sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR NA BAHIA 2014- A DANÇA DO PODER.






























O GOVERNO DA BAHIA


Caros amigos, hoje entrarei noutra seara, o Governo Estadual da Bahia 2014, colocarei alguns nomes e as suas possibilidades. Guardem na memória , votem e participem da posse.

O cenário político da Bahia como uma tábua de xadrez vem sofrendo modificações a cada dia que passa,  fatos inesperados, porém lógicos,  vêm acontecendo,   nomes estão sendo revelados como possíveis candidatos e como dizia dona MILU: “mistéeeerio” com as mais mirabolantes e  esdrúxulas possíveis coligações, tudo em nome do poder.

Com a subida do DEM na Bahia e eleito o prefeito da capital Salvador , o nome do ACM Neto  surge como um líder nato, líder  independente dos seus antepassados, líder  alheio aos nomes do avô e do tio, ambos já falecidos. 

O jovem ACM  Neto já é dono do seu próprio nariz  , tem garra própria para comandar uma nova fase da vida baiana, é um líder para contrapor a outro comandante já em fase de apagamento, o Governador Jaques Wagner, outrora forte candidato à Presidência da República, hoje fadado a deixar o governo apesar da boa atuação, apenas,   como mais um governador que passou pelo Palácio  do Alto de  Ondina. 

Ao assunto.

Em 2014  partirão para a briga os  maiores  partidos, o PT sob a tutela do Governador terá como pedras que não sei qual será a da vez, os seguintes nomes.  Ruy Costa e Sergio Gabriele como as suas preferidas, a primeira, o Ruy Costa, passeia bem na esfera política, nos corredores do poder,  mas lhes faltam experiência executiva e penetração nas massas, é um politico distante e tem sido o escudo de defesa do governo Estadual na resolução dos grandes movimentos reivindicatórios,  o Gabriele circula bem na área administrativa , econômica e internacional, o mago é homem de gabinete

Como pontos fracos do Gabriele, lembro aos meus leitores: a falta de atuação no executivo, o desconhecimento do grande público e as arestas dos próprios correligionários, os políticos de carreira, os políticos que estão na trincheira ha mais de 20 anos  , eles  não botarão fé no mago da economia, homem de fibra, de conhecimento comprovado,  de  capacidade  incontestável; e de intelectualidade de causar inveja a qualquer estudioso  do assunto .

Na algibeira ou na lapela possui o governador dois grandes nomes, ambos de partidos aliados e que farão de tudo para ocuparem o Palácio do Governo, para farão alianças, mudarão de partidos e partirão para a luta. O vice Otto Alencar , homem preparado, político atento , homem competente e que assumiu o governo noutros tempos , em  bandeira diferente e sob a tutela de  outro Cacique. 

Paralelo ao Otto,  vem o  forte, o predestinado,  o vocacionado e o declarado a governador Marcelo Nilo, um dos maiores e melhores presidentes da Assembléia Legislativa do Estado  de todos os tempos, além de jovem, inteligente, aglutinador, competente , já mostrou jogo político ao  assumir a presidência da casa por mais de três vezes em 05 mandatos como Deputado, todas  por votos dos seus pares e de diversos partidos , inclusive da oposição. Marcelo Nilo  grande nome , uma boa opção para o Governador e para a Bahia. O Marcelo Nilo, como o Otto, tem grande penetração politica tanto na capital como no interior. Ambos fazem parte de partidos aliados e podem  ser  os candiados do Governo mesmo não sendo do PT, é a dança do poder para não sair da festa.

Agora amigos,  sangue  puro petista  ,  PT  nato, de sangue político ferrenho, lutador , grande administrador , costurador eficiente, grande articulista, o maior vencedor nas eleições municipais 2012, homem que veio das plagas interioranas , das dificuldades, sabe onde as cobras dormem e que  há mais de 12 anos vem se preparando para o cargo, o meu querido amigo  Luiz Caetano , atual prefeito de Camaçari.  Este sabe tudo de tudo , tem  todas as condições de assumir a pasta e  deveria ser o Candidato Oficial. 

O Caetano é a  pedra da vez, já foi deputado, prefeito, coordenador de campanhas, secretário, presidente da união dos prefeitos e outras provas , deveria ser a pedra da vez.

Páreo duro para o Caetano na  disputa,  existe  o Senador Walter Pinheiro, Grande senador, fala bem, conhece bem a Bahia e tem condições de elevar o nome do Estado para toda a nação. O Walter é coerente, tem muita influencia no Pais, tem demonstrado o seu cuidado com a Bahia , é um  nome por excelência.

Corre também pelas beiradas, o grande Guilherme, prefeito de Vitória da Conquista, que aos poucos vem despontando como grande líder daquele influente polo da Bahia e em todo o Estado, ex prefeito e ex deputado Federal, se o Dr Guilherme não for o escolhido, pelos menos tem que ser ouvido e com muita atenção, já figura como  uma das estrelas éticas do partido em âmbito nacional.

 Vejam amigos, que  a situação tem um verdadeiro time de estrelas, uma verdadeira seleção, a situação vai muito bem de postulantes ao Palácio Estadual.  Com esta constelação tem o governador a possibilidades de formar uma chapa forte, tem o dever e a obrigação de mostrar ao povo da Bahia uma coligação de peso para dirigir o Estado por mais 04 anos. 
Vem com certeza destes nomes os candidatos a Governador e a Vice para o Estado da Bahia em 2014.

Do mesmo lado da situação  e em posição diferente, não  deve ser menosprezada e    sim, deve ser valorizada   a força da grande Senadora Lídice da Mata para o Governo pelo PSB, a mesma  é aliada do Governador de Pernambuco, o jovem Eduardo Campos, neto do Miguel Arraes e    um dos fortes nomes à presidência da Republica 2014. A Lídice é um importante nome,  uma vez que, aliada à lisura e à vontade , vem dos grotões do Estado, vem do chão e tem o pé no chão, é gente,  é uma guerreira vencedora,  é mulher, já conhece as nuances do executivo, tem carisma , tem votos próprios e é competente.  

Penso até que, a Dilma fará dobradinha  com o Eduardo Campos para 2014 ,caso contrário,  arriscará a eleição Presidencial  para o binômio Campos e o Aécio , ou,  Aécio  e o Campos. É muita costura, é isto que vaticina, é isto que   espera o mineiro descendente da dinastia dos Neves. 


Seria então formada  a dupla, Eduardo Campos  e a Dilma, ou, a Dilma e o Eduardo Campos . Com esta conduta jogaria  o Aécio para o Kassab , Serra ou  para o Alkimim, jogaria para total oposição, a disputa seria polarizada , não fugiria à regra de todos os tempos da República Democrática Brasileira.

Do outro lado, vem o grupo do ACM Neto,grupo forte e que possui  diversos nomes sedento pelo poder, dentre eles, o  Roberto Aleluia, o Paulo Souto, o Zé Ronaldo, o GedelVieira Lima, o Imbassay, o distante   Borges e até mesmo o Otto Alencar atualmente no governo Vagner, tudo é possível   caso endureça para o seu lado  a posição do governo  ou dos seus opositores dentro da casa. Deste grupo,  menos o ACM Neto concorrerá a ser candidato, este fará de tudo para uma reeleição 2016, se bem sucedido for,  ninguém lhes tirará  o Governo 2018, o menino precisa de uma boa base , sabe fazer e tem condições, será a consolidação da mais nova liderança do Estado.

Amigos, era Lula , Vagner e todos os nomes que subiram ao pódio em 2003 está ruindo, os brasileiros que viveram todos os fatos terão lembranças do Itamar Franco e do Fernando Henrique, terão os dois como  grandes Presidentes que já passaram pelo Planalto Federal e que muito fezeram pelo Brasil.

Nem Lula e nem Fernando, hoje  o Brasil é do novo, está nascendo novas lideranças, acredito que,  para o bem da Nação. Não pode mais o país continuar da maneira que está, em eterna fase de alerta administrativa, em eterna contenda judicial . O Brasil mudou, o seu povo não aceita mais a subserviência de outrora. 
Espero o seu comentário.

Iderval Reginaldo Tenório
                                       










2 comentários:

Anônimo disse...

Não vejo futuro para os apaniguados do governo Wagner.Outra era terá iníco, na Bahia, alicerçada na liderança do jovem prefeito de Salvador, pois os baianos cansaram de ser iludidos por este governo atual, que em oito anos desiludiu os funcionários públicos do Estado, prejudicando os familiares destes, os quais não mais aceitarão a permanência do referido grupo governista à frente dos destinos da Bahia.

MARCOS SALES disse...

Estes conchavos politicos partidários, quando a nação não esta em regime de excessão sempre existiram e continuara existindo enquanto politica existir, só lembro que todos os periodos democraticos, vamos assim dizer, têm a validade de l6 a 20 anos de vigencia, com isto estou afirmando que o atual periodo tem mais 4 anos e só. Novas lideranças viram, o mundo é dos jovens.Quem viver verá