Em sete minutos. Os direitos do cidadão na saúde brasileira. Projetos de Estado e projetos de Governo.
leia e Escute
Amigos do Dr.Iderval Tenório, é de corar o rosto de um cidadão, o que se vê e o que se escuta dos políticos brasileiros em busca do voto, da implantação de medidas para permanecer ou até se perpetuar no poder. Acontece nas instâncias municipais, estaduais e Federal.
Os titulares do executivo, em busca de confundir ou iludir a população de baixa renda, a mais vulnerável e com o apoio de letrados, utilizam os direitos constitucionais, já conquistados pelo povo, como dádivas de sua vontade e do bom coração, numa manobra espúria de que estão ajudando os menos favorecidos, principalmente as mulheres, as que atuam no trabalho reprodutivo, nos cuidados, no equilíbrio emocional da família e da comunidade.
PREFEITOS, GOVERNADORES E PRESIDENTE ASSIM SE PRONUNCIAM.
O Governo oferecerá tais benefícios, Gratuitamente, no setor da saúde.
Serão 60 mil mamografias, 90 mil ultrassonografias, 60 mil densitometrias ósseas para diagnosticar a osteoporose e 100 mil exames preventivos. Isto mostra claramente que são meras manobras não verídicas, eleitoreiras e interesseiras, pois já são direitos constitucionais das mulheres.
Para uma cidade de 1milhão de habitantes, 50% são mulheres (500 mil), destas, 50% acima de 14 anos, 250 mil. Veja que estes números oferecidos não cobrem nem 10% das necessidades das mulheres.
No Brasil, os gestores utilizam as instituições públicas como os seus mantenedores no Poder, notadamente o SUS.
Eles rasgam a Constituição e impregnam na cabeça do povo que estão fazendo favores, o pior, com o apoio e a anuência de muitos letrados.
A massa continua sendo a massa e agradecida. Mostra a sua gratidão nas ELEIÇÕES, NAS URNAS ELEITORAIS, oferecendo o seu voto, CONSIDERADO O PRIMEIRO PODER DE UMA DEMOCRACIA PLENA.
Permita-me informar que quatro são os poderes.
1º,(...) , o 2º o Executivo, o 3º o Legislativo, o 4º o Judiciário. Quem é o Primeiro(1º)?: O VOTO.
Este é negligenciado, negociado, vilipendiado e usurpado da população carente e dos idólatras políticos pelos poderes subalternos, os outros três.
Os direitos do cidadão, na saúde, incluem acesso universal e gratuito ao Sistema Único de Saúde (SUS), que garante atendimento integral, desde consultas, vacinas, urgência, emergência e tratamentos complexos.
O cidadão tem direito a atendimento humanizado, adequado, efetivo, informações claras sobre sua saúde, tratamento e livre de discriminação.
O SUS é propriedade do cidadão e não dos gestores, que também têm direitos por serem cidadãos.
No SUS nenhum cidadão é mais importante do que outro. Muitos pensam que são, pois possuem canais para burlarem as filas universais, é a famosa carteirada e a vergonhosa falta de cidadania.
AS MARIAS, ANTONIAS, ZABÉS, SEVERINAS, AS LAVADEIRAS, AS DOUTORAS, OS PROFESSORES, OS RICOS E OS NÃO RICOS, OS SULISTAS, NORTISTAS E OS NORDESTINOS, PARA O SUS, NÃO TÊM DIFERENÇAS, SÃO IGUAIS .
Exames garantidos pela Constituição Federal e que já foram antecipadamente pagos pela carga tributária de cada cidadão. Seja pelos impostos de forma direta, a renda e o patrimônio ou indireta, embutidos nos preços de produtos e serviços.
Ao consumir qualquer produto, está patrocinando a Máquina Governamental e tudo que ela faz, o dinheiro é do cidadão.
Exames que o cidadão tem direito constitucional.
Papanicolau:
Tem a função de prevenir o câncer do colo do útero. Deve ser realizado periodicamente, principalmente por mulheres entre 18 e 64anos, como também para as que já iniciaram a vida sexual com menos idade.
Mamografia: Ajuda na detecção precoce do câncer de mama.
O Ministério da Saúde, em recente atualização, ampliou o acesso ao exame para mulheres a partir dos 40 anos. Inclusive sem a necessidade de sintomas. A prioridade é para mulheres de 50 a 69 anos, que devem fazer o exame a cada dois anos.
Densitometria óssea:
Diagnostica a osteoporose. É indicado para mulheres após a menopausa e com mais de 65 anos ou antes disso, caso apresentem fatores de risco: Alterações hormonais, a genética, as condições de saúde e o estilo de vida.
Exames laboratoriais:
Incluem exames de fezes, urina e de sangue, inclusive hormonais.
Ultrassonografia transvaginal:
Permite análise detalhada do sistema reprodutor feminino.
Eletrocardiograma:
Verificação da atividade elétrica do coração, principalmente para mulheres com mais de 50 anos ou com histórico de problemas cardíacos.
Ao perguntar a um cidadão quem paga estes exames , ele responde:
"O GOVERNO"
De imediato lembro que o Governo não paga nada, quem paga é o povo, é o cidadão, o eterno pagador, sãos os seus impostos, lembrem-se que o patrão mor do país é o POVO.
É dever do Governo cumprir a Constituição Federal e garantir os direitos de cada cidadão.
“Numa Democracia plena, o governo tem que escutar o povo e não o povo escutar o governo, não engolir de cima para baixo, sem contestar as demandas vindas dos gestores.
Só depois de bem estudado o assunto e aprovado pelos poderes constituídos e com a anuência do PRIMEIRO PODER, OS DETENTORES DO VOTO, O POVO E VIRAR LEI, todos devem seguir os seus ditames.
" O CONTRÁRIO NÃO É DEMOCRACIA."
Cobrar dos gestores, é obrigação.
É muito importante saber que existem dois tipos de projetos de um governo.
Os de Estado, que são conquistas perenes, aprovadas pelo legislativo. O próximo governo não pode mudar, são pétreas.
Os de Governo, são os da vontade dos que estão no poder. São projetos eleitoreiros e de olhos abertos nas eleições, são iscas para agradar os mais necessitados. São eleitoreiros e podem ser mudados, são voláteis.
Iderval Reginaldo Tenório
Nenhum comentário:
Postar um comentário