domingo, 24 de fevereiro de 2013

A LONGEVIDADE DA VIDA



                                                                                                                                              

                                             A LONGEVIDADE DA VIDA

Como de costume, prolongo as conversas no consultório com os meus pacientes com o intuito de mostrar a importância da vida, o quanto o mesmo já viveu e o porquê dos sintomas, explano que não poderia ser diferente, principalmente se o paciente é idoso sadio ou idoso doente.

Inicio informando, que o seu quadro não se trata de doença e sim da evolução natural do ser humano, que não existe ser  imortal materialmente.

Pergunto ao mesmo e peço para contar nos dedos das mãos, quantos dos seus amigos de infância estão vivos e sadios, peço para relembrar, quantos de sua convivência  e  mais novos  também já se foram.  Complemento perguntando quantos carros, quantos motores, quantos aviões, quantos cavalos, quantas vacas ele conhece ainda vivos e  quantas cadeiras, quantos sapatos , quantas calças ainda funcionam com a sua idade . O paciente sente de imediato um alívio e esboça um sorriso, inicio a minha explanação.

Informo que aos oitenta anos de idade, não existe um único cidadão no mundo que não use óculos, que não tenha desgaste dentário e que sexualmente seja de longe comparado com um menino de 20 anos, complemento dizendo que a sua musculatura não é mais a mesma, os cabelos não tem mais os pigmentos que os colorem e a sua voz não alcança mais aquela altura de 50 anos atrás, o sujeito dá mais um suspiro de alívio e de conformação.

Mostro que o seu coração bate por minuto 70 vezes, bate por hora  60   X 70 bats, que é igual a 4200 batimentos , reforço que em epenas uma hora bate 4200 vezes,  multiplicando  24horas  X  4200 batimentos, o mestre coração bate    100 mil vezes  por dia, cem mil vezes.  Continuo, em 30 dias, isto é em um  mês,  bate 100 mil  X 30 dias,  que é igual a 3.000.000 três milhões de batimentos  por mês, perfazendo em um único ano,  36 milhões de batimentos cardíacos, então,  se o paciente tem 80 anos,  o seu  coração , o seu músculo cardíaco já bateu 80 X 36 milhões, três bilhões de batimentos, o paciente fica cada vez mais atento ao exporto, pergunto : qual a máquina que consegue dar uma volta em si própria durante 80 anos e consegue bater 3 bilhões de vezes sem parar, é um verdadeiro milagre, veja que o senhor é um privilegiado.
Continuo informando, que  o mesmo come por dia uma média de 2 kg e bebe também 2 litros d’água,  faço as seguintes contas para mostrar o quanto o seu intestino já processou e o quanto já comeu durante os seus oitenta anos. Se come 2 kg por dia, então por mês se come 60 kg de alimentos e se bebe 60 litros d’água, o paciente escuta atentamente, prolongo com os meus cálculos e em voz didática , compassadamente :  60 kg por mês equivalem a 720 kg de comida  e 720 litros de água por ano, como o mesmo conta com 80 anos,  então, já comeu  80 anos X 720 kg que corresponde a  58 mil kilos de comida, isto é: 58 toneladas de alimentos sólidos e 58 mil litros água, tudo mastigado, deglutido, processado e depois evacuado, são nada menos do que 12 caminhões pipas de 5mil litros cheios dágua e 12 caminhões de cinco toneladas cheios de alimentos, perfazendo  24 caminhões de produtos que entram pela boca e são eliminados depois de retirado o que o corpo precisa.
Faço uma viagem pelos rins, pelos pulmões , pela complexidade da visão, do cérebro, das imagens guardadas, dos fatos armazenados no cérebro e da complexidade de cada órgão, é uma verdadeira viagem pelo universo da vida em todos os seus ângulos.
Deixo por fim alguns comentários sobre a vida.  Passo a palavra ao paciente, que junto aos familiares e após a posse de todas estas informações. O cidadão com o  olhar marejado , mira  para o céu, ri, levanta os braços, respira fundo, olha   para o seu médico, para a imagem do criador de braços abertos  exposto na parede à sua frente  ,  balbucia.

___É seu doutor, eu precisava ouvir tudo isto, eu sou um vencedor, eu sou a força, eu sou a resistência em pessoa, nesta vida tenho trabalhado de sol a sol, tenho corrido este mundão de meu Deus  com estas pernas que a terra ai de comer, vi tudo e de tudo,  nunca tinha imaginado que este meu  franzino corpo tenha feito uma bagaceira deste tamanho aqui na terra, foi demais, fez muito  e  continuará a fazer se for pelo gosto de Deus. Eu só queria uma coisinha a mais seu doutor, queria que o senhor copiasse este sermão para eu mostrar a todo mundo eu conheço, muita gente precisa saber do tesouro que possui e que deve zelar por ele .

Foi assim que surgiu este meu relato, este meu conto tipo crônica,  que hoje me arvorei a  expor para os meus leitores.

                     Iderval Reginaldo Tenório




  1. Miniatura4:21
  2. Gonzaguinha - (O que é, o que é?) viver e não ter a vergonha de ser feliz

  3. de Diego Resende5 anos atrás671814 views
  4. Aew, esse vídeo eu fiz em homenagem ao grande Gonzaguinha,e também às pessoas que tem orgulho de ser brasileiro!
  5. Viver e não ter a vergonha de ser feliz!

    de Kátia Medeiros3 anos atrás3571 views
    Ser Feliz é tudo que importa, da trabalho, mas vale muito a pena! Esta música do Gonzaguinha é o maximo em Autoastral Criei ...
  6. Miniatura2:23

2 comentários:

MARCOS SALES disse...

Depois desta belissima cronica vou aí pegar o meu diproma.

BOB CLEMENTINO disse...

Amigo Dr.Iderval, só a paciência com que trata seus pacientes ,já melhora parte da doença.Hoje em dia ,as pessoas não olha nos olhos do seu interlocutor,não cumprimenta os vizinhos nos elevadores,nem nas ruas.Um pressa louco para chegar " a lugar nenhum " Estamos juntos.Bob Clementino-Divinópolis MG