terça-feira, 7 de novembro de 2017

ESTÓRIAS DE SEU LUNGA- MONUMENTO PROPOSTO PELO JUAZEIRENSE JOSÉ LEITE







ESTÓRIAS DE SEU LUNGA

Lunga é um primo que tenho em JUAZEIRO DO NORTE, Sul Do Ceará a cidade que nasci.. o seu nome verdadeiro é JOAQUIM RODRIGUES DOS SANTOS TENÓRIO, não sabe dizer porque perdeu o Tenório, mora na cidade e é um comerciante  de sucatas.  Homem educado, inteligente além da conta, perspicaz e que não gosta de perguntas bestas ou perguntas sem lógicas, não é brutalidade sua, eu aprendo muito com o compadre Lunga como o chamo , hoje com 84 anos, viril , vigio  e muito simpático.  Estas estórias  são atribuídas ao mestre Lunga devido o seu sucesso, muitas não tem cabimento, vejam a do papel higiênico se tem lógica, nem lógica cronológica, pois a época não se conhecia no cariri este utilitário. Acho que Lunga deveria documentar  e exigir direitos sobre a exploração do seu nome.


                                                                 
Resultado de imagem para sopa no chão
Adicionar legenda
1- A SOPA
Outro dia Carmelita, minha prima,  que é a esposa de Lunga, no horário do jantar lá da  cozinha pergunta em voz alta a Lunga que já se encontrava sentado na cabeceira da longa mesa.:

___Lunga estou levando a sopa, levo no prato ou na tigela?

Diante da inusitada pergunta e sem lógica para o menestrel este responde na bucha.

___Bota no chão e traz com um rodo diabo, que pergunta .

Resultado de imagem para coçar a cabeça por cima do chapéu
Adicionar legenda

2- A COÇADA DE CABEÇA

Lunga um dia sai de sua loja na rua Santa Luzia em Juazeiro do Norte e vai até o mercado Muncipal comprar Fumo Arapiraca na loja do seu irmão .
Ao chegar na loja quem está lá é a sua cunhada.

Chega, compra três ou quatro pacotes de  cigarros de fumo bravo e despreocupadamente coça a cabeça sem retirar o seu belo chapéu de massa.
A sua cunhada de imediato indaga:

___Oxente cumpadi Lunga, o cumpadi num tira o chapéu pra coçar a cabeça não?

O mestre de chofre devolve a sua resposta.

___Não Cumadi , a senhora tira a calça pra coçar a bunda?




                                                                                 
Resultado de imagem para a cabeça de porco
Adicionar legenda
3- A CABEÇA DE PORCO

Meu pai sempre foi um homem preocupado com a família , nos fins de semana matava um animal , geralmente um grande suíno, distribuía com os vizinhos .
Num fim de semana prolongado mandou matar um porco de seus 150 kilogramas. Além de sua parte de direito, meu pai presenteou Lunga com a bela cabeça para o mesmo fazer um saboroso cozido.
Lunga passa a corda de croá na cabeça do bicho, deu um nó arrochado, colocou  a correia  nos quatros dedos da mão direita passando pela palma da grande mão e saiu as pressas para Carmelita preparar o almoço.
Ao passar na frente da casa de uma vizinha a mesma perguntou.

____SEU LUNGA ESTA CABEÇA É PARA O SENHOR COMER.?

Lunga olha para a inocente madame,  joga a cabeça do porco no chão  e exclama a dizer.

___NÃO MINHA SENHORA, NÃO MINHA SENHORA, É PRA CRIAR ,CUUUUCHI, CUUUUUCHI, CUUUUCHI. ANDA BICHIM , ANDA .

Resultado de imagem para o velho portão de aço

4-  A  ABERTURA DA LOJA

Era 6:30 da manhã, segunda-feira,  Lunga chega pela manhã na sua loja encosta a sua bicicleta , freio contra pedal ,  na parde , pega um feixe de  meio quilo de chaves que se encontrava na cintura,  abre meia dúzia de cadeados e quando está elevando o grande portão de aço , já  na altura de 1,0 metro um sujeito passa e pergunta em alta voz:

___ABRINDO A LOJA SEU LUNGA?

E mais uma vez o mestre Lunga num tom mais alto responde:

___NÃO FIE DA PESTE , TOU FECHANDO.

Baixa o portão e volta pra casa.



Resultado de imagem para o papel higiênico

                     

5-O PAPEL HIGIÊNICO

No Cariri era comum os donos de mercearias criarem um tipo de venda a prazo, estas contas  eram quitadas nos sábados, dia que saia o pagamento do peão, cada cliente  possuía uma caderneta para anotar a dívida.
Refere um velho de Juazeiro do Norte,  que o  Lunga, ainda criança,  foi chamado às pressas  por seu genitor e  o ordenou que fosse na bodega de seu ZEZÉ comprar papel higiênico , que fosse num pé e voltasse no outro , feito uma bala, devido o desarranjo intestinal agudo que o velho apresentava.

Lunga mais do que depressa correu até a bodega, pediu o um pacote de papel higiênico e voltou correndo,  seu ZEZÈ do balcão perguntou aos gritos ao apressado garoto:

____LUNGA É PRA BOTAR NA CADERNETA?

E Lunga do alto dos seus 08 anos , deu uma paradinha, elevou a cabeça e respondeu num tom alto e agudo.

___NÃO SEU ZEZÉ, É PRA PAI LIMPAR  A BUNDA, ELE ESTÁ COM UMA DERRÉIA LASCADA..

Vejam se tem cabimento, agora tenho que publicar porque já faz parte do anedotário popular do meu primo LUNGA.

Iderval Reginaldo Tenório
o blog é cultural

OBS- NO CEARÁ DIARRÉIA ERA CHAMADA DE DERRÉIA.
OBS- O MEU PRIMO LUNGA MORREU DOIS ANOS ATRÁS E SERÁ HOMENAGEADO PELO POVO COM UMA ESTÁTUA  PARA FICAR PARA A ETERNIDADE. IDEIA DO JUAZEIRENSE JOSÉ LEITE QUE MORA EM ILHEUS E DA AGRÔNOMA ROSANGELA TENÓRIO, PRIMA DO MESTRE LUNGA.


Luiz Gonzaga e Benito di Paula - Viva meu padim (João Silva, Luiz ...

https://www.youtube.com/watch?v=nBgyB6Jb2_Y
20 de mai de 2011 - Vídeo enviado por vitrolanoberro
Luiz Gonzaga - Disco "Forró de cabo a rabo" (1986) "Viva meu padim". Participação: Benito di Paula.

VIVA MEU PADIM - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=hpGq7LyEM2A
6 de jul de 2015 - Vídeo enviado por maria do socorro porto Magalhaes
Garota Safada - Viva meu Padim - Duration: 1:17. Elton Carvalho 2,208 views · 1:17 · Chico Silva ...

Viva meu Padim - Jota Farias - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=17oSyCQqXQM
22 de out de 2013 - Vídeo enviado por Lucas Gabriiell
Nossa Página no Facebook sempre com noticias, fotos e videos.

Viva Meu Padim (Luiz Gonzaga/João Silva) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=5fgAjC3A0fE
12 de set de 2012 - Vídeo enviado por Folha de Pernambuco
Luiz Gonzaga e Benito di Paula - Viva meu padim (João Silva, Luiz Gonzaga) - Duration: 3:37 ...

Nenhum comentário: