quinta-feira, 19 de abril de 2012

BATALHA DOS GUARARAPES

Mais uma das páginas da História do Brasil em poucas palavras.Os Portugueses,os Indios e os Negros se uniram  e numa batalha sangrenta expulsaram os Holandeses do Estado de Pernambuco.À leitura.
                                                Iderval Reginaldo Tenório


                        19 de abril dia do Exército Brasileiro




                                                                       



Batalha dos Guararapes

Por Tiago Ferreira da Silva
Após romperem com o domínio espanhol sobre seus territórios, os holandeses partiram para a África e América com o objetivo de manterem o monopólio do tráfico negreiro. No Nordeste brasileiro, as Invasões Holandesas eram justificadas pelo interesse em comercializar o açúcar produzido naquela região.
Depois de muita repressão aos nordestinos, em 1648 os holandeses pretendiam conquistar a região do Cabo, noPernambuco, através do Recife. Para chegar até lá, eles teriam que atravessar a Estrada da Batalha, onde ficava o Monte dos Guararapes.
Porém, os colonizadores portugueses queriam manter sua hegemonia no território brasileiro e estavam indignados com as conquistas holandesas. Portanto, formaram uma frente para impedir a passagem do exército comandado por Von Schkoppe.
Nomeados de Patriotas, os insurgentes perceberam as intenções holandesas de explorar o território pernambucano e se anteciparam ao Monte dos Guararapes, através de uma marcha noturna que contava com mais de 2.000 combatentes.
A estratégia foi a seguinte: Francisco Barreto Menezes, comandante dos Patriotas, ordenou que o indígena potiguar Felipe Camarão defendesse o flanco direito com sua tribo, em uma área repleta de matagal. No lado esquerdo, colocou o ex-escravo Henrique Dias com seu agrupamento negro na região do Morro do Oitizeiro. O centro, próximo ao córrego da batalha, estava guarnecido pelo terço dos brancos sob comando de Fernandes Vieira, senhor de engenho português que comandou a infantaria. Na retaguarda, ficava na espreita o terço branco sob as ordens de André Vidal de Negreiros, que facilitava a migração da população sertaneja do Nordeste.
Armada a emboscada, Antônio Dias Cardoso ficou responsável por entrar em contato com os holandeses pela Estrada da Batalha, com mais de 200 homens. Ao confrontá-los, Cardoso atraiu-os até o Boqueirão para chegar próximo ao reforço dos Patriotas. Sem saber do que os esperava, os holandeses iniciaram o ataque lançando um regimento pelo flanco esquerdo. Quando o regimento central avançou, deparou-se com uma quantidade de insurgentes inesperada, batendo de frente contra os terços de Fernandes Vieira e Vidal de Negreiros. O flanco esquerdo foi completamente derrotado pelos índios de Felipe Camarão.

Resistentes, os holandeses tentaram uma investida pelo flanco direito, mas confrontaram com o terço de Henrique Dias. Na tentativa de derrotar os Patriotas, o comandante Van Der Branden desceu até o Morro dos Telégrafos para atraí-los até o Morro da Igreja, mas percebeu que o embate estava perdido quando seu superior Von Schkoppe ordenou retirada total do Recife.
Em fevereiro de 1649 uma nova batalha ocorreu, mas os holandeses foram derrotados pelos Patriotas e aprisionados na cidade de Recife até o ano de 1654. Pela grande insurreiçãonacionalista o dia 19 de abril, data do primeiro confronto entre Patriotas e holandeses, é considerado o dia da origem do Exército Brasileiro.
Fontes:
http://www.cmne.eb.mil.br/guararapes.php

Nenhum comentário: