quinta-feira, 9 de junho de 2016

RUMO À UNIVERSIDADE.CRODINEY VERSUS ROSIVELTINO

A LUTA PELA VIDA EM DUAS CLASSES SOCIAIS
    CRODINEY  VERSUS  ROSIVELTINO
     RUMO À UNIVERSIDADE

Crodiney mora num bairro periférico, trabalha como empacotador de um supermercado e os pais  são assalariados, a mãe é domestica e o pai serviços gerais.


Crodiney  estuda no Colégio Estadual  Clemente Cipó, as aulas só começaram 60 dias depois de iniciado o ano letivo, mesmo assim das 08 disciplinas 03 não têm professores, foi assim os três últimos anos do Crodiney.



A casa do menino  fica no meio de uma pirambeira, dois anos atrás um barranco quase derruba a casa do Crodiney, a alimentação do jovem é à base de macarrão e refresco, poucas são as proteínas, Crodiney é um jovem que pensa no futuro.



Rosiveltino mora no centro da capital,  Bairro Ouro do Sucesso, no cobertura da Mansão Ponte do Diamante , não trabalha, vive de casa para a escola, para o clube e o curso de inglês, os pais são formados, o pai é Engenheiro Eletricista tal qual o avô do Rosiveltino e a mãe uma  Médica especialista em oncologia.



Rosiveltino estuda no Colégio Panaeuropa do Futuro, as aulas foram pré anunciadas com um curso preparatório para os novos alunos 15 dias atrás,  das 08 disciplinas previstas, 06 são ensinadas por professores PhD e mestres ,  a rotina do aluno nos últimos três anos foi estudar em boas escolas, o Rosiveltino é um bom aluno e sonha em seguir o caminho dos pais, estuda inglês numa boa escola extra curricular..



O país que eles moram não prioriza o ensino básico e nem fundamental , os ricos estudam em boas escolas , os pobres ocupam as vagas nas escolas publicas ou privadas de péssima qualidade, é o aluno pelo aluno , nada é feito para melhorar o ensino até os 18 anos, fica por conta das famílias, cada uma trilha o seu caminho.


O país possui a sua Universidade Federal , algumas Escolas Superiores Particulares de boa        qualidade e um balaio de escolas pagas de péssima qualidade, sustentadas pelo erário publico, verdadeiras empresas sugadoras dos recursos da população, muitas sem professores, sem planos de ensino, sem sedes e sem sustentabilidade, apenas com o intuito de ocupar o horário vazio dos jovens desamparados da nação.

Para ingressar nas Escolas Federais  gratuitas em vez do vestibular Escola por Escola, Região por Região,  o governo criou o ENEM , um sistema no qual,  com a mesma prova o aluno escolhe a escola que quiser cursar , vai depender de sua nota, o aluno pode escolher em qualquer lugar do  país onde estudar, o sistema olvida completamente a formação dos jovens nos cursos básicos, o pobre já entra perdendo , é disputa 100 metros rasos, um dos concorrentes já entra de perna quebrada,  só um milagre ou uma genialidade para ingressar nos principais cursos e nas principais Escolas  FEDERAIS .

Quem vencerá esta batalha? Os milhões de Crodineys ou os milhares de Rosiveltinos.

Viva o Brasil , um país democrático, um país que pensa em todos, um país que educa os seus filhos, um país que olha para os seus jovens e os apoiam em todas as circunstancias  , acorda Brasil, acorda.

IdervalReginaldo Tenório

Nenhum comentário: