sábado, 28 de abril de 2012

Efigênia Coutinho



EFIGÊNIA COUTINHO - Nasci em Petrópolis/RJ. Formei-me em Artes, especializei-me em Tapeçaria de TEAR, buscando os seguimentos Indígenas e sua História Natural, tendo participado de várias exposições. Em 1977 fui residir em Florianópolis SC, sendo que em 1999 mudei-me para Balneário Camboriú/SC. A poesia surgiu em minha vida ainda nos sonhos de adolescente, quando menos esperava, lá estava eu com o papel e a caneta na mão, extravasando a minha emoção. Com o passar dos anos, acho que fui me perdendo, esquecendo de como era gostoso embarcar nesta viagem. Não segui carreira ligada ao mundo das letras, e pouco conhecimento tenho de Literatura. Escolhi Artes como profissão, mesmo sem haver retorno financeiro, pois nada se compara aos tesouros da alma. A vida tem sido muito generosa comigo, me deu uma família linda, amigos maravilhosos, reais e virtuais!! Vou seguindo os caminhos que o meu coração ditar.  Pertenço à Academia de Letras do Brasil, como Membro Correspondente da ALB-Mariana, representando o Município de Balneário de Camboriú e à Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) como Membro Acadêmico Correspondente. E sou Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universel Des Ambassadeurs De La Paix - Genèbre/Suisse - France.

                                                                             





Quatro estações
Efigênia Coutinho



Os meus sonhos viajam pelas nuvens
Vai na leveza acariciando horizontes
Alcançando a quietude dos montes
Acompanhando a jornada dos ventos
Entre o sol e a chuva na bagagem
Vivem entre as quatro estações
Sendo todas elas infinitamente belas
Tem a doçura das flores na primavera
O vozeio dos pássaros no verão
No outono nos preparamos para colheita
Para no inverno nos aquecemos na lareira
Deixando tudo tatuado com ternura
No verdor de planíce distante...
Dentro do meu pequeno coração!
Então, venha se aquecer comigo,
Deixa sua pele de cor jambo
Roçar entre a minha cor de neve.
Aqueça meu coração com sua chama.
Perfazendo as quatro estações com Amor!
Balneário Camboriú
Abril/2012







TEMPO


 Efigênia Coutinho 

 

Mesmo quando a vida
transcende o espaço
e o imensurável tempo,
mesmo quando toda dor
 toda saudade nos correm,
ainda assim é possível
sentirmos dentro de nós
a presença constante daqueles
que tanto amamos,
pois os corpos se separam
mas não os nossos corações!
28/04/2012




28/04/2012
 
TEMPO
Ilda Maria Costa Brasil

Em algumas circunstâncias,
ó tempo, poderias ser infinito;
em outras, não existir.
Oh! Como seria fantástico
podermos torná-lo acelerado
ou estático, segundo nossos desejos.
Ao bater forte do coração,
pará-lo e, assim, vivenciarmos
intensamente nossos amores.
Tempo, ó tempo...
 

De ti, quero a cumplicidade
para resgatar o respeito
pelos valores do pluralismo,
da solidariedade e do amor


Acessem o Site da Efigênia e vivam momentos de alegrias e de reflexão.


Efigênia Coutinho - AVSPE

www.avspe.eti.br/efi/efigenia.html
ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS CASTRO ALVES POSSE ACADÊMICA DE MARIA EFIGÊNIA COUTINHO CADEIRA Nº. 21 – MEMBRO ...

Nenhum comentário: