terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

QUANDO AFLORA O MANDACARU -OS HORMÔNIOS SEXUAIS

                                                                          
Resultado de imagem para adolescência
Adicionar legenda
Resultado de imagem para adolescência
Adicionar legenda
Resultado de imagem para adolescência
Resultado de imagem para adolescência

QUANDO AFLORA O MANDACARU


OS HORMÔNIOS SEXUAIS

O NASCER DE MAIS UM SER E OS SEUS CONFLITOS


                O belo e meigo sorriso embebidos e pulverizados pelos hormônios vão vagarosamente perdendo a inocência .

                            O olhar pueril e o rosto angelical em metamorfose apagam-se,  a sagacidade, o espírito de competitividade e a propriedade de domínio  afloram, é o apagamento e a morte de uma criatura primária , é o surgimento de mais um  adulto, de mais um ser dotado de ambições, revoltas, raivas, conflitos e de disputas, é mais um à procura do seu espaço.


                                               Nesta fase nasce um adulto impregnado com o estrógeno ou a  testosterona que modula  o corpo,   delineia  as curvas e o define para a nova etapa da vida , o colocando numa vasta floresta com multiplos  caminhos a   trilhar,  tudo dependerá das providenciais informações e exemplos  adqueridos até a pré-adolescência do seu núcleo de vivência, precisamente dos pais.  


                    Neste período de efervencência  muitos jovens açodadamente  atropelam algumas etapas, deixando os genitores totalmente atordoados, uma vez que,  estes     pensam que são donos ou proprietários daqueles seres humanos, quando na verdade a sua única função é orientá-los e prepará-los para enfrentar a trajetória da vida. 



                             Este  ser   deixa a criança inocente, meiga e cheia de sonhos para trás e incorpora o neo homem arquitetando o  futuro. 
                          

                             Os hormônios sexuais são os senhores absolutos da evolução da humanidade, nasce mais um homem com a sua vasta e discutida complexidade , a testosterona é atraída pelo estrógeno e vice-versa , é o cio que  aflora.  
 

                       O toque na pele, o contato mucosa com a mucosa e as novas funções surgem dando vida àquele corpo  ,  os espinhos invisíveis e conflitantes das convivências   o  distancia dos mais próximos e surge um novo núcleo, é mais um a participar com toda a força do seu ecossistema. 



Os pais perdem o controle , urge parcimônia e controle nos rompantes desejos até o surgimento da maturidade, muitos são os dilemas , as dúvidas e as incompreensões na sua socialização.



Salvem-se quem puder , é primordial o  juízo, alguns andam e  muitos desandam,  lembro que , dos mil ovos postos pelas tartarugas,  apenas 02 chegam a idade adulta,   os outros 998 são postos para a perpetuação da   cadeia alimentar, são devorados pelos predadores  no próprio ninho ou quando eclodem para a vida, com o jovem não é diferente.


Para reflexão. Escute os seus pais, os seus tios, os seus professores , os amigos de juízo, um  adulto que tenha discernimento ou um colega que escuta os pais. 


Não seja presa fácil, o futuro depende de você.




Iderval Reginaldo Tenório


Luiz Gonzaga - O xote das meninas ( Mandacaru quando ...




www.youtube.com/watch?v=zT8y4brLke0
18 de jul de 2010 - Vídeo enviado por SenhorDaVoz
Luiz Gonzaga - O xote das meninas ( Mandacaru quando fulora na seca - 1953 ). SenhorDaVoz 

Nenhum comentário: