quarta-feira, 9 de maio de 2012

Os monumentos gritam por socorro

        Amigos,Tem coisas que não se entende,como pode uma civilização apagar a sua história,como pode os gestores subsequentes destruírem marcos importantes da história de um povo,como explicar para a nova geração ,uma vez que  sempre existirá uma nova geração,sobre a história e os monumentos construídos exatamente para não ficar aquela data em albis,aquele fato,aquele marco  no esquecimento, como explicar? .


       Foi o que aconteceu com este marco do cinquentenário de Juazeiro do Norte,do Ceará e do Brasil, depois de muitos anos de história veio um e  jogou ao chão em vez de sacramentar o  tombamento,em vez de preservar para a eternidade,acho muito estranho que isto ainda continue acontecendo com o Brasil,com os Estados e com os Municípios,faço parte do bloco do reclamo,convoco os gestores a se pronunciarem quando  nas suas cabeças  brotarem estas idéias mirabolantes ,estas idéias neroidianas de destruição ,que só servem para tentar apagar a materialidade da mente  dos que vivenciaram aquela época,deixando apenas as lembranças.

    A História  pede socorro,lá se foi a minha praça do cinquentenário que vi nascer,crescer e morrer, contava este mortal com 07 anos de idade no dia da inauguração,eu estava lá,eu continuo lá , estou registrando neste blog para conhecimento e para reflexão daqueles que depositaram toda uma infância num importante equipamento divisor de épocas de um povo.


      Gestores ,o povo quer ser ouvido antes destas atitudes,a história grita e estrebucha, os monumentos indefesos pedem socorro.  As grandes civilizações deixaram os seus marcos para a perpetuação e eternização de suas histórias,o povo merece respeito.
                                     Iderval Reginaldo Tenório
                                          Quero a sua opinião.

Amigos vejam o que faz a Russia para comemorar a vitória na Segunda Guerra Mundial, 08 de maio de 1945, 67 anos depois,no 08 de maio de 2012.A História  é viva.


                                                        

O veterano Vasily Tyunis, 93, é ajudado por um soldado da Guarda de Honra a caminhar pela parada em homenagem ao Dia da Vitória, em Minsk, capital do BelarusSergey Grits/AP
      
Praça do Cinquentenário


Quando Juazeiro comemorou seu cinqüentenário de independência política (1961) o prefeito Antônio Conserva Feitosa construiu uma praça para perpetuar o evento. Mas depois, na administração do prefeito Manuel Salviano, a mesma foi destruída e em seu lugar foi construído o Memorial Padre Cícero. Na época ninguém reclamou e por  isso Juazeiro perdeu para sempre aquele marco significativo do seu cinquentenário. Abaixo mostramos algumas fotos da Praça do Cinqüentenário, inclusive uma que mostra sua destruição.






Um comentário:

Jorge Sader Filho disse...

Não se destrói a memória de um povo!
Corajosa postagem, Iderval.

Abraço,
Jorge