CANAL DE SUEZ
Dados Históricos
LIGA O MAR MEDITERRANEO AO MAR VERMELHO
INTERLIGA O MUNDO.
UMA OBRA PARA A HUMANIDADE
LIGA O MAR MEDITERRANEO AO MAR VERMELHO
INTERLIGA O MUNDO.
UMA OBRA PARA A HUMANIDADE
Canal de Suez
Você sabia que o Canal de Suez ...
...
é o mais longo canal do mundo, com
163 quilômetros
de extensão, e sua travessia dura cerca de 15 horas a uma velocidade de
14 km/h
...
tem três lagos em seu percurso e não possui eclusas
...
a sua largura mínima é de
55 metros
...
comporta navios de até
500 metros
de comprimento.
...
o valor médio das taxas pagas por petroleiros é de US$ 70 mil
...
entre 1996 e 1997, o Egito arrecadou, apenas com o pedágio, US$ 1,8 bilhão
O
canal de Suez de inicio com um comprimento de
160 Km
e agora com
195 Km
, com uma largura de
190 m
e uma profundidade de
20 m
, foi escavado no territorio egipcio na altura em que o egipto dependia da
soberania turca.
A
escavação do canal que vai do Porto Saïd à Suez, unindo assim o mar mediterrâneo
com o mar vermelho foi feita por uma companhia privada dirigida por Ferdinand de
Lesseps.
O
acto da concessão do canal de suez segundo as ordens de 30 de Novembro de 1854,
modificada pela ordem de 5 de Janeiro de 1856, estipulava que o canal devia ser
aberto à todas as embarcações de todas as nações sobre o mesmo pé de
igualdade.
Este
principio foi confirmado por duas vezes pela Turquia através das ordens de 19
de Março de 1866 e de 18 de Dezembro de 1873. O então interesse da companhia
foi de admitir todas as embarcações para que o canal fosse atraverssada por um
grande número de navios.
A
concessão do canal que era acordada por 99 anos, deveria normalmente expirar no
fim do ano de 1968, sendo que o canal foi aberto em 17 de Novembro de 1869.
Durante
muito tempo, não havia regulamentação especiale, contudo durante a guerra da
Russia contra Turquia de 1877 e os tumultos do Egipto em
1881, a
questão do canal de suez preocupou e muito os governantes e fez se sentir
rapidamente a necessidade de uma regulamentação convencionale.
Daí
a realização da Convenção de Constantinople em 29 de Outubro de 1888, onde
esteve representados a Turquia, as seis grandes potências da europas, a Espanha
e os Paises Baixos. Esta convenção enunciou três (3) seguintes principios:
a)
Liberdade de navegação comercial em todos os tempos, isto é em tempos de
guerra como em tempos de paz;
b)
Liberdade de passagem para todos os navios de guerra, desde que a passagem se
efectua sem paragem e sem desembarque de tropas ou de materiais militares;
c)
Tornar o canal neutro e que em tempos de guerra, não pode ser nem bloqueado,
nem atacado.
No
computo geral, estes principios foram bem observados, excepto durante a guerra
de 1914. Mas durante a guerra da Russia contra o Japão (1904-1905) duas divisões
navais russas atravessaram sem dificuldades o canal. O mesmo aconteceu com uma
esquadra italiana que atravessou o canal durante a guerra Tripolitana
(1911-1912). Ao longo da primeira guerra mundial, os germano-turcos atacaram o
canal por terra sem sucesso em 3 de Fevereiro de 1915. Quanto às autoridades
Britanicas, eles fecharam o canal aos navios inimigos e exerceram o direito de
visita num raio de
3 milhas
à volta do canal para se assegurar que os navios que penetravam no canal não
transportavam artigos susceptivel de estragar o canal.
O
regime de 1888, foi reposta em vigor pelos tratados de Versailles (art. 152 e
282) e o de Lausanne (art. 99)
Fonte: www.africamania.com.pt
Canal de Suez
Estendendo-se
da cidade de Suez, ao sul, até Port Said, ao norte, o Canal de Suez ("Qanat
as-Suways", em árabe) liga o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez e ao Mar
Vermelho, permitindo uma via navegável até o Oceano Índico. O comprimento do
Canal é de
163 km
e atravessa quatro lagos: Manzala, Timsah, Grande Bitter e Pequeno Bitter. Após
as reformas de 1963, passou a ter largura mínima de 55m e 12m de profundidade mínima.
O Canal, também, separa os continentes da África e Ásia.
O
Canal de Suez foi construído sob a direção do francês Ferdinand de Lesseps e
inaugurado em 1869.
Fonte:
www.egito-turismo.com
O
Canal de Suez (árabe, Qana al-Suways) é um canal longo de
163 km
que liga Port-Saïd, porto egípcio no Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar
Vermelho.
Ele
permite às embarcações irem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África
pelo cabo da Boa Esperança. Antes da sua construção, as mercadorias tinham
que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
História
Antigüidade
Possivelmente
no começo da XII Dinastia o faraó Senuseret III (
1878 a
.C. -
1839 a
.C.) deve ter construído um canal oeste-leste escavado através do Wadi Tumilat,
unindo o Rio Nilo ao Mar Vermelho, para o comércio direto com Punt. Evidências
indicam sua existência pelo menos no século XIII a.C. durante o reinado de
Ramsés II (ver [1], [2], [3], [4] inglês, [5], em espanhol). Mais tarde entrou
em decadência, e de acordo com a História do historiador grego Heródoto, o
canal foi re-escavado por volta de
600 a
.C. por Necho II, embora Necho II não tenha completado seu projeto..
Foto de satélite do Canal de Suez, cortesia NASA.
O
canal foi finalmente completado em cerca de
500 a
.C. pelo rei Dario I, o conquistador persa do Egito. Dario comemorou seu feito
com inúmeras estelas de granito que ele ergue às margens do Nilo, incluindo
uma próximo a Kabret, a
130 km
de Suez, onde se lê:
Diz
o rei Dario: Eu sou um persa. Partindo da Pérsia, conquistei o Egito. Eu
ordenei que esse canal fosse escavado a partir do rio chamado Nilo que corre no
Egito, até o mar que começa na Pérsia. Quando o canal foi escavado como eu
ordenei, navios vieram do Egito através deste canal para a Pérsia, como era a
minha intenção.
O canal foi novamente restaurado por Ptolomeu II Filadelfo por volta de 250 a .C. Nos 1000 anos seguintes ele será sucessivamente modificado, destruído, e reconstruído, até ser totalmente abandonado no século VIII pelo califa abássida Al-Mansur.
O moderno Canal de Suez
Navio ancorado em El Ballah.
Ferdinand de Lesseps, construtor do canal.
A
companhia Suez de Ferdinand de Lesseps construiu o canal entre 1859 e 1869. No
final dos trabalhos, o Egito e a França eram os proprietários do canal.
Estima-se
que 1,5 milhões de egípcios tenham participado da construção do canal e que
125 000 morreram, principalmente da cólera.
Em
17 de fevereiro de 1867, o primeiro navio atravessou o canal, mas a inauguração
oficial foi em 17 de novembro de 1869. O imperador Napoleão III estava
presente, e foi a première da ópera Aida. Também presente como jornalista
convidado, o escritor português Eça de Queiroz escreveu uma reportagem para o
Diário de Notícias de Lisboa.
A
dívida externa do Egito obrigou o país a vender sua parte do canal ao Reino
Unido, que garantia assim sua rota para as Índias. Essa compra, conduzida pelo
primeiro-ministro Disraeli, foi financiada por um empréstimo do banco Rotschild.
As tropas britânicas instalaram-se às margens do canal para protegê-lo em
1882.
Mais
tarde, durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos negociaram o Acordo
Sykes-Picot, que dividia o Oriente Médio de modo a afastar a influência
francesa do canal.
Em
26 de julho de 1956, Nasser nacionaliza a companhia do canal com o intuito de
financiar a construção da Barragem de Assuã, após a recusa dos Estados
Unidos de fornecer os fundos necessários. Em represália, os bens egípcios
foram gelados e a ajuda alimentar suprimida. Os principais acionários do canal
eram, então, os britânicos e os franceses. Além disso, Nasser denuncia a
presença colonial do Reino Unido no Oriente Médio e apóia os nacionalistas na
Guerra da Argélia. O Reino Unido, a França e Israel se lançam então numa
operação militar, batizada operação mosqueteiro, em 29 de outubro de
1956. A
Crise do canal de Suez durou uma semana. A Nações Unidas confirmaram a
legitimidade egípcia e condenaram a expedição franco-israelo-britânica com
uma resolução.
Após
a Guerra dos Seis Dias de 1967, o canal permaneceu fechado até 1975, com uma
força de manutenção da paz da ONU (da qual foi partícipe o Exército
Brasileiro) permanecendo lá estacionada até 1974.
Características
O
canal não possui eclusas, pois todo o trajeto está ao nível do mar,
contrariamente ao canal do Panamá. Seu traçado apóia-se em três planos d'água,
os lagos Manzala, Timsah e Amer.
O
canal permite a passagem de navios de
15 m
de quilha submersa, mas trabalhos são previstos a fim de permitir a passagem
de supertankers com até
22 m
até 2010. Atualmente, esses enormes navios devem descarregar uma parte da
carga em um barco pertencendo ao canal para poderem atravessar o canal.
A
largura média do canal é de
365 metros
, dos quais
190 m
são navegáveis. Inicialmente, esses dois valores eram de 52 e
44 m
. Situados dos dois lados do canal, os canais de derivação levam a largura
total da obra a
195 km
.
Aproximadamente
15000 navios por ano atravessam o canal, representando 14% do transporte mundial
de mercadorias. Uma travessia demora de
11 a
16 horas.
Zona do Canal de Suez
25
de abril 1859 - início da construção do canal.
16
de novembro de 1869 - o Canal de Suez é aberto; operado e pertencente à
Companhia do Canal de Suez (Compagnie Universelle du Canal Maritime de Suez).
25
de novembro de 1875 - o Reino Unido torna-se acionista majoritário do Canal de
Suez (172 602 ações de um total de 400 000 ações ordinárias).
25
de agosto de 1882 - os britânicos tomam o controle do canal.
14
de novembro de 1936 - a Zona do Canal de Suez é estabelecida, sob controle britânico.
13
de junho de 1956 - a Zona do Canal de Suez é devolvida ao Egito.
26
de julho de 1956 - o Egito nacionaliza o Canal de Suez.
5
de novembro de 1956 - 22 de novembro de 1956 - forças francesas, britânicas e
israelenses ocupam a Zona do Canal de Suez.
22
de dezembro de 1956 - o canal é novamente devolvido ao Egito.
10
de abril de 1957 - o canal é reaberto.
5
de junho de 1967 - 5 de junho de 1975 - o canal é fechado e bloqueado pelo
Egito.
Presidentes do Canal de Suez:
1855
- 07/12/1894 - Ferdinand Marie, visconde de Lesseps.
17/12/1892 - 17/07/1896 - Jules Guichard (atuando por de Lesseps até 7/12/1894).
03/08/1896 - 1913 - Auguste Louis Albéric, príncipe de Arenberg.
19/05/1913 - 1927 - Charles Jonnart
04/04/1927 - 01/03/1948 - Louis de Vogüé
04/04/1948 - 26/07/1956 - François Charles-Roux
17/12/1892 - 17/07/1896 - Jules Guichard (atuando por de Lesseps até 7/12/1894).
03/08/1896 - 1913 - Auguste Louis Albéric, príncipe de Arenberg.
19/05/1913 - 1927 - Charles Jonnart
04/04/1927 - 01/03/1948 - Louis de Vogüé
04/04/1948 - 26/07/1956 - François Charles-Roux
Vices-Cônsules britânicos em Port Suez :
1922
- 1924 - G.E.A.C. Monck-Mason
1924 - 1925 - G.C. Pierides (interino)
1925 - 1926 - Thomas Cecil Rapp
1926 - 1927 - Abbas Barry (interino)
1927 - 1931 - E.H.L. Hadwen (interino até 1930)
1931 - 1934 - A.N. Williamson-Napier
1934 - 1936 - H.M. Eyres
1936 - 1940 - D.J.M. Irving
1940 - 1941 - R.G. Dundas
1924 - 1925 - G.C. Pierides (interino)
1925 - 1926 - Thomas Cecil Rapp
1926 - 1927 - Abbas Barry (interino)
1927 - 1931 - E.H.L. Hadwen (interino até 1930)
1931 - 1934 - A.N. Williamson-Napier
1934 - 1936 - H.M. Eyres
1936 - 1940 - D.J.M. Irving
1940 - 1941 - R.G. Dundas
Cônsules:
1941
- 1942 - R.G. Dundas
1942 - 1944 - H.G. Jakins
1944 - 1946 - W.B.C.W. Forester
1946 - 1947 - Frederick Herbert Gamble
1947 - 1948 - E.M.M. Brett (interino)
1948 - 1954 - C.H. Page
1954 - 1955 - F.J. Pelly
1955 - 1956 - J.A.D. Stewart-Robinson (interino)
1956 - J.Y. Mulvenny
1942 - 1944 - H.G. Jakins
1944 - 1946 - W.B.C.W. Forester
1946 - 1947 - Frederick Herbert Gamble
1947 - 1948 - E.M.M. Brett (interino)
1948 - 1954 - C.H. Page
1954 - 1955 - F.J. Pelly
1955 - 1956 - J.A.D. Stewart-Robinson (interino)
1956 - J.Y. Mulvenny
Governadores da Zona do Canal de Suez:
14/11/1936 - 24/07/1939 - ...
24/07/1939 - 07/05/1941 - Sir Archibald Wavell
07/05/1941 - 07/08/1942 - Sir Claude John Eyre Auchinleck
07/08/1942 - 19/02/1943 - Harold Rupert Leofric George Alexander
19/02/1943 - 06/01/1944 - Henry Maitland Wilson
06/01/1944 - jun/1946 - Sir Bernard Charles Tolver Paget
jun/1946 - jun/1947 - Miles Christopher Dempsey
jun/1947 - 25/07/1950 - Sir John Tredinnick Crocker
25/07/1950 - abr/1953 - Sir Brian Hubert Robertson
abr/1953 - 28/09/1953 - Sir Cameron Gordon Graham Nicholson
28/09/1953 - 13/06/1956 - Sir Charles Frederic Keightley
24/07/1939 - 07/05/1941 - Sir Archibald Wavell
07/05/1941 - 07/08/1942 - Sir Claude John Eyre Auchinleck
07/08/1942 - 19/02/1943 - Harold Rupert Leofric George Alexander
19/02/1943 - 06/01/1944 - Henry Maitland Wilson
06/01/1944 - jun/1946 - Sir Bernard Charles Tolver Paget
jun/1946 - jun/1947 - Miles Christopher Dempsey
jun/1947 - 25/07/1950 - Sir John Tredinnick Crocker
25/07/1950 - abr/1953 - Sir Brian Hubert Robertson
abr/1953 - 28/09/1953 - Sir Cameron Gordon Graham Nicholson
28/09/1953 - 13/06/1956 - Sir Charles Frederic Keightley
Comandante Aliado Supremo:
05/11/1956
- 22/12/1956 - Sir Charles Frederic Keightley
Fonte: pt.wikipedia.org
Canal de Suez
Mais
de 1,5 milhão de trabalhadores participaram das obras.
Elas iniciaram em 1859 e terminaram dez anos mais tarde
com um custo de 17 milhões de libras esterlinas.
A construção de um canal que ligasse os mares Mediterrâneo e Vermelho através do istmo de Suez, no Egito, era um plano muito antigo. Os romanos já usavam a região para a passagem de pequenas embarcações e a chamavam de "Canal dos Faraós". Os defensores do projeto argumentavam que o canal diminuiría a distância entre a Europa e o sul da Ásia. Os navios que partiam do Mar Mediterrâneo não precisariam mais circundar a África e contornar o cabo da Boa Esperança para atingir os Oceanos Índico e Pacífico.
O
projeto de construção do canal foi coordenado pelo engenheiro e diplomata
francês Ferdinand de Lesseps, que adquiriu do paxá Said os direitos de
abertura e exploração pelo período de 99 anos. Para isso ele montou uma
empresa, a Companhia Universal do Canal Marítimo de Suez, que teve como
principais acionistas França e Reino Unido.
Mais
de 1,5 milhão de trabalhadores participaram das obras. Elas iniciaram em 1859 e
terminaram dez anos mais tarde com um custo de 17 milhões de libras esterlinas.
A construção do Canal de Suez foi favorecida pelas condições naturais da
região: a pequena distância entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho, a ocorrência
de uma linha de lagos de Norte a sul (Manzala, Timsah e Amargos), o nível baixo
e a natureza arenosa dos terrenos. Para a inauguração, no dia 17 de novembro
de 1869, o italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) compõe a ópera Aída.
A disputa pelo canal
Em
1888, a
Convenção de Constantinopla definiu que o Canal de Suez deveria servir a
embarcações de todos os países mesmo em tempos de guerra. Inglaterra e Egito
assinaram, em 1936, um acordo que assegurava a presença militar do Reino Unido
na região do canal por um período de 20 anos.
Com
a retirada das tropas inglesas, em 1956, o presidente egípcio Gamal Nasser
iniciou um conflito ao nacionalizar o canal e impedir a passagem de navios com a
bandeira de Israel. Neste mesmo ano, com o auxílio do Reino Unido e da França,
o exército israelense invadiu o Egito. Derrotado, mas contando com o apoio da
ONU, dos EUA e da União Soviética, o Egito garantiu o controle sobre o canal.
O preço do apoio foi a abertura do canal para a navegação internacional.
Em
1967, com a Guerra dos Seis Dias (conflito entre Israel e a frente árabe,
formada por Egito, Jordânia e Síria), a passagem é novamente fechada. A
partir de 1975 o Canal de Suez é reaberto para todas as nações do mundo.
-
De: "Theodoro da Silva Junior"
Data: Tue, 06 Jan 2009 15:35:06 -0300
Assunto: CANAL DE SUEZ - ATUALIZAÇÃO DE DADOS HISTÓRICOS
15 de jun de 2008 - Vídeo enviado por calulinho
João Nogueira canta "Das 200 pra lá" no programa "Sambão" (apresentado por Elizeth Cardoso) da TV ...
13 de nov de 2010 - Vídeo enviado por Alves Junior Oficial Siga Me
Curta Nossa Fan Page Clique No link https://www.facebook.com/alvisjuniorr... Eliana Leite da Silva ...
19 de mar de 2011 - Vídeo enviado por Vangodias
ALBUM: ELIANA PITTMAN SHOW (1971) ODEON.
17 de jan de 2012 - Vídeo enviado por Musicbr2
Sucesso na voz de Eliana Pittman "Esse Mar é Meu" de João Nogueira.
18 de jun de 2019 - Vídeo enviado por Sr. Brasil
Rolando Boldrin recebe, no Sr. Brasil, a cantora Eliana Pittman apresentando as músicas “Gamei” e “Esse Mar ...
16 de set de 2009 - Vídeo enviado por Alves Junior Oficial Siga Me
Eliana Pittman - Esse Mar É Meu (música para ouvir com letra), salve a música na sua playlist e escute ...
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