segunda-feira, 7 de maio de 2012

HEBIATRA




ADOLESCENTE: NEM CRIANÇA, NEM ADULTO.

Quando os filhos crescem, uma das principais dificuldades dos pais, além de conversar, é conseguir levá-los ao médico. Os adolescentes nunca acham que estão doentes e, normalmente, ficam tímidos para tratar de assuntos relacionados ao próprio corpo.
O problema é que para esta turma se um pediatra é "coisa de criança", a simples menção de fazer uma consulta com um urologista – no caso dos meninos – ou um ginecologista – caso das meninas – pode se transformar num grande transtorno doméstico. É aí que entra em cena o hebiatra.
O hebiatra é um dos profissionais da área médica que pode ajudar a diminuir a ansiedade dos jovens e esclarecer algumas das muitas dúvidas que surgem nesta fase da vida - que vai dos 10 aos 18 anos. O médico é um pediatra com formação específica para lidar com adolescentes.
A especialidade, apesar de não ser muito conhecida, existe há pelo menos 40 anos, e o nome hebiatria é uma referência à Hebe, deusa da juventude na mitologia grega.
A Associação Médica Brasileira reconheceu a especialidade em 1998.


Música é cultura, música, porém  prioridade é  Educação e Saúde, de olho nas Prefeituras.
Iderval Reginaldo Tenório


Um comentário:

Almira Reuter disse...

Achei interessante esta matéria, pois nunca ouvi falar HEBIATRA, e é interessante, que me lembrei de um fato, meu filho anos atrás, não queria ir mais ao pediatra, pois falava que ele não era mais criança, e foi um problema para eu resolver aquela situação, vou compartilhar pois tenho certeza que muitas pessoas nunca ouviram falar.