domingo, 30 de julho de 2017

MEDICINA- MÉDICOS FORMADOS NO EXTERIOR. Inscrições para o Revalida vão até 4 de agosto



Inscrições para o Revalida vão até 4 de agosto

26 de julho de 2017

Adicionar legenda

As inscrições para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) podem ser feitas de hoje, 24, até 4 de agosto, às 23h59. O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Exame é direcionado aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil e aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal. O Revalida é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enquanto a revalidação é de responsabilidade de Instituições de Educação Superior Públicas que aderirem ao Exame.


Para participar do Revalida é preciso ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil e diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, e autenticado pela autoridade consular brasileira. O participante precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o diploma digitalizado para concluir a inscrição, cujo valor é R$ 150. O Inep não aceita declarações de conclusão do curso e documentos similares em substituição ao diploma.


A 1ª Etapa do Revalida é uma Avaliação Escrita composta de uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva, com cinco questões. Os participantes têm cinco horas para resolver a prova objetiva, pela manhã, e três horas para realizar a prova discursiva, no período da tarde. Essa etapa será aplicada em 24 de setembro, das 8h às 13h e das 15h às 18h. Os participantes aprovados deverão confirmar a inscrição para a 2ª Etapa entre 6 e 9 de novembro.


A 2ª Etapa é uma Avaliação de Habilidades Clínicas. O participante precisa executar dez tarefas para uma banca examinar suas habilidades para o exercício da função médica. Para isso, percorre dez estações resolvendo tarefas como a investigação de história clínica, a interpretação de exames complementares, a formulação de hipóteses diagnósticas, a demonstração de procedimentos médicos, o aconselhamento a pacientes ou familiares. Essa aplicação será em 2018, nos dias 10 e 11 de março, em dois turnos: das 9h às 13h e das 14h30 às 19h (Horário de Brasília). A taxa de inscrição da 2ª Etapa é de R$ 450.
Inscrição – As inscrições para o Revalida são feitas exclusivamente pela internet. 

Sistema de Inscrição pode ser acessado por meio do portal do Inep, no endereço portal.inep.gov.br. Durante a inscrição, o participante deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF); solicitar atendimento especializado e/ou específico (se necessário); fazer upload do diploma digitalizado, frente e verso, no formato PDF, em tamanho máximo de 2MB; indicar a universidade pública brasileira (dentre aquelas que aderiram ao Revalida) pela qual quer a revalidação; e escolher a cidade onde realizará a 1ª etapa, de acordo com o limite da capacidade dos locais de prova disponibilizados no sistema. 


Haverá aplicação em dez capitais brasileiras: Brasília (DF); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Manaus (AM); Porto Alegre (RS); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA) e São Paulo (SP).


A inscrição só é concluída após o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada ao final da inscrição. O pagamento da taxa poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, desde que respeitado os horários de compensação bancária de cada um. 

Alterações dos dados cadastrais, do local de provas e do arquivo do diploma só serão aceitas durante o período de inscrição.


Atendimentos – A Política de Inclusão do Inep prevê Atendimento Especializado para participantes que comprovarem as condições de autismo; baixa visão; cegueira; déficit de atenção; deficiência auditiva; deficiência física; deficiência intelectual (mental); discalculia; dislexia; surdocegueira; surdez; visão monocular. Há ainda opção de Atendimento Específico para gestante; idoso; lactante; sabatista e outra condição específica.

 O Inep oferece os seguintes auxílios ou recursos de acessibilidade: auxílio para leitura; auxílio para transcrição; guia-intérprete para pessoa com surdocegueira; leitura labial; mobiliário acessível; prova com letra ampliada; prova com letra superampliada; prova em braile; sala de fácil acesso; tempo adicional e tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pessoas que quiserem ser tratadas pela sua Identidade de Gênero podem solicitar Atendimento pelo Nome Social.


O participante deve anexar documento comprobatório da condição que motiva a solicitação. O documento deve ser legível, estar no formato PDF e ter, no máximo, o tamanho de 2MB. Já o atendimento pelo Nome Social, para participante travesti ou transexual, deverá ser solicitado após o período de inscrição, das 10h do dia 14 de agosto às 23h59 do dia 18 de agosto, por meio do Fale Conosco do portal do Inep. 

Página do Participante do Revalida 2017 traz todas as informações necessárias, além de cronograma, horário das provas e dicas.


Clique aqui para fazer sua inscrição
Clique aqui para acessar a Página do Participante

Fonte: INEP

Nenhum comentário: