sábado, 28 de abril de 2012

História de um Dr Invocado

HISTORIA DE UM DR INVOCADO

Após atender este meu amigo de infância, amigo este que considero irmão,fui tomado de surpresa com esta declaração de confiança e humildade por parte do querido Jorge.
Como servidor,como guardião da saúde de um povo maltratado ,de um povo sofrido e  esquecido ,que não é o caso do Jorge ,que além  de engenheiro,é um  intelectual ,um invejável professor,um exímio pai e  de uma família de peso no Estado do Ceará, na cidade do Juazeiro do Norte, seria egoísmo por minha parte, ficar guardando só para este mortal estas empolgantes palavras.
Amigo Jorge,muito obrigado,fiz apenas o que cabe a um ser humano diante de um mega ser humano,apenas agradeço.Apenas.
                                                      Iderval Reginaldo Tenório


  Jorge Luiz Almeida Marques    e o seu irmão Daniel Walker  Almeida Marques(de azul)
História de um Dr. da medicina, que se transforma em Dr. da poesia.


                                                      Título: DR. INVOCADO!!!

Dr. Iderval é mesmo um doutor diferente... No início foi assim: ele foi ao hotel Íbis em Salvador, me pegou com minha esposa Sandra para mostrar um pouco da cidade de Salvador, depois levou a gente para seu consultório médico, que ele abriu especialmente para nos atender. Comecei então a ver as coisas diferentes, que esse doutor tem: A decoração do seu consultório médico toda invocada com quadros com pensamentos, fotos, desenhos artísticos e uma variedade de peças folclóricas, artesanais, históricas e literárias em fim um verdadeiro acervo de arte e cultura nordestina.


O espanto foi grande, que eu e minha esposa sentimos quando o doutor mandou a gente sentar em duas cadeiras, e ele sentou no birô, colocou uma música nordestina que o som saia num rádio antigo do tempo da vovó, foi bom de mais!!! Por que lembrei dos programas de rádio que eu ouvia antigamente na rádio Araripe de Crato com o locutor Eloi Teles e na rádio progresso de Juazeiro do Norte com o locutor João Sobreira.

Eu já não me sentia doente, nem me lembrava do problema de saúde no meu fígado quando o Dr.Iderval se transformou num poeta nordestino, começou a recitar poesias e contos de literatura de Cordel. A cada poesia que ele lia, algumas até decoradas, eu e Sandra chorávamos de emoção e riamos de alegria ao ver aquela interpretação artística perfeita com sua voz de matuto nordestino, a cada declamação eu sentia voltar ao passado que ele estava me mostrando num cenário, onde sentia a presença de Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Padre Cícero, Lampião, Maria Bonita, Romeiros nordestinos de chapéu de palha, Meu Mano e sua Banda de Pífano, e no fundo do cenário a cidade de Juazeiro do Norte, a Serra do Horto e a Chapada do Araripe. Nunca tive na minha vida um momento saudoso como aquele para me lembrar junto com meu melhor amigo de infância o meu passado tão feliz e inesquecível que desfrutei na cidade de Juazeiro do Norte.

Depois o Dr. da poesia se transformou em Dr. da Medicina, pediu meus exames com relação ao meu problema Gastro Hepático e por fim, fez uma valiosa avaliação médica.



Escrito por Jorge Luiz Almeida Marques.

Para: Dr. Iderval Reginaldo Tenório

3 comentários:

Jorge Sader Filho disse...

Quanta riqueza, meu caro Professor Iderval!
Consultório sem aparentar o tipo de local que entramos assustados, riquezas do nosso nordeste, e um médico capacitado, que agradeço os conselhos sobre diabetes.
Sim, Iderval, vou procurar um médico, sem demora.
Abraço,
Jorge

Artes e escritas disse...

Parabéns doutor pela simpatia. O medico poeta que trata a doença e é amigo do paciente. Se me permitir um pitaco em assunto que não é meu, mas é oportuno: Chocolates Diatt, bolos hué, doce de leite flormel, doce de frutas mandara sem açúcar, pão vick bold light, frutose para caramelizar pudim de leite, bananas e maçãs, paçocas diet, e, the last but the not least como dizem os advogados: monitor pessoal de glicose. Penso que ajudar o próximo a conviver com uma doença é obrigação de quem sabe o quanto o doce faz falta ao paladar. Não precisa publicar, mas deixo a minha contribuição de quem não tem diabetes, mas cuida a quase 20 anos de estudar a melhor maneira do paciente conviver com o problema. Um abraço, Yayá.

Anônimo disse...

Chego ao consultório do Dr.Iderval..para uma consulta lá está êle...sorridente poético..profético...tenho a sensação que é o cara...figura rara nos dias de hoje..a consulta começa ao som de uma boa música..o homem irradia uma energia que contagia..é algo diferente sugiro que conheçam esse homem..não só o médico mas o ser humano por trás da grande figura do excelente profissional que é.
forte abraço.
Aldo Souza.