domingo, 25 de maio de 2014

POR DENTRO DA ECONOMIA

Adicionar legenda




POR DENTRO DA  ECONOMIA

A Economia de uma nação é baseada em duas vertentes, a primeira é o seu patrimônio formado durante a sua existência, nesta coluna são colocados todos os bens do pais, que vai das riquezas naturais que existem no solo, no subsolo, nos mares , no espaço até às riquezas produzidas pelo homem com a sua força de trabalho e inteligência.  Os imóveis construídos, as estradas,  os Estádios, os Hospitais, os Aeroportos, as Hidrelétricas,  Portos , as fábricas, a agricultura, a pecuária, as grandes empresas, os grandes cérebros, a tecnologia, as patentes  e à administração deste patrimônio, esta complexidade   patrimonial  leva décadas  para ser formada.
A outra vertente e de grande importância é o  PIB, este constitui todas as riquezas da nação produzidas num período limitado, de janeiro a janeiro, o PIB significa  a dinâmica financeira , traduz o andar da economia, a sua produção, o seu comercio, as suas transações  , tem a prerrogativa de informar se o pais está crescendo e de que o país está vivendo.

O PIB é formado por três setores.( O  SETOR PRODUTIVO, O DE COMMODITIES E O DE SERVIÇOS).
No Brasil a indústria contribui com 11% do PIB, dez anos atrás contribuía com 25%, este ano crescerá menos de 2%, este setor está em queda.

1-O Setor Produtivo é   o mais importante, este é o gerador de  riquezas, se ele for mal, vai mal a economia.
Este setor é o responsável pela extração de todas as riquezas naturais( commodities) e por intermédio do parque industrial as  transforma em produtos para o consumo, ele pega o ferro bruto e transforma em aço , depois em máquinas e  em utensílios de uma maneira em geral, pega o petróleo in natura e produz todos os seus derivados, em resumo : da matéria prima produz todos os produtos prontos para o consumo, os manufaturados.
É este setor  o responsável pelo agronegócio, ele utiliza a terra com alta tecnologia  e produz os cereais, as frutas e as carnes, isto é,  produz as commodities comestíveis.

 

2-O Setor de Commodities( a matéria prima in natura)  neste se aglomeram todas as riquezas minerais , vegetais e animais da nação.

(Os principais tipos de commodities são:
Agrícolas. Ex. café, carnes, frangos, trigo, soja, milho, açúcar, farelo de soja;
Minerais. Ex. ouro, petróleo, ferro, alumínio.
Financeiras. Ex. dólar, euro, real, índices futuros.
Ambientais. Ex. créditos de carbono, condições climáticas médias em regiões do planeta.
Recursos energéticos. Ex. energia elétrica
Químicas. Ex. ácido sulfúrico, sulfato de sódio, fertilizantes)

Estes produtos são vendidos e geram riquezas contribuindo para a elevação do PIB, são estes produtos que alimentam o setor Industrial, quando o  país vai bem  e tem tecnologia , ele os utiliza na sua própria industria azeitando o setor produtivo, quando o país vai bem  ele não vende desesperadamente as suas  commodities ,   em vez de vendê-las,  o país compra mais de outras nações e depois exporta em forma de utensílios com agregação de valores,  gerando riquezas, trazendo dólares.  
 
Este setor tem uma peculiaridade, se para a sua produção ou extração  o país possuir tecnologia própria, como remédios para o gado, máquinas para retirar o ferro do subsolo, defensivos e fertilizantes agrícolas , cabeças nacionais para dirigi-lo  será um setor altamente lucrativo, agora , se para ser colocado em prática,  os elementos e implementos necessários sejam importados ,  será um setor dispendioso, ficando  a margem de lucro muito baixa, vale ressaltar que esta tecnologia  se encontra nas mãos dos países desenvolvidos.
São as commodities as responsáveis pela positividade da balança comercial , o país vende a sua carne, a sua soja e  os seus minerais geralmente para os EUA , Europa , China e Rússia. São exportados a preço de banana e depois importados a preço de OURO. Vai um navio de ferro e volta uma caixa de celulares.

3-O Setor Serviços, este é de suma importância  uma vez que é o pulverizador de riquezas,  distribui os produtos do setor produtivo, cria milhares de  empregos em todos segmentos( comunicação, transportes, recursos humanos, seguranças , vendas, construção civil , saúde, educação e nos demais segmentos do pais),  a saúde deste setor incentiva o setor de produção, este setor é o coração do CONSUMO.

O fulcro do setor  serviço é azeitar o consumo, enquanto mais cresce o setor serviço maior é o consumo, maior a distribuição de renda .  Esta vertente depende de pouco capital  para viver, é a única que além  do pouco  capital sofre diretamente a interferência do governo com várias medidas.

1-Elevação dos tributos encarecendo o produto nacional, este perde a competitividade com  o importado que apesar da taxação chega mais barato às prateleiras.
2-Resoluções  exigindo adaptações à modernidade, obrigando a reformas , muitas delas engarguelando o pequeno comerciante.
3-Azeitando a política trabalhista com  muitos encargos sociais e  encarecendo a mão de obra ,  fazendo com que o comerciante transfira o seu capital ou lucro que é pequeno para cumprir esta rubrica, o que significa  um assassinato em conta gotas.
4-Criando novas funções e  novos empregos específicos,   se um funcionário  locado em um setor por necessidade exercer qualquer ato noutra função,  se caracterizará desvio de função, problemas trabalhistas. Isto inviabiliza os pequenos negócios e as pequenas fábricas.
5-O governo participa neste setor de consumo distribuindo milhares de benefícios oriundos dos impostos sufocantes aos produtores e comerciantes, o país sem lastro financeiro, sem cobertura do setor de produção que está em decadência e confiante apenas nas vendas das commodities  enforca os micro negócios.
6-Os salários não guardam ligação com a produção e nem com o lastro financeiro do país, são anunciados pelo governo por decretos , a cada dia que passa corroem o setor patrimonial e consomem as commodities que são transformados em  dinheiro vivo,  aumentando o consumo em todas as classes sociais, funcionando como verdadeiros dardos jogando para fora da nação as economias, na verdade a economia não cresceu, quem cresceu foram os salários, frutos do desmanche do patrimônio e dos programas sociais, alguns necessários e outros equivocados.
O crescimento do setor serviço corresponde à elevação do consumo, se os produtos consumidos forem de fabricação nacional, se forem produzidos com as suas commodities é sinal de boa saúde, agora se o SETOR PRODUTIVO nacional não tiver  tecnologia para transformar as suas riquezas naturais em bens de consumo,  o país tem que importar tudo aquilo que se vende no seu mercado, da caneta ao computador,  aumentado o envio de divisas para os produtores estrangeiros.
Com o encarecimento dos produtos nacionais existe uma parcela de consumidores  que vai ao exterior consumir noutras plagas em busca de menores preços. Miami, New York ,   Paris, Madrid, Lisboa, Buenos Aires passaram a ser rotas de novos consumidores ,  que desviam  para outras economias os suados dólares na aquisição de produtos que deveriam ser produzidos no país.
 Isto  se configura exportação de consumidores.

RESUMO.
País que não produz, país no qual o seu Setor Produtivo está em decadência, país no qual o seu PIB é constituído na sua maior parte do SETOR SERVIÇOS,  que azeita o consumo , país  que sobrevive apenas das vendas das suas COMMODITIES,  matéria primas in natura,   está fadado à exaustão econômica em  pouco tempo. 
 Vende-se  barato e se importa caro, recebe pouco dinheiro e gasta muito, como não produz vive das vendas do seu patrimônio,  vende as suas escolas para os estrangeiros , as suas fábricas, as suas terras, o seu clima, os seus minerais, as suas carnes, os seus cereais para poder fazer dinheiro e cumprir os seus compromissos .
 Um dia os compradores entrarão em decadência, as commodities perderão os valores de hoje, o parque industrial ficará obsoleto , pobre em tecnologia e não terá as mínimas condições de transformar a matéria prima nacional em bens de consumo.
Com a  inteligência da nação atrofiada, o  povo sem criatividade e totalmente infantilizado  uma vez que o sistema paternalista  aos mais fracos por uma eternidade é um equívoco, com o arrocho tributário  à classe produtora,  principalmente para com os pequenos , com a interferência governamental  judicializando  o país por intermédio de resoluções que encarecem o comercio e a indústria , o sistema econômico adotado pelo governo  funcionará como um cupinzeiro  a consumir  a celulose de um tronco vegetal indefeso. Liquidada  esta ação e por não encontrar mais madeira,  o cupinzeiro sucumbirá e com ele também levará a nação.
Iderval Reginaldo Tenório
 

Zeca Pagodinho - Caviar (Clipe original) - YouTube


www.youtube.com/watch?v=4rkr4kTo9nY
12/01/2007 - Vídeo enviado por Leonardo da Silva
Zeca Pagodinho - Caviar (Clipe original). Leonardo ... Buy "Caviar" on ... Jorge Aragão - Eu e Você ...

 

Um comentário:

Marcus Ribeiro disse...

Parabéns, Dr. Iderval Tenório!