EXEMPLO DO SISTEMA ORAL ABORAL
O Trânsito
Solicito aos leitores, que façam chegar ao conhecimento dos gestores, a opinião de um cidadão que não é especialista em transito, apenas tem boa vontade , esta tarefa cabe aos engenheiros .
Nas grandes e médias metrópoles , o homem criar engarramento já é fato consumado, o que não deve ser aceito é colocar em risco as vidas dos habitantes, proporcionar prejuízo à nação no consumo de combustíveis fósseis , no desgaste dos veículos , contribuir no aparecimento de doenças, azeitar o consumo de equipamentos e de medicamentos no apaziguamento das doenças, principalmente as psiquiátricas e das neurológicas.
Ao Assunto
Em Salvador, a engenharia de trânsito conseguiu propiciar o maior desalento à população em determinados trechos da cidade.
Neste artigo, pontuarei pelo menos três fragmentos .
1-Trecho Marcos Freire-Tancredo Neves-Shopping Salvador, Centro Médico Iguatemi-Makro e Adjacências.
O maior empreendimento da região é o Shopping Salvador, construído com diversos equívocos. Em sendo um ambiente que circulam milhares de pessoas, deveria possuir um sistema lógico, mais moderno, mais humano e virado para evitar catástrofes.
O Avançado Centro mesmo fora dos horários de pico , é um dos causadores de um grande travamento . Muitas sãos as causas, a primeira observação que faço são as suas entradas, elas são grandes , ficam na mesma fachada, ficam no corredor principal e não possuem recuos para amortecer a velocidade . As saídas são poucas, são estreitas e por incrível que pareça , ficam na mesma fachada das entradas, no corredor principal, travando ainda mais o caótico trafego de veículos, travam nas entradas e nas saídas.
Chamo a atenção que nada deveria ser inventado, apenas deveria ser imitado o corpo de um animal, uma vez que num sistemam oral-aboral , jamais este modelo seria aprovado pela natureza, a boca sempre fica na frente e a saída sempre por trás, peço que se mirem neste exemplo, façam de conta que o shopping seja um grande elefante africano. Então as entradas deveriam ser na frente e as saídas nos fundos.
Outro equívoco imperdoável à engenharia de tráfego, é o gargalo na sua saída para pegar a Paralela e a LIP, este fica defronte ao Hospital Sara , entre o shopping e a antiga Dismel . Suporta apenas um veículo, quando tinha que suportar mais de cinco alimentadores, os veículos que saem do Centro Comercial, os egressos do Makro , do Iguatemi, das Torres de Escritórios daquele miolo, da Casa do Comercio e das adjacências.
É impossível não travar . Acredito que os engenheiros estão cientes e entendendo o meu comentário.
É impossível não travar . Acredito que os engenheiros estão cientes e entendendo o meu comentário.
2-Outro gargalo feio, é na curva da Tancredo Neves com a Magalhães Neto-Costa Azul , este fica defronte a uma mega loja de utilidades. A pista da esquerda fica livre até nas horas de pique, a que vai para o Costa Azul fechada e paralisada até nos horários fora do rash devido os carros que vêm da praia na Magalhaes Neto , enquanto a pista da Magalhães Neto Hospital da Bahia fica travada devido uma desnecessária sinaleira e a mal distribuição do espaço.
3-Outro entrave incompreensível, é o esporão que existe na ponta Macro-Tend Tudo, no início da Paralela com a Marcos Freire junto a uma complexa sinaleira. Ali , pra quem vem do Iguatemi/ Detran , existe um triângulo o qual chamo de esporão, que invade a paralela dificultando os veículos que procuram a pista defronte ao Macro para atingirem o Centro Médico Iguatemi , o próprio Shopping Salvador e todos os empreendimentos de escritórios daquele capão super habitado, quando o transito trava naquele gargalo, naquele esporão, engarrafa até a rótula do abacaxi, urge a sua retirada.
Para encerrar, pergunto aos estudiosos.
1-Porquê quem sai da Ligação Tancredo Neves- Iguatemi- Paralela -Rodoviária (LIP) não lhes é permitido subir o viaduto defronte à Madereira Brotas(Nelson Dahia), viaduto que liga a Paralela ao C.das Árvores, uma vez que 30% destes veículos estão indo para a Pituba/Itaigara-C. das Árvores e terão que fazer a volta depois do hiper posto sobrecarregando o transito naquele trecho tanto na ida como na volta, duplicando desnecessariamente o número de veículos. A pista da esquerda que vem da Paralela seria desviada para a direita do viaduto N.Dahia, alargando a pista que sai da LIP e vai para o Iguatemi, 30% não chegariam nem no Viaduto Raul Seixas defronte Á Rodoviaria.
2-Porquê não se redimensiona o fluxo no fim da Paralela, quando as suas quatro pistas se deparam com um gargalo no inicio do Viaduto N.Dahia , este como a pista do meio sanduichado por duas laterais, uma para a esquerda e outra para a direita que se encontram 20 metros depois, logo abaixo do Viaduto, a da esquerda seria aberta para a LIP e se alargaria um pouco a da direita..
Este gargalo confunde os motoristas, seria prudente que todos os carros que vêm da paralela possuam duas opções, a primeira era subir o viaduto e sair na Tancredo Neves ou Caminho das Árvores-Itaigara-Pituba e a segunda opção , tangenciar o viaduto pela direita, poderia ir para o Iguatemi, Rodoviária ,Detran ou Pernambués, neste caso a pista da esquerda seria utilizada pela LIP, em nada prejudicaria, melhoraria e muito.
3- Porquê, quem sai do Centro Médico Iguatemi e adjacências para ir para a Pituba - C.das Árvores -Itaigara têm que fazer o retorno na Av.Luiz Eduardo ou contornar a Magalhães Neto atravessando toda a engarrafada Tancredo Neves -Costa Azul, quando poderia transitar por baixo do Viaduto Mamede Paes Mendonça defronte ao Desembanco e já sair na Odebrecht Jornal/ A Tarde e pegar a Espatódia.
4-Será que o gargalo por trás do Jornal A Tarde não tem solução.
Fico por aqui, existem condições de com poucos recursos para melhorar e muito este estressante e perigoso transito.
Conduta urgente urgentíssimo é o caso do Shopping Salvador, muitas entradas e poucas saídas, entradas largas e saídas estreitas, todas anti naturais e na mesma fachada, isto é , na mesma linha , na linha de frente do Shopping. Deveria apenas imitar a natureza animal, entradas na frente e saídas pelos fundos, jamais na mesma trincheira.
Detalhe maior para o afunilamento entre o Shopping e antiga Dismel defronte ao H.Sara, muito estreita para a quantidade de veículos que têm que desaguar.
SE UMA CATÁSTROFE ACONTECER, MILHARES DE VIDAS SERÃO CEIFADAS, MILHARES DE MORTES SERÃO LAMENTADAS POR TODOS.
FAÇO UMA SUGESTÃO: QUE JUNTO AOS ENGENHEIROS, TRABALHEM TAMBÉM MÉDICOS ANGIOLOGISTAS , ANATOMISTAS E PROFESSORES DE FISIOLOGIA.
COM CERTEZA TERIAM ÓTIMAS IDÉIAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO DAS GRANDES METRÓPOLES.
COM CERTEZA TERIAM ÓTIMAS IDÉIAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO DAS GRANDES METRÓPOLES.
Iderval Reginaldo Tenório
Quero a sua Opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário