sábado, 5 de maio de 2012

Um Professor a serviço da literatura-Eurides Dantas

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                             Redação: O texto dissertativo - II

                             A estrutura do texto dissertativo

        Costuma-se dizer que o texto dissertativo apresenta três partes: introdução, desenvolvimento, conclusão. Todavia, essa classificação, na prática, faz surgir dificuldades na elaboração da dissertação. Por isso, atente-se para o texto abaixo, sobre o analfabetismo no Brasil, o qual está separado para efeito de exemplificação:

1.     Introdução - dá a conhecer, para quem lê o texto, o assunto sobre o qual discorrerá. Situa e encaminha o leitor no contexto da discussão. Desperta nele o interesse. Faz com que o leitor perceba, de imediato, a intenção que o texto carrega. Por isso, na introdução, é que se deve conter, de modo especial, a  ideia central. Exemplo:

Não é de hoje que se escuta falar, no Brasil, da corrida contra o analfabetismo. Planos de campanhas de eliminação surgiram ao longo dos anos. Defensores da causa não têm faltado. Isso já demonstra que, no País, existe uma consciência da sua prioridade.

2.     Desenvolvimento - deve fundamentar-se na ideia central expressa na introdução, que é anunciadora do desenvolvimento. Na verdade, pode-se dizer que, no desenvolvimento, manifesta-se o retorno da introdução ampliada ou desdobrada. A ideia central, argumentada contra ou a favor, através de analogias, dados, exemplos gerais, ou seja, todo um arsenal de informações capaz de convencer o leitor do ponto de vista exposto. Exemplo:

        Desde o Império que o problema do analfabetismo constrange a Nação. Encara-se ele como entrave ao progresso social, político e econômico. Se é verdade que, no decorrer do tempo, com o crescimento demográfico, o quadro estatístico do analfabetismo brasileiro vem caindo, contudo ainda permanece muito distante dos apresentados por nações do Primeiro Mundo.

Sinônimo de subdesenvolvimento, o analfabetismoimpede o acesso de milhões de brasileiros ao conhecimento moderno e à participação plena na vida comunitária. Além disso, torna-os incapazes para realizarem progresso em qualquer ordem de atividade, ainda as mais corriqueiras.Vale salientar que, hoje em dia, até um pedreiro ou um sapateiro, por exemplo, precisam saber ler e escrever para adquirir conhecimentos técnicos de sua profissão, ou de sua arte.

3.     Conclusão - a conclusão é o fechamento do texto, como forma de resumo conciso e sucinto. Um balanço de tudo o que foi discutido. Além dessa síntese do conteúdo anterior do texto, deve expor, de modo claro, uma proposta de ação, sem decair para emoções exageradas ou proselitismo religioso ou político.

Apesar das tentativas feitas para erradicar o analfabetismo, ele continua ameaçando o desenvolvimento do Brasil. Vê-se como um desafio a que o povo brasileiro necessita de resolver com urgência. A própria sociedade deve investir sobre ele com o espírito de luta: ou alfabetiza ou perece. Releva-se de maior importância do que distribuir comida aos pobres ou construir obras faraônicas. 

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