segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O PROTOCOLO DE KYOTO E OS CRÉDITOS DE CARBONO

BRASIL- PAÍSES DA AFRICA-CHINA- ÍNDIA- EUROPA E ESTADOS UNIDOS-MUNDÃO






Em conversas com amigos , inclusive alguns letrados, me deparei  com quase um total desconhecimento do protocolo de Kyoto e da existência do Crédito de Carbono.

Como é função deste blog  passar informações sobre todos os assuntos de interesse mundial , mesmo  de  pequeno domínio  por parte deste mortal, achei pertinente elaborar este anêmico texto sobre o assunto. 

Texto numa  linguagem simples , didática e sem a pretensão de ensinar aos leitores. O objetivo  é ativar a mente e despertar o interesse pelo assunto.

Com o aumento da população e a necessidade de produzir bens de consumo, o homem passou a consumir os recursos naturais da terra e da atmosfera, colocando em risco a sobrevivência do Planeta .

 Para a sustentabilidade do progresso, o homem tem que produzir o mais importante bem  que é a energia, que é a força que move as máquinas, produz os bens e transporta por todo o globo terrestre, esta energia tem diversas origens. A depender da sua origem,  tem condições de  poluir o globo terrestre, uma vez que   pode ser uma fonte limpa ou suja.

Existe a energia limpa :
 Energia eólica - gerada a partir da força do vento.-  Energia solar - gerada a partir dos raios solares.-  Das Marés - gerada através da energia contida nas mares dos mares e oceanos.-  Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.- Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.

 Existe a energia suja, a não renovável:
 O petróleo é um óleo mineral de cor escura que foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos, como plantas e animais decompostos no subsolo. Esse combustível é muito utilizado na forma de gasolina, diesel, querosene, dentre outros, que produzem muita poluição, aumentando o efeito estufa. Como sabemos, o petróleo não é uma fonte renovável e se seu uso continuar acelerado, ele acabará nos próximos 30 ou 40 anos.

O gás natural, assim como o petróleo, também se encontra no subsolo, e foi formado há milhões de anos a partir do acúmulo de material orgânico. É um gás que polui menos do que o petróleo e o carvão mineral, mas a sua queima também contribui para o efeito estufa. O gás natural pode ser utilizado em indústrias, residências, automóveis e comércio; e caso se mantenha esse ritmo de consumo, as reservas de gás natural poderão se esgotar em 100 anos.

O carvão mineral é uma rocha orgânica encontrada no subsolo terrestre e retirada de lá através da mineração. Esse combustível começou a ser utilizado na Revolução Industrial para movimentar máquinas e locomotivas, sendo que nos dias atuais ele é utilizado na geração de eletricidade nas usinas termelétricas. É uma forma de energia que também polui o meio ambiente, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global.

Energia nuclear, também chamada de energia atômica, ocorre a desintegração do núcleo do elemento químico urânio (que possui bastante energia) para gerar a eletricidade. O grande problema desse tipo de energia é que há a produção de um lixo altamente radioativo, que deve ser tratado, transportado e isolado seguindo à risca várias normas de segurança. O contato desse material radioativo com o meio ambiente pode ter consequências desastrosas, podendo causar inúmeras doenças ao ser humano, como o câncer.

Existem países que não possuem fontes de energia limpa suficientes para manter o seu consumo e a sua indústria. 

Além dos países Europeus, dos Estados Unidos  e do Oriente, cito como exemplo a China, que inaugura  de duas a três usinas termoelétricas por semana , todas movidas a carvão mineral poluindo a atmosfera global, hoje existem nesta nação 560 Usinas em construção. 


Como estas nações  estão em pleno desenvolvimento e pretendem crescer , produzindo mais  e mais , pois, enquanto mais rico for a nação, maior o seu poder diante dos outros, produzem energia do tipo suja, poluindo  o globo e não querem frear este crescimento energético. 


Outra grande nação poluente é a Índia. Está aí o tal progresso deste povo, juntas , China e Índia produzem 30% dos gases poluentes.

 Preocupados com a aceleração desta destruição, em 1997 foi feito uma convenção em KYOTO no Japão, conclave para por ordem e frear esta  devastação, pois no ritmo atual , num futuro muito próximo ficará impraticável a vida na terra.

As grandes nações fizeram um pacto em reduzir  suas emissões entre 2008 e 2012 em 5,2% de Gases de Efeito Estufa, em relação ao ano de 1990. Foi criado  O Protocolo de Kyoto. Discutido em 1997, corroborado em 1999 , entrado em vigor a pleno vapor em 2005 após a adesão da Rússia. 

 Foi criado uma tabela com o objetivo de diminuir a emissão destes gases, cada  nação tem direito a  uma cota de emissão destes gases , cada fabrica tem uma meta, aquele que menos poluir, terá crédito de carbono e aquele que extrapolar o seu limite de poluição será multado, agora o que diz o protocolo é que:  Os países poluidores podem recompensar a sua poluição comprando dos não poluidores a sobra dos seus créditos, diminuindo ou zerando a sua multa. Se um pais tem sobra de crédito de carbono , pode vender ao pais que extrapola em  poluição.

Como o Ecossistema ambiental não tem fronteiras,  os gases emitidos poluem o mundo como um todo,  as florestas são os maiores limpadores do universo e limpam o mundo como um todo independente de onde se encontram, então , o povo que possuir mais matas e não produzir energia poluindo o mundo, pode vender todos os seus créditos de carbono aos poluidores.    O Brasil é um destes vendedores, países como a China e Índia são compradores. Enquanto nós estagnamos , eles crescem poluindo e comprando crédito, com esta medida não diminuem as suas industrias e nem as suas produções, desta maneira sempre  extrapolam as suas cotas . 

Colocam-se medidores nas Matas e calcula-se o quanto de credito de carbono tem direito aquele proprietário? não é assim, existe um complexo sistema para saber quem é possuidor deste crédito, o básico é calcular o quanto destes   gases deixaram de serem produzidos por determinado poluidor e credita-lo, este montante que não foi solto na atmosfera pode ser vendido .     Como o mundo é um só ,  o país poluidor compra estes créditos, compensando a sua  alta emissão, assim  não interrompe o seu crescimento e ao mesmo tempo estimula o não crescimento do pais vendedor, esta conduta alimenta o grande e enfraquece o pequeno, como prova maior, vejam  os crescimentos da China e da Índia em relação ao resto do mundo. Eles preferem comprar crédito de carbono dos países que estão estagnados como o Brasil , do que frear a produção de energia suja  poluindo o globo terrestre, existe uma queda de braço entre estas nações emergentes  contra a Europa e os Estados Unidos, eles buscam  a hegemonia do Universo.

Noutro artigo entrarei no viés politico, valor do crédito, suas consequências , correlação em metros cúbicos , toneladas  e como se processam as negociações, este artigo é apenas para atiçar a mente dos leitores e passar  um pouco da problemática do progresso na atualidade . Outra finalidade é mostrar  como é difícil produzir a tão almejada energia, a mais importante commodities  da atualidade, a commodities da hegemonia e do comando do Universo. 

Apenas informo que , para cada tonelada de gás poluente não produzido , o pais tem 01(hum) crédito de carbono que pode ser negociado. Esta negociação inclusive, pode ser através das bolsas de valores .


É a minha explicação, espero a sua opinião. O cara é chato, mas leia por favor.



Miniatura

Cantoria 1 - Saga Da Amazônia (Vital Farias)

de Alfredo Pessoa2 anos atrás 19332 views
Elomar, Vital Farias, Geraldo Azevedo e Xangai - CANTORIA 1 O álbum é uma gravação ao vivo realizada em 1984 e tra






5 comentários:

John disse...

Um detalhe que sempre passa despercebido é que as plantas só fazem fotossíntese de dia, quando há luz do sol. De noite, quando as luzes se apagam, elas respiram oxigênio, igualzinho à gente. Aliás, elas respiram também durante o dia, ao mesmo tempo que fazem fotossíntese. Na prática, pode-se dizer que as plantas se alimentam de luz, usando a radiação solar para produzir carboidratos. Mas o processo que elas usam para metabolizar esse alimento e gerar a energia de que suas células precisam para funcionar é o mesmo que nós: a respiração. Carbono não pode ser medido diretamente... Não tem como colocar medidores nas matas para calcular/medir quanto de credito de carbono tem direito aquele proprietário... As matas guardam, embutida na sua vegetação, uma quantidade de carbono que, se queimada, lança na atmosfera... Queimar uma floresta é como explodir uma bomba atômica de carbono... Sem falar nas dezenas de milhares de espécies que seriam extintas, além de outros aspectos sociais, culturais, etc... Daí o motivo de preservação das florestas... Que não se justificam para crédito de carbono e sim manutenção...

iderval.blogspot.com disse...

Amigo John muito obrigado pela bela contribuição, a materia está cumprindo a sua função, atiçar fogo na ideia e difundir o programa.Um abraço pelo belo esclarecimento.Iderval.

Anônimo disse...

Essa matéria está excelente. Acredito que ainda há muitas pessoas que desconhecem esse assunto e seguem desorientados sem saber a grande transformação que está ocorrendo pelo mundo. Obrigada Dr. Iderval.

Jô Alves

iderval.blogspot.com disse...

O jovem brasileiro tem que entender que o mundo está globalizado , é um só , e quando se mistura leões com carneiros, carnívoros com herbívoros, presas com as suas prendas, tem que se dobrar os cuidados. Este é o mundo dos grandes, para os pequenos apenas as sobras.

iderval.blogspot.com disse...

.