terça-feira, 14 de maio de 2013

HOMENAGEM ÀS MÃES NA ESCOLA FUNDAMENTAL PÚBLICA MUNICIPAL. ESCOLA MUNCIPAL MODELO VEREADOR FRANCISCO BARBOSA - JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ




Foto

Amigos do blog cultural, estive na Cidade de Juazeiro do Norte e lá participei de uma festa em homenagem às mães dos alunos  de uma Escola Fundamental Pública Municipal, A Escola Modelo Vereador  Francisco Barbosa,  situada na Serra do Horto, bem próximo ao Monumento  do Padre Cícero Romão Batista.

Na Escola estudam 600 alunos em dois  turnos, todos daquela comunidade de baixa renda. Tem como Diretora a competente e dedicada educadora Professora Odorina Tenório, que diante dos seus 70anos de idade e 50 de magistério, sabe muito bem conduzir os seus comandados lhes ensinado ética, coragem, respeito e amor, incentivando o crescimento do núcleo familiar.

A Festa foi um iniciativa da mestra Odorina, dos seus professores, dos alunos, dos funcionários de apoio e dos moradores do bairro.

Numa bela quadra esportiva, um jovem Padre celebrou uma missa campal elevando a família, o papel da mãe, o papel do pai , o papel dos professores, a importância da família e da escola.

Em seguida os alunos sem medir esforços deram uma verdadeira aula de cidadania. Um grupo de  adolescentes encenou a importância do diálogo, tendo como base a família de Jesus; em seguida, três  jovens princesas dançaram em homenagem ao amor, três belas jovens que,  pelos esforços e  gestos,   demonstraram  visivelmente o  anseio  de alcançarem um futuro melhor, foram claras nas suas danças, foi um belo espetáculo, dias melhores virão.

No meado da comemoração , a plateia constituída na sua maioria de mães de alunos, foi agraciada  com a performance de quatro crianças que demonstraram a importância do dialogo em família , depois e por último um coral de 25 alunos, dos 08 aos 14 anos, deu um show, liderado por uma  compenetrada e inteligente menina  de 09 anos o coral foi ao clímax cantando emocionalmente a música de Claudinho e Bochecha.

"Amor sem beijinho, Buchecha sem Claudinho, Sou eu assim sem você"
Por derradeiro , o Professor Luiz foi brilhante numa apresentação autoral, recitou uma bela poesia em homenagem  à sua mãe , às mães da Escola e às mães deste mundão de meu Deus, foi um fechamento com chave de ouro. Parabéns  Professor Luiz, parabéns.
Foi uma aula de cidadania, numa demonstração que,  nem tudo está perdido, ainda existe professoras como a Dona Odorina e a usa equipe.
Foi uma aula de cidadania  , uma demonstração de esforço e superação de uma comunidade carente,  que sonha por dias melhores. Naquela festa se enxergava a alegria de se fazer o melhor, se enxergava a força de vontade que existia dentro de cada um em vencer e galgar um futuro mais digno e cheio de realizações.
 Dona Odorina Tenório , sua equipe, alunos, pais e funcionários muito obrigado pelo belo dia vivido por este mortal que, conhece tão bem de perto  o sofrimento deste povo humilde,  honesto, sofrido, altaneiro e acima de tudo corajoso.
Eu não tenho a menor  dúvidas que , muitas daquelas crianças quando chegarem ao pódio  , quando estiverem gozando da merecida e trabalhosa vitória , terão boas lembranças e orgulho  daquele memorável dia.
Meninos o futuro  está na vontade e nas mãos de cada um dos lutadores, basta força, coragem, predestinação e muita garra, e estes pré-requisitos fazem parte da vida de cada uma daquelas crianças que hoje estudam na Escola Modelo Vereador Francisco Barbosa. Muitas  serão as dificuldades , maiores serão os esforços para vence-las e muitos vencerão para o bem e felicidade desta sofrida Nação. Fiquem e vençam em paz.
Iderval Reginaldo Tenório







Foto
Adicionar legenda


                                                                                    

Foto: Linda apresentação dos alunos em homenagem as mães
SOU EU ASSIM SEM VÔCE ,

VEJAM ESTA  MENINA, A SEGUNDA DA PRIMEIRA LINHA  ,  ESTÁ COM O PAPEL MAIOR DO QUE ELA, É UMA LÍDER NATA. ELA FOI ALÉM DO CORAL UM ESPETÁCULO À PARTE.



SOU EU ASSIM SEM VÔCE
Claudinho e Bocheca

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...
Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...
Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você...
Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo
Por que? Por que?
Neném sem chupeta,
Romeu sem Julieta,
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada,
Queijo sem goiabada,
Sou eu assim, sem você...
Você...
Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes
Vão poder falar por mim...
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas prá poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...


Foto: Mães, Alunos, Gestores, Professores e convidados assistindo a Missa
Adicionar legenda

Foto: Mães, Alunos, Gestores, Professores e convidados assistindo a Missa








Um comentário:

Rosângela Tenório disse...

Realmente foi um inesquecível flash de felicidade. A constatação de integração Diretor-aluno-professor, foi marcante e nos encheu de esperança. A educação no Brasil precisa de gestores que delegue funções aos seu colaboradores, que tratem todos como irmãos e isso, Dona Odorina o faz com maestria. Todos que lá estavam se cumprimentavam como uma verdadeira família e é isso que eleva a autoestima da gente. Lá, exerci a função de fotógrafa, registrando a presença envolvente de todos. De parabéns está a sociedade Juazeirense que agora tem a oportunidade de comprovar que o ensino de qualidade e igualdade está reinando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ver. Francisco Barbosa da Silva. Viva a Diretora, viva os professores, viva os colaboradores, viva os alunos e viva a sociedade Juazeirense que estão prestes a acolher jovens cônscios de sua responsabilidade como Cidadão no Mercado de Trabalho.