sábado, 2 de março de 2013

FORTALEZA- RAQUEL DE QUEIROZ É CEARÁ

RAQUEL DE QUEIROZ É CEARÁ- É FORTALEZA

Rachel de Queiroz, nasceu em Fortaleza - CE, no dia 17 de novembro de 1910, filha de Daniel de Queiroz e de Clotilde Franklin de Queiroz, descendendo, pelo lado materno, da estirpe dos Alencar (sua bisavó materna — "dona Miliquinha" — era prima José de Alencar, autor de "O Guarani"), e, pelo lado paterno, dos Queiroz, família de raízes profundamente lançadas em Quixadá, onde residiam e seu pai era Juiz de Direito nessa época.
Em 1913, voltam a Fortaleza, face à nomeação de seu pai para o cargo de promotor. Após um ano no cargo, ele pede demissão e vai lecionar Geografia no Liceu. Dedica-se pessoalmente à educação de Rachel, ensinando-a a ler, cavalgar e a nadar. As cinco anos a escritora leu "Ubirajara", de José de Alencar, "obviamente sem entender nada", como gosta de frisar.

Fugindo dos horrores da seca de 1915, em julho de 1917 transfere-se com sua família para o Rio de Janeiro, fato esse que seria mais tarde aproveitado pela escritora como tema de seu livro de estréia, "O Quinze".

Logo depois da chegada, em novembro, mudam-se para Belém do Pará, onde residem por dois anos. Retornam ao Ceará, inicialmente para Guaramiranga e depois Quixadá, onde Rachel é matriculada no curso normal, como interna do Colégio Imaculada Conceição, formando-se professora em 1925, aos 15 anos de idade. Sua formação escolar pára aí.

Adicionar legenda

  1. TERRAL

    de Edvan Coutinho4 anos atrás45322 views
    Ednardo, Belchior, Fagner e Amelinha cantam Terral
  2. EDNARDO AMELINHA BELCHIOR TERRAL SOM BRASIL

    de ZecaZines3 anos atrás22768 views
    Ednardo, Amelinha, Belchior, Show no Programa Som Brasil em Fortaleza Ceará 1994. Parque do Cocó.
  3. Ednardo eo Pessoal do Ceará - Terral

    de juremasong10 meses atrás1385 views
    Terral
  4. TERRAL EDNARDO

    de lincoln medeiros2 anos atrás411 views
    MÚSICA DE EDNARDO QUE NOS TRAZ BOAS RECORDAÇÕES

Nenhum comentário: