Dra. Norma Curvelo
Dr.Ilmar Cabral
Dra. Norma Curvelo à esquerda / Dr Luciano Araujo à direita
Herodilio Basilio dos Santos
Dr. Jecé de Freitas Brandão
Dr.Moacir Alfredo Guimarães Filho
Dr.Paulo Roberto Rios De Oliveira( O orador da turma)
50 ANOS DE MEDICINA, UM ATO DE AUTRUISMO E DE ENTREGA PARA A HUMANIDADE
No dia 18 de outubro de 2025, a Casa dos Médicos, o Conselho Regional de Medicina da Bahia, sob a tutela do Presidente Dr Otavio Marambaia dos Santos e do mestre Jorge Raimundo de Cerqueira e Silva, acolheu e recepcionou junto aos Conselheiros, ex-conselheiros e dirigentes das entidades médicas da Bahia mais de 250 personalidades médicas do mais alto quilate.
Eu, Iderval Reginaldo Tenório, estive no evento e não poderia ficar em albis a minha participação. Nesta noite de homenagens, que para este pecador, funcinou apenas como um lembrete, uma vez que todos os dias são dias do Médico.
No evento, imaginei encontrar médicos e médicas idosas, pois são 50 anos de profissão, mais 06 anos de curso em prol da humanidade, sem, nem de longe ferir o código de Ética Médica, porém encontrei jovens ativos, sábios e orgulhosos da profissão.
Fiz uma viagem pelos bastidores de minha formação e lá me deparei com muitos que estenderam as mãos para este eterno aprendiz na Residencia Médica nos grande hospitais de Salvador, precisamente, o Hoaspital das Clinicas, da UFBA, o Hospital Getulio Vargas, hoje HGE, o magnífico Hospital Roberto Santos, a Maternidade Climério de Oliveira e o Couto Maia.
O encontro proporcionou a este mortal muita alegria e orgulho em pertencer aos quadros da Medicina Brasileira e poder abraçar muitos que participaram da minha formação, não poderei citar o nomes de todos, todavia destacarei alguns iluminados. O mais incrível foi ao abraçá-los, os mesmos olhavam para o esposa , esposa, filhos e falavam, este é um colega, também médico e do Ceará.
Dr. Ilmar Cabral, Dr. José Luciano Araujo, Dr.Paulo Rios, Dr José Henrique Amorim, Dra. Professora Helma Pinchemel Cotrim, Dra. Georgina Barbosa, Dra. Licia Oliveira, Dra Vera Lucia Guerreiro Harfush e Dra. Norma Curvelo, Dr.Jecé de Freitas Brandão, Dr.Marco Antonio Cardoso de ALMEIDA, Dr. Guilhardo Fontes Ribeiro, Dr Nilo Leão, Dr. Mário Milton Brito e o Dr. Vital Sampaio Neto, o Dr. José Carlos Santos Silva, meu amigo clinico do peito e o Dr. Roberto Leite Alves, grande obstetra, o exemplar Dr Herodilio Basílio dos Santos e o grande cirurgião geral que fez escola no HOSPITAL GETULIO VARGAS, meu mestre e Professor Dr. Moacir Alfredo Guimarães Filho, conhecido como o incansável bisturi de ouro por todos os residentes e plantonistas .
Cansativo seria nominar todos, porém não poderia deixar de lembrar o grande professor Dr. Otoni Raimundo Costa Filho, neurocirurgião que nos deixou na pandemia COVID19, quando foi acometido do desconhecido virus no ano de 2020. Como seu amigo de grandes jornadas, tanto na área médica como cultural, ao assistir o vídeo do CREMEB com a fotografia do Otoni no telão, veio à minha mente a presença do mestre, a sua voz e o violão de ouro. Tenho certeza que o Dr. Otoni Raimundo Costa Filho estava ali presente do incio ao fim da solenidade. De parabéns o CREMEB, sua diretoria, os conselheiros e todos os dedicados servidores.
Em destaque: Bom dia querido amigo Doutor Iderval.
Amanha
eu e Cícero estaremos presentes, como convidados, em uma comemoração
oferecida pelo CREMEB, de meu irmão , Dr.Carlos Alberto Heitmann de
Abreu, pelos 50 anos de formado. Ele começou a medicar em Almenara,
nossa terra natal , no Vale do Jequitinhonha, depois em Pedra Azul,
também no Vale do Jequitinhonha, depois Campinas , São Paulo, hoje
trabalha em Porto Seguro. O outro meu irmão, Dr.Henrique Frederico
Heitmann de Frederico, que também estaria comemorando os 50 anos de
formado, pois formaram na mesma turma da Faculdade Bahiana de Medicina,
só que por desígnios de Deus, faleceu há 19 anos.
Abraços.
Wanessa Abreu
50 anos de exercicio sem nenhum arranhão à Ética Médica é um ato de dignidade, a todos a minha e a gratidão de todos os humanos assistidos por este verdadeiros heróis e heroínas, espelhos éticos para todos médicos do Brasil, notadamente os mais jovens.
Iderval Reginaldo Tenório
7038
Dr.Moacir Alfredo Guimarães Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário