sábado, 27 de agosto de 2016

LANCES DO BRASIL ATUAL PÓS OLIMPÍADAS- SEU DOTÔ ME CONHECE? Patativa do Assaré


                            
Resultado de imagem para o velho roceiro do nordeste
Resultado de imagem para o velho roceiro do nordeste
                                                  


LANCES DO BRASIL ATUAL PÓS OLIMPÍADAS

Um repórter da Globo Nordeste fazendo uma matéria no sertão pernambucano, da Serra do Araripe , se depara com um velho amigo do  meu pai, Seu Quncó, um ancião de 85 anos, cabelos brancos, pele enrugada, ressecada e esturricada do quente sol, voz mansa e olhar desconcertante. 

__Seu Quincó, eu sou Fred Pedrosa, repórter da TV GLOBO NORDESTE, estou fazendo uma matéria sobre as Olimpíadas, pergunto ao senhor, o que o senhor achou das medalhas de ouro, prata e bronze que o Brasil ganhou?
Seu Quncó olhou pro céu , indagando e ao mesmo tempo respondendo,  falou:

__Quer dizer que o sinhô é da Televisão ?  O Brasí ganhou o que mermo? 
O que o Brasí ganhou? Seu Fred, estas medaias num interessa a nóis do mato não seu Fred, estas medaias  num serve pra nada, nóis quer medaias é na inducação, na saúde, nos impregos , nos apusentos e no respeito  aos véios do Brasi.

Estas inganação num serve pra nóis não, diga para as orturidades , mande passar no jorná nacioná qui nóis aqui tá interessado  é em imprego, no imprego para os home e pras  mué daqui de riba da serra, medáias de olimpides nóis num quer não, que fique pra eles, olimpides seu moço é imbromação, é só imbromação, é só pra vender tenis, camisa, cumida,bibidas, rôpas de atretas e tudo qui os impresáro qué vendê, isso tudo é pra ingganar os povo, os povos é uns bestas seu Fred . Venha filmar as escolas da região, pois hospitá num precisa filmar  , porque nóis num tem hospitá,  aqui nóis só tem é necessidade.

___Obrigado seu Quincó, obrigado.
O reporte pegou a sua sacola, a sua máquina de filmagem,  a sua caminhonete e tomou o rumo do Aeroporto Regional Cariri em    Juazeiro do Norte, Ceará ,  pegou o vôo para Recife e sumiu no ar.

Seu Qunicó falou pouco, porém disse muito.

Iderval Reginaldo Tenório



Resultado de imagem para patativa do assaré
Adicionar legenda
                                                                         

DOTÔ ME CONHECE?

Patativa do Assaré
GRANDE POETA DO CEARÁ
DA CIDADE DO ASSARÉ

Representando o povo sofredor, enviou esta carta em forma de poesia para o Prefeito, o Governador e o Presidente da República pedindo socorro.

Seu dotô só me parece
Que o sinhô não me conhece
Nunca soube quem sou eu
Nunca viu minha paioça
Minha muié, minha roça
E nem os fios que Deus me deu

Se não sabe escute agora
Que eu vou conta minha istora
Tenha a bondade de ouvi
Eu sou da crasse matuta
Da crasse que não disfruta
Das riqueza do Brasi

Sou aquele que conhece
As privação que padece
O mais pobre camponês
Tenho passado na vida
De quatro meis em siguida
Sem cumê carne uma vez

Sou o que durante a semana
Cumprindo a sina tirana
Da grande labutação
Pra sustentá  a famia
Só tem direito a dois dia
E o resto é do patrão

Sou o que no tempo da guerra
Contra o gosto se desterra
Para nunca mais vortá
E vai morrê nos estrangero
Como pobre brasilero
Longe do torrão natá


Sou o sertanejo que cansa
De votá com esperança
Do Brasil fica mió
Mas o Brasí continua
Na cantiga da piruá
Que é pió, pió, pió

Sou o mendigo sem sussego
Que por não achá imprego
Se vê forçado a siguí
Sem dereção e sem norte

Envergonhado  da sorte
De porta em porta a pidi

Sou aquele disgraçado
Que nos ano atravessado
Vai batê no Maranhão
Sujeito a todo martrato
Bicho de pé, carrapato
E os ataque da sezão

Seu  dotô não se infade
Vá guardando esta verdade
Na memória e pode crê
Que eu sô aquele operáro
Que ganha o pobre saláro
Que não dá nem pra comê

Sou ele todo, em carne e osso
Munta vez não tenho armoço
Nem também o que  jantá
Eu sou aquele rocero
Sem camisa e sem dinhero
Cantado por Juvená

Sim, por Juvená Galeno
O poeta, aquele gêno
O maió dos cantadô
Aquele coração nobre
Que  minha vida de pobre
Munto sentido cantou

Há mais de cem ano eu vivo
Nesta vida de cativo
E a potreção não chegou 
Sofro munto e corro estreito
Inda tou do mermo jeito
Que Juvená me deixou

Sofrendo a merma sentença
Tô quage perdendo a crença
E pra ninguém se inganá
Vou dexá meu nome aqui
Eu sou fio do Brasí
E o meu nome é Ceará.

PATATIVA DO ASSARÉ - SENHOR DOUTOR - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=RTEfYnMNNpc
6 de jun de 2011 - Vídeo enviado por shosta18
Festival Massafeira 1979, Patativa do Assaré obteve no evento: "o festival foi responsável pelo ...


PataTiva do Assaré Cabra da peste - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=6m_7eKhClKQ
8 de mar de 2011 - Vídeo enviado por sdtapioca
Uma Homenagem a Antônio Gonçalves da Silva Pata Tiva do Assaré. Mais um Video Feito em Animação ...

Patativa do Assaré - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v...
5 de mai de 2009 - Vídeo enviado por Giselle França
Vídeo sobre a trajetória do poeta Patativa do Assaré, feito por mim para a Secretaria de Educação de Duque

Nenhum comentário: