domingo, 20 de janeiro de 2013

DOENÇAS NEUROLÓGICAS NAS LUTAS DE BOXE.

Aqui se proíbe briga de galo, briga de canário e jegue na lavagem e se permite essa monstruosidade !!!
MISERICÓRDIA!
NÃO AO MMA!
GENTE TAMBEM É BICHO!











1-Portador do mal de Alzheimer, Maguila vinha apresentando piora nos sintomas
2-Ex-lutador Mohamed Ali usará técnica contra ELA para tratar doença de Parkinson
3-Mike Tyson é preso
4-Lutador morre em plena  luta
5-Lutador morre após a  luta
6-Lutador morre seis dias após a luta

Amigos do Blog Cultural, obrigado por aturar este simples mortal que parece que anda na contramão da atualidade , anda  simplesmente por não concordar com diversas conclusões e incentivos às práticas nocivas ao corpo, à mente e à cidadania.

Tenho contestado esta febre desenfreada inclusive de médicos famosos e especialistas na prática exacerbada da atividade física, inundando as academias na busca do corpo perfeito, na proibição irresponsável no consumo de gorduras e do açúcar, sem frisar que é o excesso que traz problemas, no incentivo ao consumo de proteínas em forma de aminoácidos artificializados, no consumo de anabolizantes no incauto fisiculturismo  , nesta febre de dietas e cirurgias para a perda de peso , nestes esportes agressivos que  geram riquezas aos empresários e doenças aos lutadores, na aplicação das verbas do estado em atividades deseducadoras, no incentivo à leitura da literatura  estrangeira, filmes do além mar , pelo consumo desenfreado do que não é  da terra e pela retirada do orgulho de ser brasileiro, como vitima, à população, principalmente os jovens.

Esta primeira matéria é sobre o lutador de boxe.

Acredito que, para um jovem optar por luta de boxe, já é um desvio e uma total impressão por parte deste neófito que o seu caso não tem solução noutra área, resta a pancadaria suicida, uma vez que o sucesso para a sociedade atual é o ganho do vil metal e a exposição à mídia.

A pratica do boxe, leva a uma série de patologias neurológicas , basta atentar para todos os grande lutadores, com ínfima exceção, todos desenvolvem da quarta  década em diante distúrbio pertinentes a trauma cerebrais.

 O cérebro não é sólido e nem é liquido, o cérebro é uma geléia  protegida por uma carcaça aponeurótica, uma lona fibrosa revestida por uma grossa camada óssea chamada crânio.  Atravessa esta geléia uma gama de vasos frágeis , uma infinita corrente nervosa, diversas cavidades para proporcionar o equilíbrio do corpo , húmus plasmáticos eletrolíticos condutores de sinais e uma central elétrica neurológica que emana fibras nervosas para todos os órgãos do organismo,do fio do cabelo às unhas dos pés,tudo comandado pelo cérebro,um dano neste órgão é doenças para o resto da vida..

O Cérebro é o mais importante órgão do organismo, o mais protegido e o mais nobre de todos os tecidos, tem um grande detalhe: É MUITO FRÁGIL.

Não se orgulhem de serem lutadores,  não deixem os seus filhos lutarem enganados pelos patrocinadores dizendo que é esporte. A luta de boxe é gerador de demências diversas, não é esporte, NÃO É.

 Publicarei alguns trechos das últimas pesquisas.
RESUMO
A dementia pugilistica é caracterizada clinicamente por declínio cognitivo, alterações de comportamento e sinais parkinsonianos. Do ponto de vista neuropatológico, o achado mais marcante é o de numerosos emaranhados neurofibrilares no córtex cerebral na virtual ausência de placas senis. 
O objetivo deste artigo é apresentar revisão do tema, enfatizando as alterações cognitivas, epidemiologia, neuropatologia, estratégias de detecção precoce e relação com a doença de Alzheime.
O boxe é um esporte muito antigo, no qual os traumatismos cranioencefálicos (TCEs) são freqüentes e a ele inerentes. Tem, portanto, conseqüências agudas para o sistema nervoso central, como hemorragias, dissecção carotídea ou trombose (Payne, 1968), e crônicas, como a dementia pugilistica (Millspaugh, 1937). Esta última também pode ser chamada de encefalopatia progressiva crônica do boxeador (Critchley, 1957) ou síndrome punch drunk (Martland, 1928) e representa conseqüência neurológica a longo prazo do efeito cumulativo de traumas cranioencefálicos repetidos (Martland, 1928; Roberts, 1969; Critchley, 1957; Mendez, 1995).

No pugilismo, os TCEs são responsáveis por dois terços de todas as lesões graves e hospitalizações (Ryan, 1987; Enzenauer et al., 1989). Os dados relacionados à freqüência dos achados neuropsiquiátricos nos lutadores são escassos, pois usualmente são estes que vão à procura de auxílio médico. Além disso, a coleta de dados é quase sempre retrospectiva.

Os sinais e sintomas clínicos da encefalopatia traumática crônica (ETC) caracterizam-se por associações variáveis de síndromes extrapiramidais, cerebelares, piramidais, cognitivas e comportamentais. As descrições iniciais enfatizavam as síndromes motoras. A partir de Johnson (1969), começou-se a dar maior importância aos sintomas comportamentais e cognitivos. Ele analisou 17 boxeadores quanto à freqüência de sintomatologia neuropsiquiátrica e propôs quatro síndromes principais, que freqüentemente coexistem em períodos diferentes da história natural da encefalopatia: estado amnéstico crônico, demência, alteração de personalidade com ataques de raiva e a síndrome de ciúmes mórbidos.

Vejam a trajetória dos grandes, o lutadores são vitimas dos patrocinadores e da sociedade consumista do produto. Não tem o menor sentido, o futuro reprovará a todos que praticam esta violência ao tecido cerebral. Um abraço

Iderval Reginaldo Tenório
QUERO  A SUA OPINIÃO.
Leiam este artigo Encefalopatia traumática crônica do boxeador (dementia pugilistica).

Um comentário:

Unknown disse...

Embora as histórias de lutadores sejam muito parecidas entre si, nunca me aborreço vê-las. Descobri o filme Punhos de Aço Legendado e adorei. Sou fã deste tipo de personagens. Tem uma história que pode fazer você rir e chorar. Além disso, o elenco e a direção são excelentes! Este tema é um clássico do cinema.