Ailton Krenak recebe título Doutor Honoris Causa pela Ufba
Cerimônia aconteceu nesta terça-feira (23), no salão nobre da Reitoria da universidade, em Salvador.
Por g1 BA e TV Bahia

Ailton Krenak recebe o título Doutor Honoris Causa pela UFBA
O líder indígena e escritor Ailton Krenak recebeu, nesta terça-feira (23), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). A cerimônia aconteceu no salão nobre da Reitoria da universidade, em Salvador, por volta das 17h.
A iniciativa foi uma proposta do Instituto de Humanidades de Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). O momento foi acompanhado por alunos e admiradores do escritor e ativista indígena, que lotaram a plateia. Durante o evento, estudantes, entre eles representantes dos povos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, realizaram performances de dança e canto.
Acompanhado da família, Krenak recebeu mais um título que reconhece a importância de sua obra. O título de Doutor Honoris Causa concede prestígio a personalidades que, mesmo fora da academia, contribuíram para as ciências, artes, cultura e impactaram de forma positiva o desenvolvimento da humanidade.
Em entrevista à TV Bahia, Krenak celebrou o novo título, principalmente aqui na Bahia, onde há a segunda maior população indígena do Brasil.
"O Honoris Causa na Universidade Federal da Bahia para uma pessoa que tem a minha biografia é um coroamento de todo o meu trabalho. Eu completo 72 anos agora em setembro cheio de honrarias, eu fico muito feliz", celebrou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/6/lpwJkpT2uMKnSyrj3S8A/ailton-krenak-honoris-causa-ufba.jpg)
Ailton Krenak recebe título Doutor Honoris Causa pela UFBA — Foto: Reprodução/TV Bahia
O reitor da UFBA, Paulo Miguez, também comemorou a entrega do título ao escritor. "Ao entregar o título de Doutor Honoris Causa ao Ailton Krenak nós nos enriquecemos. Trazemos para dentro da universidade um conjunto de saberes que ele representa e expressa. Posso dizer que é um dia de imensa alegria", pontuou.
Ailton Krenak nasceu na etnia Krenak, em 1953, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. O escritor é responsável por obras marcantes como "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo" (2019) e "A Vida Não é Útil" (2020).
Ele é um dos maiores defensores dos direitos indígenas no Brasil e já recebeu os títulos de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião da Honra, na França (2024) e o Prince Klaus, na Holanda (2022).
Em 2023, ele foi eleito como um Imortal da Academia de Letras e também é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília e Juiz de Fora. Em 2021, o líder indígena também recebeu o prêmio Juca Pato de Intelectual.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/n/2pywZYTgeOWhes4fdXvg/ailton-krenak-honoris-causa-ufba-2-.jpg)
Ailton Krenak recebe título Doutor Honoris Causa pela UFBA — Foto: Reprodução/TV Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário