quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A MORTE DE UMA PROFISSÃO DE RESPEITO PRECISAMOS RESSUSCITÁ-LA


Resultado de imagem para medicina no brasil
Imagem relacionada

Resultado de imagem para medico passando dificuldades
Adicionar legenda
 
 A MORTE DE UMA PROFISSÃO DE RESPEITO
         PRECISAMOS RESSUSCITÁ-LA
 

                 Colegas do Brasil, pensem na Medicina deste ponto de vista, farei um passeio através dos tempos atuais, é apenas  um mero ensaio.
 
Como disse o velho Quincó.
"Quem não tem força e representação política morrerá no esquecimento, não tem voz"
Quincó


                       Primeiro os médicos perderam a prioridade nos cargos diretivos  governamentais em todas as instâncias- Municipal, Estadual e Federal.
Os Secretários de Saúde e o Ministro não precisam ser médicos,  depois perderam os cargos nas unidades hospitalares , agora nas equipes do programa da família(PSF) e nos demais serviços pertinentes à medicina (Hospitais, Postos e ambulatórios), os médicos ficam em segundo plano.

 

 Forças contrárias aos interesses do povo,  dos médicos e da medicina  incutem na cabeça dos jovens médicos  que o sistema  conselhal é obsoleto, é inerte, isto é,  o seu Conselho    é prejudicial à classe e é  apenas  um órgão punitivo, os médicos acreditam e passam a não apoiar a sua mais importante instituição, sempre repito nas minhas palavras , Conselho fraco, categoria fraca, na vacância dos Conselhos serão os leigos os seus julgadores e ...


                     O prestígio de uma categoria está ligado ao poder político(voto), ao poder econômico(poder aquisitivo), ao poder social(ações) e ao poder do domínio dos conhecimentos , estas propriedades juntas guinam uma categoria a participar do  comando de uma sociedade.
 
 

                   Nos dias atuais o  médico e  a medicina arte, a medicina humana, a medicina social encontram-se  em franca decadência,  a informática e a engenharia da imagem dominam nos médios e grandes centros , a  soberania  clínica, as cãs dos esculápios, a benevolência,  a beneficência e a generosidade da ética estão comendo poeira dos  gestores públicos e privados, basta atentar para o momento atual, o governo vomita mutirões puramente políticos em nome da ZICA  e corta bilhões do orçamento da  SAÚDE, manda ministros, deputados , secretários, governadores, senadores e até mesmo o chefe maior do executivo para procurar os mosquitos nos bairros , vitrines para os olhos do povo e nos gabinetes a caneta, como faca , corta frontalmente parte da verba já orçada. 


                     Politicamente , os médicos e a medicina há muito que perderam este posto, estão muito frágeis , no setor financeiro a medicina virou mercadoria e os médicos  profissionais baratos , o relacionamento dos médicos para com a sociedade se transformou numa vergonhosa relação comercial, segue o código do consumidor com todas as mazelas, enquanto os médicos se utilizam da ética e dos conhecimentos , os outros os enxergam este sagrado relacionamento como pura massa comercial. 
 

                     Consumindo os  últimos suspiros sociais da Medicina  , os poderes (Municipal, Estadual, Federal e Judiciário) retiram vagarosa e continuamente as últimas gotas de sangue da velha medicina com taxas e impostos exorbitantes. 


                    O Liberal autônomo devido a intermediação do sistema médico suplementar arqueja , o Sistema  Público a precariza em todos os seus ângulos,   a desenfreada terceirização  aceleradamente mina as forças da Medicina e dos Médicos,  a  pejotização  os  tornam fracos e subservientes. 


               A medicina e o médico caíram na vala comum, é  uma contenda entre a Medicina e o poder ,  na qual um dos lados tem como arma a ética , e a ética  é mansa, educada, paciente, benevolente, caridosa, responsável  e respeitadora, enquanto o outro , tem a força, a truculência , a vontade politica e um povo propositadamente 
desprovido de informações, continua a dormir.
 

           A Medicina e o Médico precisam de mãos dadas difundirem a humanização,a benevolência, a beneficência e mostrar que são simples, humildes e emanam do povo para o povo.


 
             VIVA A MEDICINA E OS SEUS ABNEGADOS

            Vital Farias, Belchior , Aldo Souza, Israel Filho  ,      Patativa do Assaré e  Zé Ramalho.
                Vida de Gado.

                          
Iderval  Reginaldo Tenório

Nenhum comentário: