A INSIGNIFICANCIA DESTA CIVILIZAÇÃO , O SER HUMANO E OS SEUS CONFLITOS.
Viajando pelo Futuro.
O HOMEM
I
Diante da grandeza , da imensidão e da infinitude do universo é o ser humano um quase nada. Das suas origens e do seu passado nada sabe de concreto. O que existe documentado sobre as suas raízes é nebuloso e controverso. Dos seus deuses, santos, dogmas e crendices a ciência não explica com propriedades.
Do corpo humano só se conhece a macro anatomia, isto é, a anatomia descritiva e parte da topográfica, quase nada da anatomia microscópica e agora menos ainda com a anatomia nanoscópica e a imunohistoquímica. Do cérebro, dos oceanos e da atmosfera não se sabe nem 10%, do sistema solar menos ainda e do cosmo quase nada.
Afinal quem é este ser humano que da vida nada sabe e pensa que sabe? que não sabe quem é o seu próprio eu e não respeita a individualidade do outro? Quem é este ser que não respeita a sexualidade, a genética, a etnia, os credos religiosos , os costumes e a ancestralidade de cada povo?
Quem é este ser que o instinto é matar, eliminar, desqualificar e diminuir o outro tomando como inimigo ferrenho os que discordam de suas ideias? vide os ditadores de todas as eras, inclusive os líderes atuais das grandes potencias, tudo pela hegemonia econômica , militar, geográfica e tecnológica? Em pauta as fontes energéticas, a inteligência artificial, as armas, tanques, aviões, navios, submarinos e toda a tecnologia em busca do domínio do planeta e colocar os periférico em plena subserviência ?
Quem é este ser que queima desenfreadamente um produto nobre, como o petróleo para mover carros, locomotivas, aviões, navios, tanques, máquinas agrícolas, maquinas de moer cana e mandioca tal qual se queimava a madeira de lei tempos atrás para fazer fogo e desimando a flora , a fauna e as riquezas minerais do planeta?
Quem é este ser que ainda contamina os mananciais aquíferos, os oceanos, os rios, os grandes lagos e o solo com os seus esgotos domésticos, industriais, comerciais, hospitalares, dos curtumes , dos frigoríficos, os seus dejetos e o próprio corpo nas valas comuns, nos cemitérios e em crematórios?
Que ser é este que, como um animal predador carnívoro, abre ainda vivo um caranguejo a espernear de dor, o fratura com a sua força brutal, joga na panela ainda se movendo, se estrebuchando e diz sorridente que é gostoso? Que ser humano é este que joga ainda vivo na água fervente peixes, aves, pequenos animais, camarões, crustáceos e outros seres vivos para depois come-los? Que ser humano é este?
Que ser é este, que a mão que limpa os excrementos dos orifícios naturais, é a mesma mão que utiliza a caneta , aperta o gatilho, ativa uma forca , aciona uma cadeira elétrica ou injeta substancias letais , muitas vezes pelo instinto da maledicência , da maldade ou por obediência aos líderes? principalmente das grandes potências que ficam enclausurados nos longínquos e blindados gabinetes a ditar ordens , a destruir milhões de vidas a sangue frio e a se deleitarem com vinhos , queijos, vitelos e outras iguarias ?
Que ser humano é este?Iderval Reginaldo Tenório
Um comentário:
Um texto bem atual e real. Sábias palavras....
Postar um comentário