quarta-feira, 30 de maio de 2012

TEMPO BOM E TEMPO RUIM

EU VI ESTAS PAISAGENS, EU ME CRIEI NESTE BIOMA,EU CORRI NESTE RESSECADO SOLO,EU SOU FRUTO DESTE ECOSSISTEMA, EU SOU GENUINAMENTE CATINGUEIRO,EU SOU DO GEOPARQUE DO ARARIPE,                                          BODOCÓ,EXU , OURICURI,ARARIPE,JUAZEIRO DO NORTE ,BARBALHA ,MISSÃO VELHA,MILAGRES,CAMPO SALES E  O CRATO.SERRA MACHA MEU IRMÃO ,É CEARÁ,É PERNAMBUCO,É NORDESTE É BRASIL,ESPERO POR DIAS MELHORES,SOU MAIS UM SOBREVIVENTE,SOU UM SUDÊNIO.
 Iderval Reginaldo Tenório

SUDÊNIO-UM PERSONAGEM DO GÊNIO CHICO ,NÃO ENCONTREI O SUDÊNIO,ENTÃO VAI O SEU PRIMO SILVA, SUDÊNIO ERA UM NEURÓTICO DA SECA-       SIMPLÍCIO SUDÊNIO E A SUA MÃE FAZIAM UMA CRÍTICA À SUDENE







                                                                   




                                                                       

Convivendo  com este seco nordeste com mais de 900 cidades sem água ,vem na minha mente as sábias 
palavras do meu  pai  José Miguel da Silva(Alagoano de Palmeira dos Indios),velho agricultor da Serra do Araripe e pioneiro em todos os tipos de progressos da região,do motor de sevar mandioca ao mais moderno automóvel,pois o primeiro motor e o primeiro automóvel a circular foram de sua propriedade,construiu muitas estradas na região, foi um futurista,tanto que educou os seus 10 filhos,mais de uma  centena de sobrinhos e muitos agregados, acreditava no trabalho,na educação e na cultura,conseguiu levar para Juazeiro do Norte quase todos os parentes para estudar sem esquecer a vida dura da agricultura,muitos são comerciantes,médicos,advogados,professores e enfermeiros.José Miguel foi um progressista,um semeador de fartura,foi um homem bom  .

Meu pai  nunca aceitava quando no Jornal Noturno Televisivo  o âncora de cabelos brancos e voz empostada vociferava guturalmente ,eu disse "guturalmente "na telinha- 


___ TEMPO RUIM ,vai chover todo o  sábado e  no domingo neblina até ás 16horas,praia que é bom ,nada .    Noutro dia  :____  TEMPO BOM ,sol durante todo o fim de semana,vai ser um grande dia para  praia. 

Ficava eu e os meus irmãos sem entender  a linguagem, pois ia totalmente de encontro à linguagem do meu pai, aonde Tempo Ruim era quando fazia sol e tempo bom quando chovia ,chovia para armazenar água, para  regar a terra e gerar riquezas para o homem do campo e para a nação na produção dos alimentos. 
Era o que o meu pai dizia,complementava informando que o pais  é constituído  de duas partes :uma parte urbana e  a  outra  rural . 

Cresci com este pensamento e ainda hoje não entendo  como são orientados estes âncoras em pleno 2012, acho  totalmente desinformados ou orientados pelos empregadores,conduzidos e conduzindo a nação ao descaso com as riquezas naturais  mais importantes do país ,que são a agricultura de sub existência e o pequeno criador, os quais  nos longínquos arraiais padecem por serem  puros e tementes a Deus,.sem  acesso a riqueza,aos bancos,aos serviços ,à saúde ,à educação e a nenhum benefício,vivem no esquecimento engrossando a fila dos necessitados ,abandonando as suas propriedades preenchem as pirambeiras nos arredores das metrópoles ou cidades de médio porte. Muitos se tornam  reféns das diversas bolsas de ajuda, muitos não plantam nem o básico e nem criam uma única cabeça de galinha,são guinados a pensar que tudo que acontece é apenas pela vontade de Deus ;e se é por vontade de Deus,quem se arvora a  ser contra..

Outro dia na Serra do Araripe  viajei por mais de 2 horas na caatinga, apenas sol,vento,mormaço,miragem,toco,o cinza dos gravetos e o azul do céu.  Um asno ,um bovino,um equino,um muar,pelo menos um para remédio não encontrei, aliás :de humanos apenas três na estrada e outros enfurnados nos casebres de paredes baixas e porta estreita, três motos,duas bicicletas e muita cachaça.  As maiores rendas,os programas governamentais e a venda do crédito de carbono, três torres para a aferição  e muita indolência.  

No Nordeste amigos,o  tempo continua bom ,sol escaldante,enquanto isso ,o orgulho de produzir a  sobrevivência com as suas próprias mãos,com o seu próprio suor continuam em decadência,diferente da fome,da preguiça, da desordem  e da violência que estão em velada ascendência.
No nordeste  grassa  velozmente   a desertificação e a morte de um bioma antes habitável .

Amigos,enquanto o esturricante sol  continuar como tempo bom na mídia televisiva ,continuarão  morrendo de fome e de sede os animais,as plantas e os homens que clamam , choram e torcem por tempo ruim em busca da vida.

 Que Deus mande de imediato : O TEMPO RUIM.

Iderval  Reginaldo Tenório
Quero a sua opinião







Belchior - Apenas um Rapaz Latino Americano - YouTube

www.youtube.com/watch?v=SLzK1_8jgok7 nov. 2009 - 4 min - Vídeo enviado por jairdadinamarca
Belchior - Apenas um Rapaz Latino Americano. jairdadinamarca. Subscribe ... eu ñ tava nessa ...




Um comentário:

Anônimo disse...

sua visão é fantástica!
Com dizia meu Bisavô vivente das bandas de Bandiassú..lugarejo localizado..na região inclusa no poligno das sêcas.. 100 metros depois do fim do mundo

Quem quiser correr que corra.. quem quem quiser viver que viva.. quem quiser morrer que morra..

Aldo Souza