sábado, 12 de janeiro de 2013

Raymundo Fagner , a sua importância para o Brasil e para o Mundo. Raymundo Fagner , Luiz Gonzaga e o Patativa do Assaré.



                                          RAYMUNDO FAGNER                                                           








                                         FAGNER EM BRASILIA                               


                                            FAGNER NO ASSARÉ       








RaYmundo Fagner , a sua importância para o Brasil e para o Mundo.

RaYmundo Fagner , Luiz Gonzaga e o Patativa do Assaré.

Na década de 70 e 80, perambulava este mortal pelos sertões do Ceará e do estado do Pernambuco, perambulava e cantarolava Luiz Gonzaga, recitava  o Patativa do Assaré e ouvia atentamente através das ondas AM da radio Araripe do Crato-Sul do Ceará , o Eloy Teles de Morais,  que no Cariri Cearense era sem dúvida, o maior propagador da Cultura Regional, propagava todos os filhos do Nordeste, mas era aficionado no ícone  do Exu e no imortal  do Assaré . Com esta base, Eu  e todos os  jovens Caririenses eramos presenteados com  que existia de mais sublime e puro do cancioneiro  Brasileiro.  

Um belo dia surge um moço de cabelos pretos, lisos e desgrenhados, barbas por tirar, boina preta com uma estrela na cabeça, corpo de vaqueiro e dono de uma voz marcante e que muitas vezes soava a taboca rachada, este moço era o Raimundo Fagner, simplesmente o  FAGNER, o filho de seu Faro, um dos maiores garimpeiros de ícones escondidos desta nação.

Abriu a boca e  propositadamente pensando apenas no bem,  cantou Cecília Meireles, levou a Cecília para a mídia povão, para a mídia dos intelectuais, para a mídia musical e para a cultura brasileira, a Cecília passou a ser discutida, conhecida e citada em todos os meios e em todas as mídias, a Cecília Meireles grande estrela da casta intelectualizada , passou a reverberá para o mundo, para os mortais de todas as classes sociais .  Viajando pelo Cariri encontrou , desembalou e colocou para o mundo , o meu amigo do peito, o grande Patativa do Assaré, foi enorme a polêmica, foi longa a peleja até o dia em que o próprio Patativa do Assaré declarou num longo e importante depoimento:

“Este rapaz, o Fagner é um grande homem, todos os meses cai na minha conta uns trocados, dizem que é ele quem manda colocar no banco, pois cantou algumas das minha músicas e me jogou para o mundo”, eram os direitos autorais que o grande Fagner obrigava que chegassem até às mãos do bucólico Poeta.   Foi assim também com o Rei do Baião,quando viajava de capital em capital cantando em parceria e creditando tudo para o Rei, o Fagner tem que ser lembrado por estas atitudes, levou, popularizou  e elevou  ícones brasileiros para a eternidade.

Rendo as minhas homenagens a este Cearense de fibra, de aço, de coração, de alma e de compaixão que marcou e marcará para sempre as vidas de todos os amantes deste pais, as vidas de todos os brasileiros, principalmente dos sofridos Nordestinos.

RaYmundo Fagner , o garimpador de pérolas é figura maior da cultura brasileira, é grande, é humano, é regionalista, é Nordeste,  é Ceará, é Brasil, é Lula e é Patativa do Assaré.

 RaYmundo Fagner é na essência: O RAYMUNDO FAGNER, O ASTRO QUE ENXERGA DE LONGE, QUEM REALMENTE DE VALOR PRECISA   SER LEMBRADO.

          Iderval Reginaldo Tenório
             Espero a sua opinião.


Miniatura

Fagner - Canteiros

de Granuhha4 anos atrás 1059464 views
Fágner nasceu em 13 de Outubro de 1949 foi registrado 
na cidade de Orós, no interior do Ceará. Foi batiza


  1. Miniatura

    Vaca Estrela e Boi Fubá - Fagner

    de fadochico3 anos atrás 76282 views
    Música de Patativa do Assaré, retirada do Disco de 1980 "Eternas Ondas" de Raimundo Fagner...
  2. Fagner - Vaca Estrela e Boi Fubá - Eternas Ondas - 1980

    de Edilson Lino2 meses atrás 264 views
    Eternas Ondas/Vento Forte - 1980 - CBS (Sony Music) Vaca Estrela e Boi Fubá (Patativa do Assaré) Seu dotô me de licença Pra ...
  3. FAGNER VACA ESTRELA E BOI FUBA.wmv

    de Fco Fabio Bezerra Tomaz1 ano atrás 1338 views
    SHOW EM 17-08-2011 NA PRAÇA DO FERREIRA EM FORTALEZA COM O NOSSO GRANDE RAYMUNDO FAGNER IMAGENS DE CHICO FABIO QUE DETONA UM ...
    • HD







  1. Miniatura

    Vaca Estrela e Boi Fubá - Fagner

    de fadochico3 anos atrás 76282 views
    Música de Patativa do Assaré, retirada do Disco de 1980 "Eternas Ondas" de Raimundo Fagner...
  2. Fagner - Vaca Estrela e Boi Fubá - Eternas Ondas - 1980

    de Edilson Lino2 meses atrás 264 views
    Eternas Ondas/Vento Forte - 1980 - CBS (Sony Music) Vaca Estrela e Boi Fubá (Patativa do Assaré) Seu dotô me d


2 comentários:

Anônimo disse...

Iderval, seu blog é sensacional, resgata a maravilhosa cultura do Brasil. Parabéns ..... estou aqui em Cravinhos / SP curtindo de montão ! Beijos da Marcinha

Anônimo disse...

Fagner é um monstro sagrado!!!;;;GÊNIO!!!