domingo, 19 de novembro de 2017

PATATIVA DO ASSARÉ-O DOTÔ ME CONHECE?




                                                    
Resultado de imagem para PATATIVA DO ASSARÉ
Adicionar legenda

O DOTÔ ME CONHECE?

Patativa do Assaré
GRANDE POETA DO CEARÁ
DA CIDADE DO ASSARÉ
NA SECA DE 1958 

INVASÕES DE CIDADES E MERCADOS.
O GADO LAMBIA O OS LEITOS SECOS DOS RIOS TEMPORÁRIOS.
DR PAULO SARASATE 
DR JUSCELINO KUBITSCHECK

Representando o povo sofredor, enviou esta carta em forma de poesia para o Prefeito, o Governador e o Presidente da República pedindo socorro.
Neste momento o mestre viaja pela falta da saúde, da educação, da segurança e da munição de bucho( o alimento).
VEJA A PROFUNDIDADE SOCIAL QUE O MESTRE ABORDA NESTA SINGELA E PROFUNDA OBRA.  


SEU DOTÔ ME CONHECE?

Seu dotô só me parece
Que o sinhô não me conhece
Nunca soube quem sou eu
Nunca viu minha paioça
Minha muié, minha roça
E nem os fios que Deus me deu

Se não sabe escute agora
Que eu vou conta minha istora
Tenha a bondade de ouvi
Eu sou da crasse matuta
Da crasse que não disfruta
Das riqueza do Brasi

Sou aquele que conhece
As privação que padece
O mais pobre camponês
Tenho passado na vida
De quatro meis em siguida
Sem cumê carne uma vez


Sou o que durante a semana
Cumprindo a sina tirana
Da grande labutação
Pra sustentá  a famia
Só tem direito a dois dia
E o resto, O  RESTO é do patrão



Sou o sertanejo que cansa
De votá com esperança
Do Brasí fica mió
Mas o Brasí continua
Na cantiga da piruá
Que é pió, pió, pió



Sou aquele disgraçado
Que nos ano atravessado
Vai batê no Maranhão
Sujeito a todo martrato
Bicho de pé, carrapato
E os ataque da sezão

Seu  dotô não se infade
Vá guardando esta verdade
Na memória e pode crê
Que eu sô aquele operáro
Que ganha o pobre saláro
Que não dá nem pra comê

Sou ele todo, em carne e osso
Munta vez não tenho armoço
Nem também o que  jantá
Eu sou aquele rocero
Sem camisa e sem dinhero
Cantado por Juvená

Sim, por Juvená Galeno
O poeta, aquele gêno
O maió dos cantadô
Aquele coração nobre
Que  minha vida de pobre
Munto sentido cantou

Há mais de cem ano eu vivo
Nesta vida de cativo
E a potreção não chegou 
Sofro munto e corro estreito
Inda tou do mermo jeito
Que Juvená me deixou



Sofrendo a merma sentença
Tô quage perdendo a crença
E pra ninguém se inganá
Vou dexá meu nome aqui
Eu sou fio do Brasí
E o meu nome é Ceará

Vaca Estrela e Boi Fubá - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=2Fq6hFF8SMc
17 de mar de 2012 - Vídeo enviado por apfrezende G
Música Vaca Estrela e Boi Fubá de Patativa do Assaré com Luiz Gonzaga.
30 de abr de 2011 - Vídeo enviado por vadorp
Mix - pena branca e xavantinho (vaca estrela e boi fubá).wmvYouTube · Vaca Estrela e Boi Fubá ...

Pena Branca e Xavantinho - Vaca Estrela e Boi Fubá - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=ra4c-zdEsgM
10 de out de 2010 - Vídeo enviado por Alfredo Pessoa
Cantorias e Cantadores 2: Elomar, Pena Branca, Xavantinho, Vitor Ramil e Teca Calazans [2001]

Vaca ESTRELA e BOI FUBÁ - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=Ahe-8mOhmEQ
25 de dez de 2016 - Vídeo enviado por esther9011
Up next. Vaca Estrela e Boi Fubá, por Rolando Boldrin - Sr. Brasil - 01/12/2013 - Duration: 5:10. Sr ...

Vaca Estrela e Boi Fubá - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=gtbE2lsh-fg
6 de nov de 2010 - Vídeo enviado por nilda iraci .reimberg
Fagner & Gonzagão - Vaca Estrela e Boi Fubá - Luiz Gonzaga & Fagner - 1984 - Duration: 4:49 ...

Vaca Estrela e Boi Fubá - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=1JnSZzuFQzA
5 de ago de 2011 - Vídeo enviado por Oswaldo Marques
Dupla Maranata: Oswaldo Marques(violino) e Horácio Bento(viola) apresentando a música "Vaca ...

Vaca Estrela e Boi Fubá - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=YK7ZD2oGQFo
29 de out de 2013 - Vídeo enviado por vlad violão
Essa foi uma revisão de canções que trabalhamos no 2º módulo dessa disciplina, mas que não tivemos ...
26 de ago de 2013 - Vídeo enviado por Zeca Collares
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO VIOLONISTA ZÉ MARCOS Show em homenagem a dupla Pena Branca e ...
9 de nov de 2012 - Vídeo enviado por Edilson Lino
Eternas Ondas/Vento Forte - 1980 - CBS (Sony Music) Vaca Estrela e Boi Fubá (Patativa do Assaré ...

Sergio Reis - Vaca Estrela e Boi Fubá - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=9ROqgX7wkik
15 de mai de 2013 - Vídeo enviado por jukebox4allbackup
Sucesso de Sérgio Reis Seu dotô me de licença Pra minha história contá Hoje eu tô na terra estranha E é bem .

Nenhum comentário: