira Reuter disse...

Estou aqui estarrecida.....e ao mesmo tempo,admirando o esclarecimento de Amado Batista.Admirando pela sua coragem,mesmo sofrendo como ele admitiu ter acontecido,ter a capacidade de tamanha avaliação de seus atos naquele momento.eu digo até a grandeza de tal avaliação."Pois",foi o primeiro relato que eu sei que não guardou rancor,eu não sei se eu tivesse sofrido tais torturas,teria a serenidade para fazer avaliações.Parabéns Amado Batista por ser tão bonito e um ser tão evoluído, em minha visão.

A Marreta do Azarão disse...

O que Amado Batista quis dizer é que sabia o que estava fazendo, que era uma guerra e ele escolheu um lado, sabia das consequencias, foi pego e arcou com elas. Amado não fica se fazendo de vítima da ditadura, não ganha a vida como coitadinho que se diz perseguido, como tantos outros artistas e os chamados intelectuais, Chico, Caetano, Ziraldo e outros, que transformaram sua luta contra a ditadura em aposentadoria. Amado Batista é muito mais honesto nesse sentido, sabia do risco que corria, não fica posando de defensor da pátria e da democracia. Parabéns a Amado pela coragem. Aliás, quem deveria ter sido torturada era a Marilia Gabriela, cada vez mais prepotente e vazia de conteúdo, se achando a maior intelectual do país, e trabalhando para o Silvio Santos.
Mais:
http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/2013/05/amado-batista-muito-ensinar-chico-gil.html