terça-feira, 19 de março de 2013

O TRÂNSITO E ALGUMAS SOLUÇÕES


O TRÂNSITO E ALGUMAS SOLUÇÕES

                                             EXEMPLO DO SISTEMA ORAL ABORAL    




                                                           O Trânsito

Solicito aos leitores, que façam chegar ao conhecimento dos  gestores, a opinião de um cidadão que não é especialista em transito, apenas tem boa vontade , esta tarefa cabe aos engenheiros .

Nas grandes e médias metrópoles , o homem  criar engarramento já é fato consumado, o que não deve ser aceito é colocar em risco as vidas dos habitantes, proporcionar prejuízo à nação no consumo de combustíveis fósseis , no desgaste dos veículos ,  contribuir  no aparecimento de doenças, azeitar o consumo de equipamentos e de medicamentos no apaziguamento das doenças, principalmente as psiquiátricas e das neurológicas.

                                                       Ao Assunto
Em Salvador, a engenharia de trânsito conseguiu  propiciar o maior desalento à população em determinados trechos da cidade.


Neste artigo, pontuarei pelo menos três fragmentos .

 1-Trecho Marcos Freire-Tancredo Neves-Shopping Salvador, Centro Médico Iguatemi-Makro e Adjacências.

 O maior empreendimento da região é o  Shopping Salvador, construído com diversos equívocos. Em sendo um ambiente  que circulam milhares de pessoas, deveria possuir um sistema lógico, mais moderno, mais humano e virado para evitar catástrofes. 


O Avançado Centro  mesmo fora dos horários de pico , é um dos causadores de um grande travamento   .  Muitas sãos as causas, a primeira observação que faço são as suas entradas, elas são grandes , ficam na mesma fachada, ficam no corredor principal e  não possuem recuos  para amortecer  a velocidade .  As saídas são poucas, são estreitas e por incrível que pareça , ficam na mesma fachada das entradas, no corredor principal, travando ainda mais o caótico trafego de veículos, travam nas entradas e nas saídas. 


Chamo a atenção que nada deveria ser inventado,  apenas deveria ser imitado o corpo de um animal, uma vez que num sistemam oral-aboral , jamais este modelo seria aprovado pela natureza, a boca sempre fica na frente e a saída sempre por trás, peço que se mirem neste exemplo, façam de conta que o shopping seja  um grande  elefante africano. Então as entradas deveriam ser na frente  e as saídas nos fundos.


Outro equívoco imperdoável à  engenharia  de tráfego, é o gargalo na sua saída para pegar a Paralela e a LIP, este  fica defronte ao Hospital Sara , entre o shopping e a antiga Dismel  . Suporta apenas um veículo, quando tinha  que suportar mais de cinco alimentadores, os veículos que saem do Centro Comercial, os egressos do Makro , do Iguatemi, das Torres de Escritórios daquele miolo, da Casa do Comercio e das adjacências. 

É impossível não travar .  Acredito que os engenheiros estão cientes e entendendo o meu comentário.

2-Outro gargalo feio, é na curva da Tancredo Neves com a  Magalhães Neto-Costa Azul ,  este fica defronte a uma  mega loja de utilidades.  A pista da esquerda fica livre até nas horas de pique, a que vai para o Costa Azul fechada e paralisada até nos horários fora do rash  devido os carros que vêm da praia na Magalhaes Neto , enquanto a  pista da Magalhães Neto  Hospital da Bahia fica   travada devido uma desnecessária sinaleira e a mal distribuição do espaço.


3-Outro entrave incompreensível,  é o esporão que existe na ponta  Macro-Tend Tudo, no início da Paralela com a Marcos Freire junto a uma complexa sinaleira. Ali , pra quem vem do Iguatemi/ Detran , existe um triângulo o qual chamo de esporão,  que invade a paralela dificultando os veículos que procuram a pista defronte ao Macro para atingirem o Centro Médico Iguatemi , o próprio Shopping Salvador e todos os empreendimentos de escritórios daquele capão super habitado, quando o transito trava naquele gargalo, naquele esporão,  engarrafa até a rótula do abacaxi, urge a sua retirada.


Para encerrar, pergunto aos estudiosos.
1-Porquê quem sai da Ligação Tancredo Neves- Iguatemi- Paralela -Rodoviária (LIP) não lhes é permitido subir o viaduto defronte à Madereira Brotas(Nelson Dahia), viaduto que liga a Paralela ao C.das Árvores, uma vez que 30% destes veículos estão indo para a Pituba/Itaigara-C. das Árvores e terão que fazer a volta depois do hiper posto  sobrecarregando o transito naquele trecho tanto na  ida como na volta, duplicando desnecessariamente o número de veículos. A pista da esquerda que vem da Paralela seria desviada para a direita do viaduto N.Dahia, alargando a pista que sai da LIP e vai para o Iguatemi, 30% não chegariam nem no Viaduto Raul Seixas defronte Á Rodoviaria.

2-Porquê não se redimensiona o fluxo no fim da Paralela, quando as suas quatro pistas se deparam com um gargalo no inicio do Viaduto N.Dahia , este como a pista do meio sanduichado  por duas laterais, uma para a esquerda e outra para a direita que se encontram 20 metros depois, logo abaixo do Viaduto, a da esquerda seria aberta para a LIP e se alargaria um pouco a da direita.. 

Este gargalo confunde os motoristas, seria prudente que todos os carros que vêm da paralela possuam duas opções, a primeira era subir o viaduto e sair na Tancredo Neves ou Caminho das Árvores-Itaigara-Pituba e  a segunda  opção , tangenciar o viaduto pela direita, poderia  ir para o Iguatemi, Rodoviária ,Detran ou  Pernambués, neste caso a pista da esquerda seria utilizada pela LIP, em nada prejudicaria, melhoraria e muito.

3- Porquê, quem sai do Centro Médico Iguatemi e adjacências para ir para a Pituba - C.das Árvores -Itaigara têm que fazer o retorno na Av.Luiz Eduardo ou contornar a Magalhães Neto atravessando toda a engarrafada Tancredo Neves -Costa Azul,  quando poderia transitar por baixo do Viaduto Mamede Paes Mendonça defronte ao Desembanco e já sair na Odebrecht Jornal/ A Tarde e pegar a Espatódia.

4-Será que o gargalo por trás do Jornal A Tarde não  tem solução.

Fico por aqui, existem condições de com poucos recursos para melhorar e muito este estressante e perigoso transito.

Conduta urgente urgentíssimo é o caso do Shopping Salvador, muitas entradas e poucas saídas, entradas largas e saídas estreitas, todas anti naturais e na mesma fachada, isto é , na mesma linha , na linha de frente do Shopping. Deveria apenas imitar a natureza animal, entradas na frente e saídas pelos fundos, jamais na mesma trincheira.

Detalhe maior para o afunilamento entre o Shopping e antiga Dismel defronte ao H.Sara, muito estreita para a quantidade de veículos que têm que desaguar.

SE UMA CATÁSTROFE ACONTECER, MILHARES DE VIDAS SERÃO CEIFADAS, MILHARES DE MORTES  SERÃO LAMENTADAS POR TODOS. 
FAÇO UMA SUGESTÃO: QUE JUNTO AOS ENGENHEIROS, TRABALHEM TAMBÉM MÉDICOS ANGIOLOGISTAS , ANATOMISTAS E PROFESSORES DE FISIOLOGIA.
 COM CERTEZA TERIAM ÓTIMAS IDÉIAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO DAS GRANDES METRÓPOLES.

                                                    Iderval Reginaldo Tenório
                                                        Quero a sua Opinião.


Saudades de Gonzagão, por Israel Filho - Sr. Brasil 08/12/2012Saudades de Gonzagão, por Israel Filho - Sr. 

  1. Miniatura

    Chico Buarque - Construção

    de Felipe Diaz Vila6 anos atrás 3830697 views
    Chico Buarque - Construção


  2. Construção - Chico Buarque

    de Paulo Candalaft5 anos atrás 449954 views
    Música construção de Chico Buarque de Holanda. Vídeo produzido por Paulo Candalaft

  3. Chico Buarque - Construção

    de Vitor Ferreira2 anos atrás 193957 views
    Chico Buarque - 



Nenhum comentário: