quarta-feira, 22 de junho de 2016

FOGO NA FAZENDA DO DR CANUTO



JORNAL DA TERRA
Notícias do Mundo.


Uma Fazenda em Decadência




Nos idos de 1900 , o Dr. Canuto , um homem do trabalho, entregou a sua Fazenda a um novo administrador, homem simples, cria da casa, vindo da raia baixa, do miolo dos trabalhadores comuns, este prometeu ao Dr. Canuto um bom futuro e melhores dias para os funcionários , prometeu erguer a velha fazenda.


Inicialmente o administrador entendeu , que os funcionários da raia baixa precisariam de mais atenção, todos os outros funcionários concordaram e contribuíram com o novo chefe.


Passado dois a três anos, o novo condutor fundou um grupo de ajudantes diretos de alto padrão e juntos iniciaram a dilapidar a fazenda do Dr. Canuto, aos poucos este foi perdendo as forças diante dos fatos acontecidos e do seu próprio patrimônio.


Para se manter no cargo, o novo chefe não media forças em agradar os seus ajudantes diretos , os funcionários de renda  baixa e os apadrinhados dos seus auxiliares, chegando ao ponto de remunerar e distribuir renda aos mesmos sem a contrapartida do trabalho ou  do abençoado suor.


No decorrer de sua administração, quebrou as maquinas de fazer queijo e manteiga, desativou as descascadeiras de arroz, de milho e de outras vargens, quebrou os teares que faziam os tecidos, destruiu os tornos que fabricavam os utensílios e equipamentos agrícolas e deixou sem ocupação  muitos  funcionários, porém com os seus proventos em dias, até lhes concedeu reajustes  acima da inflação, o pior é que esqueceu das crianças e não criou escola básica para os mesmos, deixando apenas com a propriedade de comer ,  vendo os seus pais ganharem sem trabalhar, aprendendo um péssimo exemplo de vida, viver com o suor dos outros, como a Fazenda deixou de produzir e tinha que consumir, a solução foi vender os seus bens , negociar o seu patrimônio  .


Vendeu o seu minério, a sua madeira, as riquezas naturais a outros fazendeiros aproveitadores, ficou com algumas fabriquetas e com todo o trabalho braçal, com o dinheiro colhido com estas vendas continuou a distribuir aleatoriamente aos amigos, chegou o dia em que nada mais tinha o que vender  ou teria que vender a preços muito baixos, estourou a bomba. Com a Fazenda endividada entrou em desespero , começou a gastar o que não tinha, entrou no capital dos bancos e dos credores.


Quando o Dr. Canuto acordou, enxergou que tudo que os funcionários usavam e comiam  a Fazenda tinha que comprar de outros fazendeiros a preços de ouro. O pior para o velho fazendeiro,  era que muitas das suas compras beneficiadas , saiam em forma de matéria prima de sua fazenda in natura e voltavam em forma de manufaturas e alimentos processados mais caros. Vendiam o algodão, o leite, a carne, o couro, o trigo, a seringa, as frutas, as madeiras, o seu café e tudo voltava como roupas, queijos, manteigas, bolsas, cintos, selas, cabrestos, cangalhas, cadeiras, mesas, sapatos, doces, bebidas e o diabo a quatro .


O Dr. Canuto virou uma arara, demitiu o seu gerente após uma longa discussão  e contratou outro, quando abriram os livros da velha fazenda,  o proprietário enlouqueceu, viu       que  o buraco era bem maior, ultrapassava em muito  os seus cálculos.


Hoje a Fazenda sob nova direção caminha com cautela e muitos ajustes,  cambaleia , claudica e anda devagar, aos poucos procura equilibrar as suas finanças.


O antigo gerente não ficou calado, procurou todos os seus auxiliares , ajudantes , beneficiados e os gratuitamente coligados,  juntos estão apertando o novo gerente e o Dr. Canuto, eles brigam, esperneiam, xingam, falam mal, esbravejam e dizem que querem continuar recebendo o seu quinhão.


O novo gerente tem o apoio dos trabalhadores que produz e estão todos unindo forças para que o Dr. Canuto tenha a sua  Fazenda de volta sanada. O Dr. Canuto informou , que ao recuperar a Fazenda, todos vão ter que trabalhar para os seus sustentos, só receberão ajudas os que realmente precisam.


Os funcionários que viviam em surdina e na mamata não gostaram e estão atordoados, desequilibrados emocional e financeiramente, estão fazendo de tudo para não perder as suas benesses. O antigo gerente grita, esperneia e diz que vai recuperar o seu posto de gerente, acontece que a cada dia que passa o Dr. Canuto fica mais consciente do péssimo trabalho feito pelo seu antigo funcionário e descobre mais e mais falcatruas, mais desonestidades e até encontrou pessoas que viviam noutras fazendas  e ganhavam salários da sua  sem trabalhar, o proprietário  relata que vai solicitar a prisão do seu  antigo gerente , de alguns dos seus auxiliares e dos seus sócios, disse que este é o caminho.


Devagar a  Fazenda está se recuperando, as suas funções vão sendo ativadas , aos poucos o que produz será processado dentro da própria fazenda. Estão limpando e recuperando as máquinas, brevemente estará vendendo o queijo e a manteiga em vez do leite, roupas e não o algodão, sapatos, cintos e bolsas e não o couro, mesa, pregos, cadeiras e não a madeira e o ferro, aos poucos o Dr. Canuto está recebendo a sua fazenda sadia.  O  melhor, todos os que recebiam sem trabalhar e em surdina estão perdendo a boquinha, por isso estão falando o diabo do Dr. Canuto e do novo administrador.


Brevemente a Fazenda será sanada , é apenas questão de tempo e paciência, o pior já passou.


Direto do Brasil para o Jornal da terra.


Repórter – Antenildo Antenado da Silva




Iderval Reginaldo Tenório

Raymundo Sodré - Os Girassois de Van Gogh (Full Album) 2016 ...

https://www.youtube.com/watch?v=7ESEgs3jwEU
14 de abr de 2016 - Vídeo enviado por Carlos Amorim Producoes
Autêntico mestre do samba-chula da Bahia, Raimundo Sodré apresenta o seu novo disco “Os Girassóis ...

Raymundo Sodré - Os Girassois de Van Gogh - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=ndBcZyoT8DA
5 de mai de 2016 - Vídeo enviado por Carlos Amorim
Raymundo Sodré - Os Girassois de Van Gogh. Carlos Amorim ... Raimundo Sodré - A Massa - Full ...

Nenhum comentário: