quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Morre o historiador baiano Ubiratan Castro em Salvador, diz mulher



 Nascido em Salvador, em 22 de dezembro de 1948
Falecido no dia 03 de janeiro de 2013






Morre o historiador baiano Ubiratan Castro em Salvador, diz mulher


Morreu na manhã desta quinta-feira (3) o professor e historiador baiano Ubiratan Castro, 64 anos. A mulher dele, Mária da Glória Machado, informou ao G1 que o marido faleceu por volta da 7h, no Hospital Espanhol, onde esteve internado desde o dia 30 de setembro. No início de outubro, Ubiratan foi transferido para a UTI. Segundo Maria da Glória, ele sofria de insuficiência renal. Ele deixa dois filhos e dois netos.
Ubiratan era diretor da Fundação Pedro Calmon, ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Segundo a assessoria do órgão, o velório vai começar às 14h, no Palácio da Aclamação, no centro da cidade. A cerimônia de cremação do corpo do historiador será realizada às 10h de sexta-feira (4), no Cemitério Jardim da Saudade.
O historiador também pertencia ao quadro de professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e foi um dos fundadores do Centro de Estudos Afro Orientais (Ceao). Atualmente, ele estava afastado da universidade para assumir o cargo de diretor da Fundação.
Formação
Ubiratan Castro era doutor em História pela Université Paris IV-Sorbonne, mestre em história pela Université Paris X-Nanterre, licenciado em História pela Universidade Católica doSalvador e bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Era também membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a cadeira 33.


Miniatura

Conversa na Varanda - prof. Ubiratan Castro e Negra Jhô - Parte 2/5

de Ivana Dorali11 meses atrás 119 views
O professor e historiador Ubiratan Castro ea trançadeira mais famosa da Bahia, Negra Jhô lembram as histórias de Carnaval no

Um comentário:

AFRICA EM POESIA disse...

IDERVAL


adorei a sua presença no meu blogue com uma postagem fabulosa...

neste novo ano desejo o melhor do mundo e...


Novo Ano
Nova Vida
Nova Esperança...
Novo Recomeçar...

E neste Ano

Eu quero
Nova vida
Nova Esperança
Novo Renascer...


um beijo (espero um melhor 2013... o 2012 cansou-me muito...)