domingo, 15 de dezembro de 2013

JUAZEIRENSES QUE BRILHAM PELO MUNDO- MARIA HELENA RODRIGUES CAMILO

 

Foto de Maria Helena Rodrigues Camilo.

 

 
Maria Helena Rodrigues Camilo, nasceu lá pelos idos de 1956 na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, filha de dois primos meus, Carmelita Rodrigues Camilo e Joaquim Rodrigues dos Santos (TENÓRIO),  o maior comerciante de sucatas e ferro velho do Cariri.
 
Iniciou sua educação em Dona Toinha, depois no Grupo Escolar Padre Cícero, Escola Normal Rural e terminou o curso superior na Escola Superior de Enfermagem em Fortaleza capital do Ceará. 
 
Hoje uma senhora enfermeira , dedicando os seus conhecimentos para o povo da cidade de São Gonçalo do Amarante, município pertencente a Região Metropolita de Fortaleza, distando 55 km.
 
Maria Helena além da dedicação, conhecimento, prestatividade  e ética, exerce a sua profissão com zelo, amor , beneficência, benevolência e muita seriedade. De parabéns Juazeiro do Norte, o Ceará, e São Gonçalo de Amarante por receber de braços abertos mais um Juazeirense que orgulha a sua família noutras plagas.
 
Juazeiro do Norte tem sido um celeiro humanitário, tem derramado por este Brasil muito dos seus filhos,  que contaminados pelo fundador da cidade, só tem praticado o bem.
 
Uma particularidade desta mega Enfermeira além  da sua  simplicidade, da sua grandeza associada à gentileza e racionalidade é que a mesma é uma das filhas do nada menos  JOAQUIM RODRIGUES DOS SANTOS TENÓRIO , meu primo  LUNGA ( SEU LUNGAuma das maiores e  polêmica personalidade do CARIRI depois do Padre Cícero Romão Batista.
 
Maria Helena é gente, é fibra, é compaixão e ÉTICA.
Iderval Reginaldo Tenório
 
 

São Gonçalo do Amarante

O município de São Gonçalo do Amarante, anteriormente denominado Anacetaba (que se traduz como Aldeia dos Anacés, povo indígena que habita o município), está localizado a 59 quilômetros de distância de Fortaleza, a capital cearenseMunicípio situado no Estado do Ceará, Região Metropolitana de Fortaleza, distante 55 km da capital, Seu primeiro nome foi Anacetaba, em alusão aos índios Anacés, que habitavam a região, até chegar à nomenclatura atual que é uma homenagem ao Padroeiro da Cidade.

A origem da Dança de São Gonçalo remonta de Portugal. Era antigamente realizada no interior das igrejas de São Gonçalo, festejado a 10 de janeiro, data de sua morte em 1259. Realizada em Portugal desde o Século XIII, chegou ao Brasil em princípios do Século XVIII, com os fiéis do santo de Amarante.

 
ESCUTEM A DANÇA DE SÃO GONÇALO  EM DOIS ESTILOS.

Dança de São Gonçalo Bolshoi - T. Juarez Machado 13/11/11 - YouTube

www.youtube.com/watch?v=_fLdP4lXYW0
15/11/2011 - Vídeo enviado por Boechat Records
Dança de São Gonçalo - Epagri - 13/11/11 Teatro Juarez Machado Coreografia e ensaístas: Erika Rosendo ...



Dança de São Gonçalo!! - YouTube


www.youtube.com/watch?v=1o1_0BwYcy0
17/06/2012 - Vídeo enviado por Beatriz Benevenuto
A dança de São Gonçalo foi trazida para o Brasil ainda nos primeiros momentos da colonização, segundo ...
 


  •  


  • Um comentário:

    iderval.blogspot.com disse...

    Kaliny Matos Excelente e merecida homenagem.... Sempre é bom reconhecer um trabalho quando é feito por amor, e nós enfermeiros dedicamos amor à profissão, pois não trabalhamos esperando reconhecimento...... Parabéns a Helena e tb amo o que eu faço...Kaliny Matos